Movimento Roessler é referência em proteção ambiental no Vale dos Sinos

Entidade realiza projetos ecológicos para conscientizar a comunidade local

Aline Santos
Redação Beta
4 min readOct 16, 2018

--

Bettina Schmeling, Silvana Santos, Rejane Dreher, Arno Kayser e Cláudio Santos são alguns dos ativistas (Foto: Aline Santos/Beta Redação)

Na região do Vale dos Sinos, mais especificamente em Novo Hamburgo, uma iniciativa que tem se desenvolvido no segmento ecológico é o Movimento Roessler para Defesa Ambiental. As principais frentes de atuação do Roessler objetivam engajar a sociedade para a conservação de solos, atmosfera e água, contribuir para o efetivo cumprimento de leis ambientais, assim como defender o Rio dos Sinos e as áreas verdes da região.

A entidade ecológica nasceu em 1978 com a proposta de buscar a preservação do ambiente e conscientizar a comunidade local. O nome do Movimento é uma homenagem a Henrique Luiz Roessler, um dos primeiros ambientalistas brasileiros. Os fundadores do grupo foram Cristine Beck, Erica Hauck, Hans Thomas Goetz, José Roberto Silveira, Maria Cristina Fedrizzi, Nilvia Heidrich, Sergio Rolim, Kurt Schmeling, José Ferlauto, Carlos Alberto Dreher, Flávio Bender e Carlos Mosmann.

Material da sede da entidade (Foto: Aline Santos/Beta Redação)

Presidente da entidade desde 2017, o agrônomo Arno Kayser relata que a comunidade busca contato com o Movimento, principalmente com relação a denúncias de possíveis crimes ambientais. “Nós analisamos a situação e incentivamos a pessoa a buscar contato com os órgãos públicos para que exerça sua cidadania e saiba sobre outras formas de recorrer, mas estamos à disposição para orientar”, explica.

Em relação ao processo de participação na entidade, Arno salienta que existe a possibilidade do público se associar ao Movimento e, para os interessados, é sugerida uma contribuição semestral de 50 reais. A entidade também se mantém com a venda de produtos personalizados sobre a causa ambiental, anúncios em seu periódico bimestral e doações.

Jornal do Roessler é o periódico bimestral do Movimento (Foto: Aline Santos/Beta Redação)
Material temático é produzido para arrecadar fundos (Foto: Aline Santos/Beta Redação)

Projetos ambientais

Em 2010, um dos projetos realizados pela entidade foi o Estação das Árvores, memorial fotográfico que registrou as árvores das margens do arroio Luiz Rau antes da chegada da linha de trem. A coletânea de fotos foi reunida em um blog com o mesmo nome do projeto.

Outra iniciativa do Movimento é o projeto ‘Fim da Picada’, que consiste em promover caminhadas orientadas no último sábado de cada mês com associados e com a comunidade afim de conscientizar e desfrutar da natureza local. A ilustradora Silvana Santos, o publicitário Cláudio Santos e o administrador Gerson Guidobono são os voluntários organizadores do projeto. “A ideia é conhecer o ambiente onde a gente mora, as belezas naturais, conscientizar as pessoas e refletir. Iniciamos no entorno do Vale dos Sinos e também vamos a outros lugares como o interior do Estado”, relembra Silvana.

Cláudio comenta que os voluntários realizam a organização de um pré-roteiro e um pequeno grupo se reúne para a caminhada. “Muitas vezes vamos de ônibus de linha, mas quando o local é muito distante e não queremos perder tempo, organizamos um esquema de caronas. Passamos o dia fora, dividimos lanches e assim não fica caro para ninguém”, salienta.

Reconhecimento

Membros da equipe em solenidade na Câmara de NH (Foto: Daniele Souza/CMNH)

Neste ano o Movimento Roessler foi homenageado por seus 40 anos de existência, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, recebendo uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao município. A entidade é atuante na cidade, assim como em seu entorno, por ser uma das fundadoras do Comitê para Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).

Interessados em saber mais sobre o Movimento Roessler ou se associar podem entrar em contato através do site, pela página no Facebook ou comparecer a uma das reuniões semanais que ocorrem nas segundas-feiras, às 20 horas, na sede local. O endereço é rua Santos Pedroso, 470, em Novo Hamburgo.

--

--

Aline Santos
Redação Beta

Jornalista, escritora, criativa, mediadora de experiências gastronômicas e afins.