Placar de Sábado para na próxima temporada

Organização não realizará temporada de 2018 por desequilíbrio entre as equipes que participam do torneio

Milene Magnus
Redação Beta
2 min readDec 4, 2017

--

Jogo entre Pumas e Reysol pelo Placar de Sábado. (Foto: Milene Magnus/Beta Redação)

A fim de organizar as partidas do futebol amador de sábado, em Gravataí, o Placar de Sábado foi criado por uma comissão de jogadores. Com esquema de pontos corridos, no estilo do Campeonato Brasileiro, o Placar é uma espécie de liga esportiva que conta com 40 equipes no que seria a Série A do campeonato e oito na divisão de acesso. Estruturando a pelada do final de semana gravataiense há quatro anos, entretanto, o Placar de Sábado entra em recesso no próximo ano, ainda sem decisão sobre as próximas temporadas.

A busca pela diversão e organização do futebol amador se perdeu no caminho e se tornou motivo para rivalidades e tensão. “As equipes têm levado muito a sério o que era para ser descontração”, diz Marcelo Prestes, cofundador da liga. “Devido ao sistema de pontuação e rivalidade, se criou um clima ruim, tornando os jogos de sábado uma guerra com pontapés e jogadas maldosas”, conta William De Bem, cofundador do Esporte Clube Metropolitano — equipe participante do Placar de Sábado — e amante do futebol amador da cidade.

“Eu acho que o futebol perde muito com isso [a pausa por um ano]. O Placar ajuda muito as equipes iniciantes a se firmarem no futebol amador, pois, no início, é muito difícil, e muitas equipes não sobrevivem. Então, acredito que a pausa é para darem mais valor e respeito ao evento”, diz William.

A organização

Marcelo Prestes, em sociedade com Thiago Pereira, mantém a logística da competição e gestão do relacionamento com as equipes. Além disso, Marcelo também está no comando das redes sociais da organização. Aproximando e dando oportunidade para a interação dos jogadores, vídeos pós-partidas são publicados no Facebook do Placar de Sábado, assim como imagens de comemorações e confraternizações das equipes.

Jogadores participam das redes sociais do Placar de Sábado através de vídeos e fotos. (Vídeo: Placar de Sábado)

Outro meio que os organizadores encontram para a interação com os jogadores e admiradores é o Instagram do Placar, em que são publicadas as tabelas da competição e fotos das equipes e campos a serem jogados. “É interessante o jeito que eles fazem o contato entre o Placar de Sábado e os jogadores. Isso vai fazer falta quando eles pararem”, declara Matheus Brenner, jogador do Atlético Pumas.

Rede social do Placar de Sábado faz publicações incentivando equipes. (Foto: Placar de Sábado)

--

--

Milene Magnus
Redação Beta

Jornalista formada pela Unisinos. Apaixonada por contar histórias, por esportes, por moda.