Escolas de samba descem a Borges na próxima sexta-feira

O cortejo abre as atividades de Imperatriz, Imperadores e Bambas para o Carnaval 2020

Laura Hahner Nienow
Redação Beta
3 min readOct 3, 2019

--

A resistência carnavalesca de Porto Alegre toma conta do centro da cidade na noite de 11 de outubro, apesar de o Carnaval estar agendado para março do próximo ano. As escolas de samba Imperatriz Dona Leopoldina, Imperadores do Samba e Bambas da Orgia descerão a Avenida Borges de Medeiros simbolizando o início dos preparativos para 2020. São esperadas cerca de 30 mil pessoas.

Evento percorre o Centro de Porto Alegre, da Esquina Democrática até a Praça Montevidéu. (Foto: Jackson Ciceri/Festa Nacional da Música)

Segundo o presidente da Imperadores do Samba, Érico Leoti, o evento foi criado pela escola na década de 1990. O trajeto passava pelas avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho e descia até a Rua da Praia, sempre na sexta-feira que antecedia o Natal. “Nos anos 2000, por iniciativa de Joaquim Lucena, da Secretaria Municipal da Cultura, o evento passou a fazer parte do calendário oficial, como resgate dos antigos carnavais da Borges, nos anos 1960”, relembra.

Há muitas décadas, os desfiles de Carnaval da capital gaúcha eram realizados na Borges. De acordo com o presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), Rodrigo Costa, os desfiles deixaram de ser realizados no local pela dimensão que a festa de Porto Alegre tomou. “Imagina carros alegóricos descendo a Borges! Não tem como”, diz.

Para o presidente da Escola Imperatriz Dona Leopoldina, André Nunes Santos, o evento aproxima o Carnaval do público do Centro da cidade. “A Imperatriz tem a Borges como um grande momento para iniciar suas atividades e para ter um grande público vendo o nosso trabalho.” A escola, que participa da atividade desde 2007, promete um enredo forte e representativo para 2020: A Filha da Dona Lecy, a dama do samba.

Bambas da Orgia no desfile do Carnaval 2019 (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

A Bambas da Orgia é a terceira a descer a avenida. O presidente da escola, Nilton Pereira, tem o evento como um “aquece” para o que eles preparam para o Carnaval 2020. Nilton garante que a descida relembrará sambas e enredos antigos da escola, assim como apresentará uma palhinha do que está por vir.

Imperatriz Dona Leopoldina no Carnaval 2019 (Foto: Liane Oliveira/Beta Redação)

O evento acontece, é claro, na Avenida Borges de Medeiros (Esquina Democrática), das 20h30 às 23h30. A promoção é do projeto Cidade da Música. Em caso de chuva forte, a festa será transferida, ainda sem nova data marcada.

Leia mais sobre a preparação das escolas de samba de Porto Alegre para 2020 em matéria publicada pela Beta Redação.

Confira a programação

20h30 — Imperatriz Dona Leopoldina

21h30 — Imperadores do Samba

22h30 — Bambas da Orgia

23h30 — Encerramento

--

--