Portão: PDT conquista prefeitura e maior bancada na Câmara

Kiko Hoff foi eleito prefeito com 52,86% dos votos válidos na cidade do Vale do Sinos

Marcelo Janssen
Redação Beta
2 min readNov 20, 2020

--

Kiko Hoff (PDT) e o vice Ardemio Avila (PDT) durante a campanha. (Foto: Reprodução/Facebook)

Vítima do atraso do sistema do TSE, Portão não pode acompanhar a apuração dos votos no domingo. Soube de uma vez só, na noite de domingo, o resultado final, com 100% das urnas contabilizadas: vitória de Kiko Hoff (PDT) e Ardemio Avila (PDT), novos prefeito e vice, respectivamente. A dupla pedetista substitui, para a gestão entre 2021 e 2024, o colega de partido Renatinho (PDT) e Airto (SD).

Kiko Hoff teve 9.751 votos, 52,86% dos votos válidos. Uma diferença de pouco mais de 10 pontos percentuais do segundo colocado, o candidato Diego (MDB), que conseguiu o apoio de 7.890 pessoas nas urnas e conquistou 42,77% dos eleitores de Portão. Fechando a disputa, Helmuth Klein (Republicanos) somou 806 votos e terminou com 4,37%.

A vitória, segundo Kiko Hoff (PDT), é atribuída à ajuda de uma série de pessoas, principalmente à sua família, com história no meio político na figura do pai, duas vezes prefeito. Hoff também eleva a participação de todos envolvidos na campanha (apoiadores, comissão e pré-candidatos), que culminou em sua escolha como próximo prefeito de Portão.

A partir do primeiro dia de 2021, o prefeito eleito diz que fará um trabalho de enxugamento de gestão na prefeitura. “Vou trabalhar com quatro secretarias e 20 CCs a menos. Será um ano difícil, de pós-pandemia, com queda na arrecadação”, afirma o pedetista.

PDT tem o maior número de cadeiras na Câmara

Embalados pela campanha do pedetista Hoff, os candidatos a vereador do PDT também tiveram destaque. Das 11 cadeiras do município, o partido conquistou quatro e se tornou a maior bancada do Legislativo, dobrando o número da eleição de 2016. Uma dessas vagas foi tomada do MDB, que possuía maioria durante a gestão de 2017 a 2020. Agora, os emedebistas contam com três cadeiras.

De forma mais sutil, o Partido dos Trabalhadores (PT) garantiu dois lugares na composição do município, um a mais que no último pleito. Fecham os lugares na Câmara o PTB, com uma cadeira, e o Solidariedade (SD), com o mesmo número. Em comparação a 2016, perderam lugar representação o PSB e o PP, que não elegeram ou reelegeram candidatos.

Outro destaque foi que agora a Câmara tem duas cadeiras ocupadas por mulheres, diferentemente de 2016, quando apenas candidatos homens foram escolhidos no pleito.

O Legislativo de Portão contará com os seguintes vereadores: Dioni Bandeira Salgadinho (SD), Cleo do Liberdade (PDT), Fátima Tenedini Coelho (PTB), JP (PT), Leco (MDB), Silvio Eurico (MDB), Zé Toquinho (PDT), Roberto Leitão (PT), Marcio Lacerda (PDT), Joice Dillenburg (PDT) e Adair Rocha (MDB).

--

--