O Carnaval do verão é organizado em todas as estações

Escolas de samba de Porto Alegre já se preparam para os desfiles de 2020

Laura Hahner Nienow
Redação Beta
3 min readSep 27, 2019

--

A s fantasias, as músicas e as danças que desfilam no verão são preparadas durante todo o ano nas quadras. Duas das principais escolas de samba de Porto Alegre, a Imperadores do Samba e a Bambas da Orgia, já estão decorando o enredo do Carnaval 2020, que está marcado para acontecer nos dias 6 e 7 de março, no Complexo Cultural Porto Seco.

Imperadores foi campeã do Carnaval 2019. (Foto: Liane Oliveira/Beta Redação)

Presidente da Sociedade Beneficente Recreativa Imperadores do Samba desde 2018, Érico Leoti é carnavalesco de berço e está na escola das cores vermelho e branco desde 1975. De acordo com ele, são necessárias centenas de pessoas para que o Carnaval entre na avenida: músicos, destaques, diretores de alas, harmonia musical e geral, carnavalescos, equipe de aderecistas, costureiras, marceneiros, serralheiros e escultores. “Quando iniciam os ensaios, esse grupo é acrescido dos componentes de alas, somando cerca de 1,5 mil pessoas”, comenta. Érico afirma que, atualmente, sem os recursos da prefeitura, os custos são bancados apenas pela agenda de eventos realizados na quadra da escola especialmente para arrecadar fundos.

Lançamento do samba-enredo 2020. (Foto: Fábio Cruz/Divulgação)

A Imperadores, campeã do Carnaval 2019 com o tema Imperador — 60 anos. O Eterno Brilho de Um Diamante Negro, começou as atividades para 2020 em maio deste ano, quando foi definido o enredo. Em julho foram iniciadas as atividade de quadra, como os ensaios de bateria. Em agosto, a escola lançou o enredo Iberê, das águas da arte, sobre a vida e obra do pintor Iberê Camargo, no Bar Opinião, na Cidade Baixa.

Iberê, do coração do Rio Grande.
Menino que cedo a arte descobriu.
E não segura em si o anseio de libertação que eclode em seu espírito.
Iberê, menino rio.
De caudalosa expressão artística a desaguar na passarela…

Bambas da Orgia participou do Carnaval 2019. (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

A Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia, escola de samba mais antiga de Porto Alegre, também já planeja o próximo Carnaval, com um enredo que homenageará seus 80 anos de azul e branco. A agremiação da capital gaúcha que mais coleciona títulos foi campeã pela última vez em 2013, com o tema Majestosa Altaneira, Minha Águia, Minha Paixão!.

Eu Sou Passado, Eu Sou Presente, Eu Sou Futuro… Saudade, Quem É que Não Tem?

Na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, a Bambas dá início aos ensaios oficiais, mais de quatro meses antes da festa que envolverá mais de 1 mil integrantes. Presidente da escola desde 2018, Nilton Deoclides Pereira chegou na Bambas em 1978 e, por paixão, não saiu mais: “Carnaval é meu lazer, o meu prazer e a minha realização”.

--

--