“O STF fez o trabalho dele”, diz Ciro Gomes sobre a soltura de Lula
A Beta Redação conversou brevemente com Ciro Gomes (PDT) sobre a soltura do ex-presidente Lula na noite de sexta-feira (8). Ex-candidato a presidente, Ciro fez apenas uma declaração: “Todo o cidadão tem a oportunidade de um julgamento justo e o STF fez o trabalho dele, mas politicamente eu não quero fazer nenhum comentário sobre (o caso)”.
Nas eleições de 2018, Ciro Gomes concorreu ao cargo de presidente da República tendo Kátia Abreu, senadora do Tocantins, como vice. Uma das estratégias de Ciro foi se apresentar como uma alternativa entre duas candidaturas que dividiam o Brasil, a de Fernando Haddad (PT) e a de Jair Bolsonaro (PSL). Apesar do movimento, Ciro terminou em terceiro lugar, com 13.344.371 votos, ficando de fora do segundo turno. Nessa etapa, destacou-se por sua ausência: viajou para a Europa e, embora tenha declarado que não votaria em Bolsonaro, negou-se a apoiar publicamente a campanha de Haddad.
Nas redes sociais, até as 21h30 de sexta, Ciro mantinha silêncio absoluto sobre a soltura de Lula. Sua última publicação no Twitter ocorrera às 14h34, comentando sobre uma matéria da revista ISTOÉ sobre dados do IBGE que apontam o crescimento da extrema pobreza e desigualdade no Brasil há 4 anos.