Luka Modric é o melhor jogador do mundo

O croata encerrou a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Messi no prêmio organizado pela FIFA

Fabrício Santos
Redação Beta
4 min readSep 25, 2018

--

Luka exibe os troféus que confirmam sua boa temporada (Foto: Getty Images/Site FIFA)

Após dez anos, o prêmio de melhor jogador do mundo fica em outras mãos. O croata Luka Modric, 33, é o dono do melhor futebol da temporada. Na tarde 24 de setembro, foi apresentada a premiação The Best FIFA Football Awards 2018, evento que escolhe os destaques do futebol mundial. O último jogador a conquistar este prêmio, sem ser o português Cristiano Ronaldo ou o argentino Lionel Messi, fora o brasileiro Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan da Itália.

Na chegada à cerimônia de premiação, Modric exaltou a bela temporada que teve no Real Madrid e na seleção croata na Copa 2018. O evento solene, que aconteceu em Londres, teve a presença de vários craques e famosos do futebol: Ronaldinho Gaúcho, Marcelo, Daniel Alves, Ronaldo e Cafú foram algumas presenças brasileiras na premiação.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, subiu ao palco para anunciar o melhor jogador do mundo. Ao abrir o envelope, confirmou o nome de Luka Modric.

“Não é só meu (o prêmio), mas também de todos os meus companheiros do Real Madrid. Dedico ainda a minha família, que me apoiou em todos os momentos”, disse o melhor jogador da temporada ao receber o troféu.

Foram 541 votos, sendo 231 para Modric. Participam da votação capitães, técnicos e jornalistas dos países filiados à Fifa. O treinador da seleção brasileira, Tite, foi um dos que votou no atleta croata.

Antes do evento, os comentaristas da rede Globo, Junior e Casagrande, apostavam em Cristiano Ronaldo. O ex-jogador e apresentador do Sportv, Roger Flores, acreditava em Salah, enquanto Carlos Alberto Parreira, ex-treinador da seleção brasileira, lamentou a ausência de Lionel Messi na disputa. Para Parreira, o craque argentino deveria estar concorrendo entre os três.

A temporada de Modric foi intensa

Neste ano, na Copa da Rússia, o atleta conduziu a seleção da Croácia para uma final de Copa do Mundo pela primeira vez. Apesar da derrota para a França, por 4 a 2, no último jogo decisivo, o jogador foi escolhido o melhor do torneio. Com sua equipe, Real Madrid da Espanha, ele conquistou mais prêmios individuais: foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA 2017, quando derrotou o Grêmio na final. O croata também faturou o prêmio de melhor jogador da Europa, vencendo Cristiano Ronaldo e Salah.

Na premiação The Best FIFA Football Awards 2018, o croata vence o português e o egípcio outra vez. Apesar de seus números não impressionarem como os de CR7, sua eficiência em campo é o que o levou a ser escolhido. Modric e Cristiano foram companheiros na temporada passada pelo Real Madrid. Juntos, conquistaram muitos títulos para os merengues, como é conhecida a equipe espanhola. Mas o fato de levar a Croácia para a primeira final de Copa do Mundo pesou contra Cristiano, que nunca conseguiu chegar na final do torneio com Portugal.

Outros momentos do evento

A premiação começou com o troféu Puskas, que é entregue ao autor do gol mais bonito da temporada, escolhido pelo voto popular. Mohamed Salah foi o vencedor desta categoria, com o golaço diante do Everton, pela Premier League, em dezembro de 2017.

O twitter oficial do Liverpool, time de Salah, comemorou o prêmio Puskas recebido pelo atleta (Vídeo: Reprodução Twitter)

O francês Didier Deschamps foi eleito o melhor técnico da temporada. Deschamps foi campeão do mundo como jogador, em 1998, e treinador em 2018, pela França.

O ex-goleiro holandês Van der Sar e o brasileiro Jackson Follmann, goleiro que estava presente no acidente aéreo da Chapecoense em 2016, entregaram o prêmio de melhor goleiro do mundo para o belga Courtois.

Jackson Follmann entregou o prêmio junto com Van der Sar (Foto: Getty Images/Site FIFA)

Já o prêmio de melhor técnico do futebol feminino ficou com Reynald Pedros, técnico do Lyon da França.

O vencedor do fair-play foi o alemão Lennart Thy, jogador do VVV Venlo da Holanda. Ele deixou de atuar em uma partida de sua equipe para doar sangue e ajudar um paciente que sofria de leucemia.

Um momento de surpresa especial para o Brasil foi o anúncio da melhor jogadora do mundo: Marta, pela sexta vez, obteve o título. O brasileiro Roberto Carlos, lateral campeão mundial em 2002, entregou o prêmio para a atacante. Marta supera Cristiano Ronaldo e Messi, com cinco troféus cada. Assim, a brasileira se torna a atleta com mais prêmios de melhor do mundo.

Roberto Carlos entrega à Marta seu sexto título (Foto: Getty Images/Site FIFA)

A seleção da temporada

A cerimônia apontou, igualmente, os 11 melhores jogadores de cada posição na temporada.

Cristiano Ronaldo e Messi são as ausências na entrega do prêmio (Foto: Getty Images/Site FIFA)

Goleiro: David De Gea

Lateral-direito: Daniel Alves

Zagueiros: Raphaël Varane e Sergio Ramos

Lateral-esquerdo: Marcelo

Meias: Luka Modric, N’Golo Kanté e Eden Hazard

Atacantes: Lionel Messi, Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo

--

--