Musical rememora a história do canto coral escolar em Canoas

Segunda temporada de apresentações será em outubro na capital

Em comemoração ao cinquentenário da criação do grupo canoense, o espetáculo “Pequenos Cantores: Memórias de Uma Trajetória” reuniu mais de 30 ex-integrantes do coral escolar, que resolveram voltar aos palcos para reviver a infância e adolescência. Ao todo, 960 pessoas assistiram a primeira temporada do espetáculo nas três noites de show, no Teatro do Sesc Canoas, no mês de junho.

O elenco é formado por mais de 100 voluntários, entre técnicos, músicos, cineastas e os ex-pequenos cantores. Hoje, com idades entre 30 e 60 anos, os cantores aceitaram o desafio de voltar aos palcos, após décadas, para contar a história do grupo que gravou discos e se apresentou pelo Brasil, América do Norte e Europa com um repertório que mesclava MPB e o pop internacional.

Com direção artística de Rubielson Medeiros, co-direção de Gilson filho e direção musical de Jacson Moraes, o espetáculo conta a trama da história do Canto Coral Escolar Brasileiro do passado, de Villa-Lobos aos tempos contemporâneos por meio de coreografias, canto coral orfeônico e projeções e animações cinematográficas.

Crédito: Amanda Moura/Beta Redação

Após mais de três anos de estudo, o projeto é fruto da pesquisa científica do cineasta e mestrando em Memórias e Bens Culturais da Universidade La Salle Canoas, Rubielson Medeiros. Para o coreógrafo, a realização do espetáculo para a reativação do grupo representa um encontro entre a teoria e a prática. “No momento que a ciência e a arte se aproximam da realidade, saindo do contexto do que está apenas escrito e se transformando em mobilizações, é quando a ciência está a favor da prática e do desenvolvimento social e humano”, destaca Medeiros.

O coral escolar também vai virar filme. O documentário que irá se chamar “De Villa-Lobos a Internet: A História do Canto Coral Escolar Brasileiro” tem a previsão de estreia para setembro. Conforme Medeiros, as gravações ocorreram de outubro de 2017 até a estreia do musical, em junho, totalizando nove meses de gravações.

“Perceber que centenas de pessoas assistiram as apresentações, que o filme percorrerá diversos lugares do mundo através da internet e que muita gente realizou o sonho de pisar no palco novamente significa que a arte pode superar a vida”, comemora Medeiros. O grupo já tem em sua agenda uma nova temporada de apresentações previstas para outubro, em Porto Alegre, e em dezembro um musical de natalinos e o lançamento de seu clipe.

Crédito: Amanda Moura/Beta Redação

A história do Canto Coral Escolar Brasileiro

O ensino da música no Brasil começou antes da colonização, quando os índios que já habitavam a América do Sul utilizavam a música em seus rituais, através da percussão e o canto. Duzentos anos depois, com a chegada dos primeiros imigrantes, a educação musical ligada as práticas religiosas europeias ganharam ainda mais força.

Com o avanço da colonização, começa a surgir no século XIX um sistema de educação onde a música passa a ser disciplina oficial em educandários masculinos e femininos por todo o país. No século XX, através de mudanças no ensino e propostas de socialização musical vindas da Europa, o projeto de modernização da sociedade brasileira passa a encarar a arte como fundamental no desenvolvimento da intuição, imaginação e inteligência das crianças.

Logo, o presidente Getúlio Vargas assinaria um decreto regulamentando o ensino da música nas escolas, com a criação de uma Superintendência da Educação Musical e Artística. Com a colaboração de músicos como Heitor Villa-Lobos, o canto e a música tomam proporções jamais vistas no espaço escolar.

E no Rio Grande do Sul não foi diferente. Em 1968, por iniciativa dos irmãos das escolas cristãs, mais conhecido como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas, foi fundado o grupo coral da Escola Normal La Salle com o nome de Pinguins da Escola Normal La Salle. Assim, nasciam em Canoas os Pequenos Cantores do La Salle.

Quer fazer parte do grupo Pequenos Cantores?

Faça testes para entrar no grupo preparatório de aulas de canto e dança através de inscrição no site: www.pequenoscantores.com.br

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/PequenosCantoresCanoas/