Maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo teve dia tranquilo durante 2º turno das eleições
Situação deve mudar a partir das 20h30 deste domingo (30), quando a Avenida Paulista poderá ser ocupada por apoiadores do candidato vencedor
O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil e, consequentemente, é também o maior colégio eleitoral do país. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 34.667.793 de eleitores estão aptos a votar em São Paulo nas eleições de 2022, o que representa um total de 22,16% de todo o eleitorado brasileiro.
A capital paulista também possui o maior contingente entre os 5.570 municípios brasileiros, com 9.314.259 de eleitores. Aliás, só a cidade de São Paulo representa sozinha 26,8% do número de pessoas aptas a votar no Estado.
Mas, apesar de ter um grande número de eleitores, a cidade de São Paulo se mostrou tranquila neste domingo (30), dia decisivo de uma das eleições mais importantes do Brasil.
Nas ruas, a sensação era de um dia comum. O trânsito estava calmo como em todos os domingos e poucas bandeiras partidárias foram vistas, seja nos prédios ou nos carros. Longe das zonas eleitorais, foi difícil ver pessoas vestidas com cores que remetessem a algum partido ou candidato político.
Perto dos locais de votação, nada de panfletos ou santinhos nas mãos das pessoas ou espalhados pelo chão. O que aumentou foi o número de eleitores com adesivos do candidato Lula (PT) ou então com vestimentas nas cores da bandeira do Brasil, utilizadas pela campanha de Jair Bolsonaro (PL). Ainda assim, muitas pessoas também estavam vestidas com cores neutras.
Quem saiu às ruas para exercer o direito de votar teve a mesma sensação. “Está tudo muito tranquilo e muito de boa. Parece que todo mundo está em um clima de paz. Não vi nenhum incidente. Só estou tensa mesmo com o resultado da eleição”, disse a tesoureira Maria de Fátima Ferreira.
O autônomo Carlos Rocha até ficou surpreso com a sensação que teve ao ir votar. “Por incrível que pareça, acho que o dia de hoje está sendo bem pacífico. E que bom, né, isso é sinal de que ainda vivemos em uma democracia e que as pessoas têm respeito umas pelas outras”, afirmou.
Avenida Paulista
Tradicional palco de manifestações do Brasil, a Avenida Paulista manteve o mesmo ritmo de tranquilidade de toda a cidade. Assim como no primeiro turno, o local , tradicionalmente reservado apenas aos pedestres das 8h às 16h de domingo, ficou aberto para garantir fluidez no trânsito da capital paulista.
No entanto, a situação deve mudar a partir das 20h30 deste domingo (30). Isso porque o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que os apoiadores do vencedor da disputa pela Presidência poderão ocupar a Avenida Paulista.
Como foi o primeiro turno na capital paulista
No primeiro turno, Lula (PT) foi o candidato mais votado na cidade de São Paulo (SP), com 47,54% dos votos. O ex-presidente recebeu um total de 3.276.512 de votos. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), foi a escolha de 37,99% dos eleitores, ao receber 2.618.593 votos no município.
A situação se inverte se analisarmos a votação do estado de São Paulo. Nesse caso, o candidato do Partido Liberal (PL) é que ficou na frente, com 12.239.989 de votos (47,71%), enquanto o concorrente do Partido dos Trabalhadores (PT) obteve 10.490.032 de votos (40,89%).