Entrada do Luau Big Moon já evidencia que é um evento com ares de praia. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

Luau agita baixa temporada em Capão da Canoa

Evento reuniu mais de 4 mil pessoas, segundo organizadores

Júlia Klaus Bozzetto
Redação Beta
Published in
5 min readApr 10, 2018

--

Em um clima ameno, incomum para o mês de abril, pessoas em busca de entretenimento, crianças correndo para lá e para cá, casais apaixonados contemplando a lua e famílias se divertindo era o que podíamos observar no Luau Big Moon — Alegria em Dobro. O evento movimentou o último final de semana, na Praça Jardim Beira-Mar, em Capão da Canoa.

A 11ª edição reuniu oito bandas e artistas solo de estilos musicais diversos, que fizeram a alegria do público tocando desde canções autorais a covers nacionais e internacionais. Além de ser um evento cultural, buscava arrecadar alimentos e agasalhos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Clube de Mães do Jardim Beira-Mar e Forno Comunitário Padre Assunta. A entrada era um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa.

Fruto de uma reunião de amigos à beira-mar, o Luau Big Moon foi ganhando espaço e destaque e, hoje, é considerado um evento de grande porte, que anima a baixa temporada de Capão da Canoa. “Esse ano tivemos um apoio maior da prefeitura e conseguimos montar uma estrutura mais qualificada para os artistas e o público. Além dos shows, temos praça de alimentação, exposição de artesanato e brinquedos para a criançada”, contou o idealizador Gustavo Goulart.

Sábado 07/04

Sob um céu estrelado acompanhado de uma bela Lua minguante, a primeira noite do Luau Big Moon presenteou o público com shows eletrizantes. A Banda Palla abriu os trabalhos trazendo ao palco covers internacionais e canções autorais. Segundo o vocalista da banda, João Serati, essa é a quarta vez que se apresentam no luau. “Somos músicos melhores por estarmos aqui”, disse.

Banda Palla abriu a primeira noite. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

A plateia estava um pouco tímida, mas ao som de Sociedade Alternativa, sucesso de Raul Seixas, arriscaram cantar à capela e foram se soltando aos poucos. Ao término da primeira apresentação, o público começou a se multiplicar e tomar conta de todos os cantos da praça, dispostos próximo ao palco, em pé ou em cadeiras, na área de alimentação ou acomodados em cangas no chão, no clássico estilo luau.

Entre os apaixonados estavam Bianca Acosta e Rafael Santos. O casal apreciava a Lua e trocava beijos ao som das melodias. “É a primeira vez que participamos do luau. Estamos gostando muito, pois é um evento bem social e que promove uma troca cultural saudável”, relatou Bianca.

O segundo show da noite foi comandado pela banda Santeria, que logo na largada incendiou os presentes com um hit da banda Kiss, seguido de Malandragem, música consagrada na voz da saudosa Cássia Eller. O clima esquentou e a galera começou a vibrar fortemente a cada toque de guitarra.

Segundo show de sábado comandado pela Banda Santeria. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

Por volta das 23h, a banda Mérito subiu ao palco e iniciou seu número fazendo uma brincadeira com a plateia. O gaiteiro da banda puxou um toque de gaita, dando a entender que tocariam vanerão, porém o estilo deles era mesmo o rock. Tudo não passou de uma pegadinha, que divertiu os presentes. Covers internacionais e grandes sucessos do rock gaúcho fizeram o povo tirar o pé do chão.

Banda Mérito incendiou o público. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

Junto à apresentação da banda, o rapper Zureia do Beco 13 foi chamado para fazer um som. Seu rap, na vibe de Sabotage, veio carregado de crítica social e reflexão, prendendo a atenção de todos. Agora, a galera curtiu mesmo Cachorro Louco, sucesso da TNT, na voz do vocalista da Mérito, Lucas Gomes. Do início ao fim a música foi acompanhada por palmas. Nessa altura da noite o público era predominantemente de jovens apreciadores de rock and roll.

Os anfitriões da festa, a Banda 3 Arts de Gustavo Goulart, apresentaram sua primeira música às 00h10 da madrugada de domingo (8). Ao toque envolvente do ritmo brasileiro, interpretaram Eu sou o Samba, de Seu Jorge. Seguiram tocando grandes sucessos nacionais e, claro, o bom e velho ritmo praiano, o reggae. A banda foi super aplaudida. Logo após, a Banda Plenna encerrou a noite.

Anfitriões da Banda 3 Arts foram os penúltimos a se apresentar. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

Domingo 08/04

A segunda noite iniciou com poucas pessoas e as atrações tardaram a subir ao palco. Quando o luau ganhou corpo, pouco depois das 19h, o músico instrumentista Moises Peres Ramos começou a tocar. Hey Joe, de Jimi Hendrix, foi a melodia escolhida pelo artista e interpretada com maestria no violão. Aplausos soaram forte pela praça. e a apresentação seguiu com sucessos da música brasileira e internacional.

Na sequência, a cantora Tilika Luz foi convidada a participar do número. Ela cantarolou músicas em espanhol e suas notas, aos poucos, entravam em contato com a audição do público, que ia chegando, abrindo sua cadeira de praia, estendendo sua canga e se entregando a magia do evento.

Aos poucos o pessoal ia chegando para curtir o luau. (Foto: Júlia Bozzetto/Beta Redação)

Moises participa pela terceira vez e acredita que o Luau Big Moon vem crescendo e trazendo uma proposta beneficente ainda mais abrangente. “É uma baita energia tocar aqui. Rola muita interação entre o pessoal da música, canja, além da gente contribuir para projetos sociais”, disse, empolgado.

Os músicos Maurício Goulart e Daniel Araújo se revezaram no vocal e cantaram grandes sucessos do reggae nacional. As demais atrações foram se apresentando rapidamente, pois a final do Gauchão atardou o início da segunda noite e, o evento tinha horário de encerramento às 22h.

Banda Frenesy, os músicos Carlos Dlucka e Fábio Vieira, Criss Howes e Banda Intranse fizeram um som bacana para a galera, que a essa hora já não era numerosa. O encerramento ficou a cargo da Banda Surfistas da Paz, muito conhecida e querida pelo público. Grandes sucessos do reggae e músicas autorais embalaram o fim da 11ª edição do Luau Big Moon.

A proposta foi realizada por Gustavo Goulart e pela Associação de Moradores do Jardim Beira-Mar, com o apoio da prefeitura de Capão da Canoa, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Segundo Gustavo, as duas noites reuniram mais de 4 mil pessoas, superando a edição passada. Já as arrecadações somaram aproximadamente 600 quilos de alimentos.

--

--

Júlia Klaus Bozzetto
Redação Beta

Estudante de Jornalismo da Unisinos, Colunista do Jornal Matéria de Capa, Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Capão da Canoa, entre outros.