Plásticos que incomodam muita gente

Um canudo pode causar diversos problemas ao meio ambiente, por isso a sociedade está mudando sua forma de usá-lo

Eric Machado
Sep 4, 2018 · 2 min read
Canudos de plásticos são os mais vendidos em lojas de festas (Foto: Eric Machado/Beta Redação)

Restaurantes e cafés já estão entrando na onda do uso consciente de canudos plásticos. Eduardo Geraldes, gerente da Pink Velvet, café localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, relata que a diminuição do consumo de canudos começou devido a uma solicitação dos clientes.

“Percebemos uma necessidade do público, então a gente tentou diminuir. Algumas bebidas servíamos com canudos e, agora, servimos sem”, explica Geraldes.

Gerente do Lola — Bar de Tapas, Lucas Qokorski também está abolindo o uso de canudos no Pub. “Esse uso já não é mais rentável, por isso não irei mais usar canudo”, afirma.

A produção industrial do plástico cresce exponencialmente e, até 2050, deve alcançar 33 bilhões de toneladas. Levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation indica que, no mesmo ano, o descarte inadequado de embalagens acarretará mais plásticos do que peixes nos oceanos, sendo que, de todo o plástico produzido, apenas 9% é reciclado.

O engenheiro químico Mário Rogério Kolberg Soares, que integra a Divisão de Controle da Poluição Industrial da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), afirma que a solução para o problema não está na eliminação do produto ou na redução do consumo. Segundo Kolberg, a realização da reciclagem do plástico em grande escala é a melhor solução, tendo em vista a variedade de produtos que podem ser fabricados a partir dele.

O que está sendo feito?

Projetos estão sendo criados para diminuir o uso de canudos e aumentar a conscientização da sociedade. Um deles é o #Desencanude-se, promovido pela Yázigi, em parceria com a Global Goals, com o objetivo de conscientizar sobre os efeitos do plástico na natureza.

Vídeo promocional do #Desencanude-se (Fonte: Canal Yázigi Oficial)

Segundo a gestora da Yázigi Bom Fim, Flávia de Sousa Dias, a Hashtag foi criada em março deste ano e apresentada para o público externo em maio. A principal ideia, destaca Flávia, é pensar, junto com os alunos, na vida embaixo d’água. O #Desencanude-se, nesse sentido, tematiza o conceito de uso responsável do canudo de plástico.

E na política?

No setor público, diversas cidades do Brasil estão criando projetos de lei com o objetivo de proibir a utilização de canudos de plástico em bares e restaurantes.

No Rio de Janeiro, lei que trata sobre o tema foi aprovada no dia 7 de junho deste ano pelo vereador do MDB, Jairinho e aguarda a sanção do prefeito Marcelo Crivella. Em São Paulo, um projeto parecido foi criado pelo vereador Reginaldo Tripoli (PV) e tramita no Legislativo.

Em Porto Alegre, um projeto de lei proposto pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer tornar ilegal a venda e a distribuição de canudos descartáveis. Segundo o texto, a venda e distribuição destes itens em estabelecimentos acarretará em multa. O valor ainda não foi definido.

Eric Machado

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade