Novo Hamburgo: Novo complexo no Canudos e mais verba para cultura

Prefeita reeleita Fátima Daudt (PSDB) também planeja fomentar a produção audiovisual e valorizar legado histórico da cidade

Gabriel Nunes
Redação Beta
2 min readNov 28, 2020

--

Museu Scheffel, localizado em Hamburgo Velho, é um dos principais pontos turísticos da cidade. (Foto: Fundação Ernesto Frederico Scheffel)

Vinte e duas das 178 propostas do plano de governo da prefeita reeleita Fátima Daudt (PSDB) são voltadas, de alguma forma, ao fomento à cultura. Possuem destaque as propostas de desenvolvimento da produção audiovisual, musical e literária hamburguense, assim como o incentivo a eventos e maior valorização do patrimônio cultural.

Novo Hamburgo, além de ser conhecida como a Capital Nacional do Calçado, também é um dos principais berços da colonização alemã. O plano de governo prevê uma maior valorização desse legado histórico e cultural que a cidade possui, além das instituições como a Fundação Ernesto Frederico Scheffel e o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Também pretende elaborar e executar o Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Hamburgo Velho.

No âmbito do audiovisual, um dos principais objetivos é promover a formação básica na área, tanto no contexto escolar quanto na continuidade das oficinas formativas dos Núcleos de Comunicação Cidadã e Audiovisual, com foco em bairros periféricos da cidade, como Boa Saúde, Canudos e Kephas. Em Canudos, inclusive, o objetivo também é a construção de um complexo cultural.

Outro ponto destacado é a proposta de destinar 1% do orçamento municipal para a cultura. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em 2019, Novo Hamburgo teve uma receita de mais de R$ 797 milhões, mas investiu pouco mais de R$ 4 milhões na pasta da Cultura. Caso essa proposta seja cumprida, o valor destinado à área quase duplicará.

--

--