PODCAST: Show-manifesto “Banquete dos Mendigos” completa 45 anos

Fernando Wasem Eifler
Redação Beta
Published in
1 min readDec 10, 2018

Com Tina Borba

Realizado no MAM, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1973, reuniu alguns dos maiores nomes da MPB, e mais de 4 mil pessoas. O evento também comemorava os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A cada duas ou três músicas, um artigo da carta era lido pelo representante da ONU, Ivan Junqueira.

Participaram do Banquete dos Mendigos, entre outros, Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Gal Costa. Uma mescla de sentimentos tomou conta do show. O medo por estarem cercados por tanques militares, em certo momento, deu lugar à descontração quando Chico Buarque cantou pela primeira vez a canção Jorge Maravilha, que tem os versos “Você não gosta de mim, mas sua filha gosta”.

A Beta Redação entrevistou os organizadores do evento, Jards Macalé e Xico Chaves, além de Miltinho, integrante do MPB4, que se apresentou junto com Chico Buarque. Conversou também com o militante dos direitos humanos, Jair Krischke, que deu um panorama sobre a situação da ditadura militar, em dezembro de 73.

--

--