Porto Alegre receberá cinco jogos da Copa América

Neymar, Messi e Suárez estão entre os grandes nomes que desembarcarão na capital a partir de 14 de junho

Rafael Passos
Redação Beta
5 min readMay 6, 2019

--

Copa América Brasil 2019 inicia no dia 14 de junho (Foto: Gaspar Nóbrega)

O Comitê Organizador da Copa América está em contagem regressiva para o torneio. A partir desta segunda-feira, dia 6, faltam 38 dias para a bola rolar na 46ª edição da competição e a quinta disputada em solo brasileiro (1919, 1922, 1949, 1989, 2019). A Copa América ocorre entre 14 de junho e 7 de julho, com jogos em cinco cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além das dez seleções afiliadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Japão e Catar foram convidados para o torneio.

Na capital do Rio Grande dos Sul, a Arena sediará três jogos na primeira fase. Além disso, já é possível projetar as seleções que poderão jogar em Porto Alegre nas quartas-de-final e também na semifinal.

Arena do Grêmio sediará a Copa América 2019 (Foto: Rafael Passos/Beta Redação)

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa América Brasil 2019 (COL), o planejamento está dentro do cronograma e trabalha para estabelecer um novo padrão de excelência para o evento, com estrutura enxuta e eficiente no uso dos recursos 100% privados. Quanto à venda de ingressos, o COL informa que está disponível um penúltimo lote de entradas para público pelo site oficial copaamerica.com. Ao todo, 400 mil bilhetes foram vendidos para um total de 99 países.

Para a escolha das cinco cidades-sede, uma das premissas foi considerar a distância entre elas com o intuito de preservar a recuperação física dos atletas em deslocamento. Também foi levado em conta o fato de o estádio ter ou não uma equipe com operação regular para partidas de futebol e outros eventos, como shows.

O processo de escolha dos estádios foi iniciado em fevereiro de 2018. Desde então, foram realizadas inúmeras vistorias e análises técnicas com o objetivo de tirar dúvidas e aprimorar o entendimento sobre a operação de cada instalação. Ao fim do processo, houve uma combinação entre as arenas usadas na Copa do Mundo de 2014 e outros estádios que ainda não participaram de grandes eventos realizados no Brasil.

Quanto às ações de marketing feitas na capital gaúcha, o Comitê Organizador confirma que serão realizadas atividades de interação com o torcedor. Essas ações, no entanto, serão anunciadas pelos patrocinadores em momento oportuno.

A Seleção Brasileira, anfitriã da competição, está no grupo A ao lado da Bolívia, Venezuela e Peru. A estreia tupiniquim será no dia 14 de junho, diante da Bolívia, no Morumbi, em São Paulo.

Confira as chaves

Jogos em Porto Alegre

23/6, domingo, 16h

Catar x Argentina

A seleção da Argentina já conquistou a Copa América 14 vezes e é a segunda maior campeã. A principal dúvida do técnico Lionel Scaloni recai sobre o craque Lionel Messi, que ainda não decidiu se disputará a Copa América.

Na Copa do Mundo de 2014, a Albiceleste passou por Porto Alegre quando venceu a Nigéria por 3 a 2 no estádio Beira-Rio. Os hermanos jogarão na Arena do Grêmio em 23 de junho, contra o Catar, país convidado pela Conmebol que sediará a Copa do Mundo em 2022.

Os anfitriões do próximo mundial chegam à Copa América após a conquista inédita da Copa da Ásia. A equipe catariana é treinada pelo espanhol Félix Sánchez Bas. Até o início da década, a seleção do Catar possuía apenas dois títulos internacionais: o bicampeonato da Copa do Golfo, em 1992 e 2004. Nos últimos cinco anos, o país já venceu mais uma Copa do Golfo e um Campeonato do Oriente Médio (ambos em 2014).

O periodista da Rádio Lared e da ESPN, da Argentina, Gustavo Yarroch, falou para a Beta Redação sobre a preparação para a Copa América.

20/6, quinta-feira, 20h

Uruguai x Japão

No Uruguai, 15 vezes e maior campeão, a esperança de título está nos atacantes Luis Suárez, do Barcelona, e Cavani, do Paris Saint-Germain. A seleção de Óscar Tabárez, campeã da Copa América em 2011, tentará conquistar seu segundo título na competição nesta década. A Celeste passará por Porto Alegre no dia 20 de junho, contra o Japão, o outro país convidado.

Vice-campeão da Copa da Ásia, o Japão vem ao Brasil com time renovado. Desde o fim da Copa do Mundo, quando caiu nas oitavas-de-final para a Bélgica, os Samurais Azuis reformularam sua seleção. Alguns jogadores se aposentaram da seleção e vários outros não foram mais convocados. O técnico também mudou: saiu Akira Nishino e assumiu Hajime Moriyasu.

15/6, sábado, 16h

Venezuela x Peru

A seleção do Peru é treinada pelo argentino Ricardo Gareca. Uma das realizações mais recentes desta seleção foi a classificação para a Copa do Mundo da FIFA, realizada na Rússia, em 2018, torneio para o qual o time não se classificava há 36 anos. Os peruanos têm nomes conhecidos no futebol brasileiro, como Christian Cueva, Miguel Trauco e, principalmente, Paolo Guerrero. Este último é o maior artilheiro da história da equipe, totalizando 37 gols, sendo o goleador de duas edições da Copa América (2011 e 2015).

O Peru, que está no grupo A do torneio, estreará na Copa América contra a Venezuela, em 15 de junho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

A Venezuela é uma das duas equipes da CONMEBOL que nunca conquistou a Copa América; a outra é o Equador. No entanto, ‘La Vinotinto’, apelidada pela cor do seu uniforme titular, mostra uma evolução em seu futebol a partir do ano 2000, agregando técnica e organização. Não é por acaso que, em 2017, a equipe venezuelana Sub-20 terminou em segundo lugar na Copa do Mundo da categoria, disputado na Coréia do Sul.

Em 2007, o país foi a sede da Copa América, terminando em sexto lugar. Seu melhor resultado no torneio foi a quarta posição alcançada na edição de 2011, na Argentina.

Treinada pelo ex-goleiro da seleção, Rafael Dudamel, a equipe venezuelana aposta em nomes que atuam em grandes competições internacionais, como Salomón Rondón (Newcastle United da Inglaterra), Darwin Machís (Cádiz da Espanha)e Tomás Rincón (Torino da Itália).

A Venezuela, que está no Grupo B do torneio, estreará na Copa América contra o Peru, no dia 15 de junho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Quartas-de-final

27/6, quinta-feira, 21h30min

Caso o Brasil confirme o primeiro lugar no grupo A jogará as quartas-de-final na Arena, em Porto Alegre. O rival, neste caso, será um dos terceiros melhores colocados dos grupos B ou C.

Semifinal

3/7, quarta-feira, 21h30min

A despedida da Copa América de Porto Alegre pode ser com um clássico entre Argentina e Uruguai. Para que isso ocorra, basta que as duas seleções se classifiquem em primeiro lugar nos seus grupos e eliminem os adversários nas quartas-de-final.

Grupos

--

--