Políticas de segurança, turismo e mobilidade são debatidas em Gravataí

Em sua penúltima reunião do ano, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social reuniu políticos e figuras públicas da cidade.

O chamado “Conselhão” se reúne mensalmente no auditório da Dana, em Gravataí. (Foto: Paulo Oliveira)

Políticos, empresários e pessoas públicas de Gravataí se encontraram para debater assuntos e encontrar soluções para questões como segurança, mobilidade urbana e turismo na cidade. A reunião, promovida pela Prefeitura no dia 25 de outubro, foi realizada no auditório da Dana Incorporated Brasil e faz parte de uma série de conferências do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, promovidas mensalmente com o objetivo de trazer melhorias à população local.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, deu início à reunião falando sobre medidas para conter a violência na região. “Queremos devolver a sensação de segurança aos moradores para não vermos mais inocentes atingidos por essa onda de crimes”, afirmou. Uma das atitudes tomadas pelo governo do Estado, responsável pela segurança pública, foi o envio de reforços da Brigada Militar, que chegaram à cidade na última terça-feira (24). De acordo com o prefeito, é necessário pensar ações para conter o tráfico, que seria a raiz dos problemas. Após tiroteio que feriu mais de 20 pessoas e matou duas durante o final de semana, Alba pediu o auxílio da Força Nacional.

A segunda parte do encontro teve como temática o turismo como forma de estimular o desenvolvimento da cidade. O assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iuri Camargo, conduziu a apresentação sobre o assunto, mostrando como o município pode ser mais explorado como polo turístico. “Queremos incentivar a visitação a alguns de nossos principais pontos, como o Morro Itacolomi e o Rio Gravataí. Através disso, ganhamos ao exaltar nossos bens naturais, atraímos pessoas para a região, fomentamos a economia e ainda angariamos recursos para a preservação desses locais”, destacou Camargo.

Cidade conta agora com app para monitorar ônibus

Antes de encerrar o encontro, o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Alison Silva, falou sobre o novo aplicativo de ônibus criado especialmente para o município, o TimeBus, desenvolvido para monitorar o transporte coletivo. “Nossa frota é composta por 71 ônibus, que fazem 240 linhas para diferentes bairros. Através do app, é possível saber onde o ônibus está, seus horários e itinerários com facilidade e precisão”, explicou Silva. “Desta forma, os usuários podem controlar o próprio transporte e nos ajudar a qualificar ainda mais a mobilidade urbana”, pontuou.

A próxima reunião do “Conselhão” será a última do ano — ela acontece no dia 6 de dezembro, também no auditório da Dana. Os moradores podem acompanhar as pautas no próprio site da Prefeitura de Gravataí.