Plásticos que incomodam muita gente
Um canudo pode causar diversos problemas ao meio ambiente, por isso a sociedade está mudando sua forma de usá-lo

Restaurantes e cafés já estão entrando na onda do uso consciente de canudos plásticos. Eduardo Geraldes, gerente da Pink Velvet, café localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, relata que a diminuição do consumo de canudos começou devido a uma solicitação dos clientes.
“Percebemos uma necessidade do público, então a gente tentou diminuir. Algumas bebidas servíamos com canudos e, agora, servimos sem”, explica Geraldes.
Gerente do Lola — Bar de Tapas, Lucas Qokorski também está abolindo o uso de canudos no Pub. “Esse uso já não é mais rentável, por isso não irei mais usar canudo”, afirma.
A produção industrial do plástico cresce exponencialmente e, até 2050, deve alcançar 33 bilhões de toneladas. Levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation indica que, no mesmo ano, o descarte inadequado de embalagens acarretará mais plásticos do que peixes nos oceanos, sendo que, de todo o plástico produzido, apenas 9% é reciclado.
O engenheiro químico Mário Rogério Kolberg Soares, que integra a Divisão de Controle da Poluição Industrial da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), afirma que a solução para o problema não está na eliminação do produto ou na redução do consumo. Segundo Kolberg, a realização da reciclagem do plástico em grande escala é a melhor solução, tendo em vista a variedade de produtos que podem ser fabricados a partir dele.
O que está sendo feito?
Projetos estão sendo criados para diminuir o uso de canudos e aumentar a conscientização da sociedade. Um deles é o #Desencanude-se, promovido pela Yázigi, em parceria com a Global Goals, com o objetivo de conscientizar sobre os efeitos do plástico na natureza.
Segundo a gestora da Yázigi Bom Fim, Flávia de Sousa Dias, a Hashtag foi criada em março deste ano e apresentada para o público externo em maio. A principal ideia, destaca Flávia, é pensar, junto com os alunos, na vida embaixo d’água. O #Desencanude-se, nesse sentido, tematiza o conceito de uso responsável do canudo de plástico.
E na política?
No setor público, diversas cidades do Brasil estão criando projetos de lei com o objetivo de proibir a utilização de canudos de plástico em bares e restaurantes.
No Rio de Janeiro, lei que trata sobre o tema foi aprovada no dia 7 de junho deste ano pelo vereador do MDB, Jairinho e aguarda a sanção do prefeito Marcelo Crivella. Em São Paulo, um projeto parecido foi criado pelo vereador Reginaldo Tripoli (PV) e tramita no Legislativo.
Em Porto Alegre, um projeto de lei proposto pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer tornar ilegal a venda e a distribuição de canudos descartáveis. Segundo o texto, a venda e distribuição destes itens em estabelecimentos acarretará em multa. O valor ainda não foi definido.
