Novo Hamburgo realiza Campeonato de Futebol de Campo para pessoas com mais de 50 anos

Competição reúne 360 jogadores e visa promover a saúde e a socialização dos atletas

Gabriel Jaeger
Redação Beta
4 min readJun 5, 2023

--

Elenco do Canto do Rio, campeão em 2022 da categoria 50+ após vitória por 4 a 3 sobre o Vila Nova. (Foto: Arquivo Pessoal/Gessé Venites)

Em Novo Hamburgo (RS), a segunda edição do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 50+ já teve três rodadas disputadas. A competição, que começou no dia 16 de abril, é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e conta com 12 equipes de diferentes bairros. As disputas buscam promover um ambiente de pertencimento e desenvolvimento dos atletas participantes.

Os 12 clubes envolvidos na competição estão divididos em dois grupos com seis times cada. A primeira fase é disputada em turno único. Neste caso, as equipes do mesmo grupo jogam entre si e cada time tem seu mando de campo. Os quatro primeiros colocados de cada pote se classificam para as quartas de final e as partidas de mata-mata são disputadas em jogo único. Os 1º colocados enfrentam os de 4ª colocação, enquanto os 2º colocados jogam contra os times que ficarem em 3º lugar.

Em relação à idade dos jogadores participantes, pelo menos três atletas de cada equipe podem ter entre 45 e 49 anos. O restante deve ter 50 anos ou mais, sem um limite máximo de idade. Além disso, os atletas substituídos durante a partida podem retornar ao campo, já que muitos deles não têm condições físicas de jogar os 90 minutos ininterruptos.

De acordo com o fundador do torneio e Diretor de Esporte da Smel, Dieizon Rech, o intuito da competição de futebol para homens acima de 50 anos é promover o bem-estar, a socialização, o espírito de competitividade e melhorar a saúde dos jogadores com a atividade física.

Foram justamente esses os motivos que fizeram o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 50+ ser criado, em 2022.

“À medida que as pessoas envelhecem, seus corpos podem enfrentar desafios físicos e limitações que dificultam a competição em um nível mais extremo. Com base nisso, a ideia da criação do campeonato com categoria específica de 50 anos surgiu como uma maneira de permitir que essas pessoas continuassem jogando futebol e competindo entre si em um ambiente mais adequado às suas habilidades e condições físicas”, completa.

A equipe Canto do Rio, do bairro Santo Afonso, é a atual campeã e busca o bicampeonato. Os outros onze times tentam o título inédito. São eles: Portuguesa e Liberdade (Liberdade), Santo Antônio e Tamoio (Lomba Grande), Hamburguês (Rincão), 11 Gaúcho (São Jorge), Estrela e Flamengo (Primavera), Farroupilha (Rondônia), Guarani (Guarani) e Veterano (Canudos).

As 12 equipes participantes da competição em 2023. (Foto: Arte/PMNH)

Gessé Venites, diretor do Canto do Rio desde 2018, relata que os materiais esportivos do time, que disputa suas partidas no campo da Rua Humberto Campos, são adquiridos com os valores obtidos através dos próprios esforços. Entretanto, neste ano, os patrocinadores Mercado do Alemão e Venites Advogados auxiliam a equipe financeiramente. O time tem custo estimado de 1 mil a 1.5 mil por semana, contabilizando os gastos com almoço para os jogadores e torcedores e combustível para treinar e competir.

Em 2019, a equipe já havia levantado a taça dos veteranos e, em 2022, conquistou o título dos “cinquentões”. Gessé também revela que alguns dos 30 jogadores do elenco cobram um determinado valor disputar o torneio.

“A participação da equipe na competição é extremamente importante para a nossa comunidade, pois crianças, mulheres e idosos estão vendo o empenho da sociedade e direção para fazer algo importante em prol dos integrantes dela", complementa o diretor.

Elieser Bueno, 46 anos, joga como lateral-direito do time do bairro Santo Afonso, mas só quando não está trabalhando como montador em uma metalúrgica. “Meu sentimento é muito grande pelo Canto do Rio, já que moro em frente ao campo e reconheço o empenho da diretoria que faz de tudo para nos deixar bem à vontade”, comenta.

Elieser, à direita, e seus companheiros de time com a taça do campeonato. (Foto: Arquivo Pessoal/Elieser Bueno)

O jogador revela que também já foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1998, pelo Internacional. Esteve presente com figuras conhecidas, como o ex-zagueiro Lúcio, que já jogou na Seleção Brasileira e também do atual técnico do Santos, Odair Hellmann.

A inscrição para participar do torneio é gratuita e a Smel paga os custos de arbitragem das partidas.

Classificação

Canto do Rio é o único clube com 100% de aproveitamento em três rodadas. (Foto: Arte/PMNH)

--

--