Mais pessoas visitaram o estado nos primeiros quatro meses do ano
O número de passageiros aéreos teve um aumento de 20,13% a mais em comparação ao ano anterior.
Dados divulgados mensalmente pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, apontaram que o Brasil recebeu 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses deste ano.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, aponta que as atividades turísticas no território gaúcho também tiveram uma alta de 7,5%, em janeiro deste ano, em relação a dezembro de 2022. No ano de 2022, o número de turistas que visitou o estado totalizou mais de 3 milhões de pessoas.
O território gaúcho abrange 497 municípios, ficando em sexto lugar como o mais populoso do Brasil. De acordo com dados do IBGE, o Rio Grande do Sul ficou em quinto lugar nos estados mais procurados por turistas, como destino.
O economista da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Setur-RS, Antônio Pedro Lima, afirma estar trabalhando junto com os municípios para incentivar cada vez mais o turismo, a partir de eventos turísticos nacionais e até internacionais que sejam sediados aqui no estado.
“Ademais, o Estado do Rio Grande do Sul tem desenvolvido o Programa Avançar no Turismo que realizou um aporte de aproximadamente 200 bilhões em obras de infraestrutura turística nos municípios do Estado. Esse valor é 13 vezes maior do que o total investido nos últimos 17 anos no setor turístico do Estado.”
Seguindo nesse caminho, o economista explica que as melhorias vão seguir sendo realizadas em ciclovias, parques, praças, estradas e outros locais, para que o turista possa ser recebido da melhor forma aqui no estado.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, repassados pela Setur-RS, apontam um número expressivo de visitantes internacionais e nacionais, nos primeiros meses do ano para o RS. O fluxo de passageiros aéreo mostra que houve um aumento de 20,13% no total de pagantes, entre janeiro e abril de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.
Com a chegada do inverno, muitas pessoas vão em busca da serra gaúcha, especialmente Gramado. Walquiria Ortiz Proença, supervisora de ações e promoções da Secretaria de Turismo de Gramado apontou um aumento de 10% de visitação em relação ao ano anterior. Só no primeiro trimestre de 2023, Gramado recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas. No momento, a cidade conta com em torno de 24 mil leitos hoteleiros.
Impacto na economia
Quando o Rio Grande do Sul recebe um grande fluxo de pessoas, mais dinheiro entra em caixa. Além disso, também é gerado um número maior de empregos para dar conta de todas as demandas no setor de comércio, hotelaria e setor alimentício. De acordo com dados da Secretaria do Estado, Gramado foi o município do RS que mais registrou participação de empregos na area de turismo, no ano de 2022, com um total de 30,89%. Seguido por Machadinho, localizado na divisa com Santa Catarina, com 19,74%, e em terceiro, Canela com 17,82%.
Gramado conta com um grande número de hotéis, restaurantes e atrativos e o aumento no número de visitantes impacta de forma muito positiva a economia do município e da renda dos munícipes.— Walquiria
Neste ano, Gramado está promovendo pela primeira vez o evento Vila da Moda, onde comerciantes produzem peças em couro, malha e tricot, e que são divulgados e vendidos em um lugar nobre da cidade, na Praça das Etnias. A feira acontece até dia 30/07 e Walquiria afirma que isso tem movimentado o município, e a renda de famílias gramadenses. “Esperamos ter um aumento no número de turistas. A cidade está preparada para receber a todos os públicos e contamos com uma vasta opção de atrativos, restaurantes e hotéis no destino”, complementa.
De acordo com o economista da Setur-RS, as atividades de turismo no estado representam aproximadamente um valor adicionado de renda (PIB- impostos) de R$14,27 bilhões, o que representa quase 4% do PIB do estado. “No RS, pelos dados da PNAD contínua do IBGE, os turistas ficam aproximadamente sete dias e gastam, em média, R$300 por dia, o que ilustra a potência do turismo no estado”. Complementa o economista.
Outro dado que reforça esse crescimento é o indicador de volume das atividades turísticas do Rio Grande do Sul, que teve crescimento de 3,8% com relação a março de 2023, enquanto o Brasil ficou praticamente estagnado (-0,1%). — Antônio.