Kombina: arte para todos
Projeto itinerante disponibiliza instalações de arte, minimuseu e livraria
“Todo o ser tem dentro de si uma criança, independentemente da idade. Esse é o nosso público”, afirma a escritora e idealizadora do Projeto Kombina, Chris Dias. Ao ser questionada sobre qual era o público-alvo da iniciativa, a resposta foi direta: proporcionar a pessoas de diferentes lugares o conceito de arte, leitura, dança, teatro, música, cinema e artes visuais.
“A Kombina conta com 11 ilhas de interação, onde os protagonistas são os visitantes. Nada acontece sem a ação de quem chega para brincar. Esse é o principal conceito que embasa nosso trabalho. Acreditamos que o sujeito que experimenta a liberdade por um só momento buscará esse sentimento para sempre. Esse é o nosso maior incentivo”, declara Chris.
Hoje, o projeto conta com três peruas Kombi, que, quando não estão circulando, ficam guardadas na garagem da Kombina em Porto Alegre. No local, também são construídos os materiais para atender as demandas de diferentes cidades do Estado. Segundo Chris, eles já percorreram mais de 200 municípios gaúchos, além de realizar uma caravana para o Uruguai.
“Foi revolucionário para a minha formação. Descobri que brincar aciona o botão para o desfrute da arte”, diz Chris Dias
Nos dias 12 e 13 de outubro, o projeto participou do 1° Festival de Teatro para Crianças, que ocorreu em frente ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre. “Oferecemos um espaço onde os visitantes puderam conhecer e experimentar o universo de Carlos Urbim, seus livros e objetos. Houve rodas de conversa para quem quisesse conhecer novas histórias e materiais de arte e objetos de brincar à disposição do público”, destaca Chris.
Além dessas atividades, o Projeto Kombina inaugurou sua livraria durante o evento. O objetivo é levar as histórias para dentro das casas das pessoas. A livraria se somou ao minimuseu de arte, além de instalações artísticas. O projeto também conta com a sua própria trilha sonora.
Projetos da Kombina
A Kombina, que foi o primeiro projeto de Chris, hoje conta com outras atividades para aproximar as pessoas da arte literária. O Parangolé, por exemplo, tem como objetivo apresentar aos professores formas de construir espaços semelhantes ao do projeto nas escolas. “São oficinas que discutem conceitos e facilitam a preparação de materiais”, afirma Chris. Já o Desfoka é um projeto que leva contos, histórias, vivências literárias, peças de teatro envolvendo livros e oficinas de arte para pessoas de todas as idades.
Serviço
Você pode visitar o Projeto Kombina na Rua Barros Cassal, 689, loja 03, Bairro Floresta, Porto Alegre. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30. Para atividades em outras cidades, entre em contato através do e-mail — contato@projetokombina.com.br — ou telefone: (51) 3249–6495 e (51) 98156–6869.