O esporte do futuro
Com faturamento de até 150 milhões de dólares por ano, os e-sports prometem redefinir o rumo dos jogos competitivos no mundo
E-sports e esportes eletrônicos são alguns dos termos para as competições organizadas de jogos eletrônicos. Os gêneros de jogos mais comuns associados com esportes eletrônicos são os de RTS, luta, FPS e Futebol Digital (com os jogos de PES, FIFA e MOBA)*. Embora os esportes eletrônicos tenham sido uma parte da cultura de jogos eletrônicos, as competições têm tido um aumento de popularidade nos últimos anos.
*Para entender o que signifcam todas essas siglas, confira o glossário de termos de e-sports ao fim da matéria.
Com os avanços da tecnologia, houveram diversas mudanças nos mais variados âmbitos. Agora, o que pouco se sabe é que o esporte em si está se transformando e dando cada vez mais espaço a tecnologia — prova disso é a categoria chamada e-sport.
Os principais eventos e-esportivos do Brasil são CBLoL (a disputa em nível nacional do jogo League of Legends), que é dividido em duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, além do Eletronic Esports World Cup (de ESWC) e do CWL 2K no Brasil (De CS:GO).
O mercado de e-sports está cada vez maior, movimentando milhões a cada ano. Segundo a “Newzoo”, consultoria especializada no mercado de games, o mercado de e-sports movimentou US$ 655,3 milhões em 2017. E já reúne públicos que enchem arenas. De acordo com o estudo da “Newzoo”, existem pelo menos 7,8 milhões de brasileiros que entram na categoria “entusiastas de e-sports”.
Premiações milionárias
Não é apenas o futebol de campo “tradicional” que arrecada altos valores em suas competições. As premiações no e-sports movimentam quantias milionárias. Os grandes campeonatos contam com patrocínios de empresas de tecnologia e marcas de gadgets. Além disso, há o mercado digital em volta dos canais que exibem tais jogos, seja nas plataformas de streaming ou canais de assinatura e em ambas acabam sendo geradas apostas. As mesmas aumentam os números dos prêmios, colaborando para o crescimento do mercado de games.
O Professor de Jogos Digitais da Unisinos, João Ricardo Bittencourt, explica a relação deste crescimento dos e-sports com a questão geracional.
“O esporte sempre movimentou milhões, os empresários estão antenados em oportunidades de ganhar dinheiro e exporem suas marcas. Principalmente para um nicho dos millennials, de quem gosta de games. Marcas associadas a tecnologia e acessórios pra games, percebem aí um excelente lugar para colocar suas marcas”.
Mas o que é e-sport?
Quem nunca viu um jogo de e-sport, consegue fazer pequenas assimilações com o que já se conhece em esportes tradicionais como futebol ou vôlei. Alguns eventos, como o CBLoL, tem narração semelhante ao futebol. O “Gol”, “Escanteio” ou “Pênalti” são trocados por “First Blood”, “Penta Kill” ou “Você está implacável”.
João Bittencourt comenta que “alguns jogos digitais não foram criados exatamente parase tornar e-sports, como é o caso dos MOBAs e dos FPS. Outros, já são criados por natureza como um “e-sport”, como é o caso do FIFA. Jogos estratégicos também, afinal, já existem a muito tempo campeonatos de xadrez e de card games, como Magic: The Gathering, desde os anos 90. Então um Clash Royale, por exemplo, se enquadra muito bem em um modalidade “esportiva”. Esses jogos já começam no seu design a serem pensados como jogos para serem jogados como “e-sports”.
Para entender melhor, confira o vídeo abaixo com os melhores momentos da CBLoL entre INTZ e Vivo Keyd.
Nos jogos eletrônicos, temos o jogo de futebol. Ele é exatamente igual ao futebol tradicional, inclusive os times disponíveis são os mesmos que estamos acostumados. Os dois jogos mais populares são FIFA e PES (Pro Evolution Soccer). A cada ano é lançado uma nova edição com upgrades nos times e jogadores, acompanhando o time real que serviu de base.
Confira aqui um exemplo do jogo:
O professor explica a relação intrincada entre o futebol tradicional e o e-sport:
“O futebol, por exemplo, é um jogo que envolve aspectos estratégicos, pouco do fator sorte e habilidades motoras. O atleta treina no sentido de melhorar aspectos fisiológicos e motores para desempenhar melhor suas ações em campo. Então podemos pensar em competições qual time joga melhor futebol? Joga melhor em que sentido? Que melhor domina os aspectos táticos e além disso esteja melhor preparado fisicamente, que consiga desempenhar as ações em campo e integrado com a equipe? Nada disso é diferente quando olhamos para um jogo digital, a priori, também a maioria dos jogos digitais poderiam ser pensados como esporte. O jogador tem que melhorar também, prestar atenção, entender de táticas de jogo, assim como no futebol de campo.”
Aqui no RS, temos a Loja Interactive GameStore(IGS) em Canoas e Sapucaia do Sul. O dono, Erick Teixeira, aproveitou o espaço para começar pequenas competições entre os frequentadores da loja. Bruno Monroe Paz e Igor Dias começaram a competir fora daqui e participaram do ESWC em São Paulo.
Bruno conta que treina de 1 à 6 horas diárias para poder competir. “Não tenho um acompanhamento especifico, mas troco experiências com outros jogadores. Teve uma época que eu tinha um amigo como treinador e obtive resultados melhores. O treino de um Player é parecido com um jogador pelo tempo de dedicação, ambos chegam a treinar 12 horas sem parar”, explica.
Os jogos eletrônicos foram durante muito tempo mal vistos ou não bem interpretados, porém essa nova geração está provando que é mais que uma brincadeira. O mercado está crescendo e como prova disso, temos “atletas digitais” ganhando tanto quando um jogador de futebol. Os tempos mudaram, os esportes também.
Confira alguns jogos de e-sports:
Para ajudar a entender, confira aqui um glossário de alguns termos:
RTS = Jogos eletrônicos de Estratégia em Tempo Real
FPS = Jogos de tiro em primeira pessoa
PES = Abreviação de Pro Evolution Soccer, jogo de futebol
MOBA = Multiplayer online Battle Arena, jogo de arena com muitos jogadores
CBLoL = Circuito Brasileiro de League of Legends
League of Legends = Jogo Online de arena, com múltiplos jogadores.
First Blood, Penta Kill ou “Você está implacavel” = Slogans e frases de efeito conforme os feitos no Jogo de LOL
Eletronic Esports World Cup = Campeonato Mundial de Jogos Eletrônicos
CS:GO = Counter-Strike: Global Offensive, jogo de FPS
CWL 2K no Brasil = Campeonato de Call Of Duty World War
Call of Duty: Jogo com Temática de Guerra.
Gadgets = Acessorios tecnológicos que melhoram o desempenho de outro
Milenals = Pessoas da Geração Y, pessoas nascidas próximas da virada do milênio
Magic: The Gathering = Jogo de Cartas colecionável
Clash Royale = Jogo eletrônico para celular