Lajeado: Restauro da Casa de Cultura é plano para mandato renovado

Apesar de não constarem no plano de governo do reeleito Marcelo Caumo (PP), algumas propostas para a área cultural já estão definidas no Executivo

Murilo Dannenberg
Redação Beta
2 min readNov 28, 2020

--

Reestruturação da Casa de Cultura é um dos focos para o próximo ano em Lajeado (Crédito da foto: Prefeitura de Lajeado/Pietra Darde)

Para conhecer mais de perto os planos para a cultura em Lajeado, no Vale do Taquari, a Beta Redação conversou com o atual secretário de Cultura, Esportes e Lazer do Município, Carlos Rodrigo Reckziegel, que deve ser mantido no segundo mandato do prefeito reeleito Marcelo Caumo (PP). O plano de governo disponibilizado ao TSE, contudo, não traz nenhuma proposta específica para a área.

Segundo Reckziegel, os esforços de sua pasta a partir de 2021 estarão voltados para a estruturação cultural da cidade. Isso vem na sequência da aprovação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), em 2020, que cria o Fundo Municipal de Cultura e determina que o Conselho Municipal de Cultura terá a representação de 10 setoriais de atuação na cidade.

Este SMC permite que seja buscado, através do Fundo, recursos do orçamento do município ou de outras fontes, como Estado e governo federal. Esses recursos podem ser alocados na criação de editais, além de promover a produção cultural, através de projetos. Também está previsto um projeto de restauro da Casa de Cultura da cidade, que é um prédio centenário. Esse prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Segundo Reckziegel, após a conclusão do projeto de reforma do prédio, será formulado um projeto para obtenção de recursos para custear a obra. Há também a pretensão de criar a Associação dos Amigos da Casa de Cultura, para que possa ser um braço da Secretaria de Cultura e auxiliar a fomentar ações e atividades pelo município.

Também está prevista uma maior integração da Secretaria com entidades culturais, visando projetos conjuntos, além de uma maior integração da pasta com a Secretaria de Educação, visando trabalhar a cultura junto às escolas.

Manutenção de eventos como o Natal no Coração, é a prioridade para o calendário cultural de Lajeado em 2021. (Foto: Prefeitura de Lajeado/Francini Ledur)

Por fim, há o objetivo de manter e voltar a realizar os eventos municipais, com destaque para: São João no Parque, Semana Farroupilha, Feira do Livro de Lajeado e o Natal no Coração, evento de encerramento do ano.

--

--

Murilo Dannenberg
Redação Beta

Jornalista. Curioso sobre como as coisas funcionam, com ideias de porque vemos o mundo tal como o percebemos e o que o futuro nos reserva.