Praça do CEU de Sapucaia do Sul oferece mais de 30 cursos gratuitos

Espaço conta com atividades disponíveis para todas as idades diariamente, inclusive nos finais de semana

Juliane Kerschner
Redação Beta
3 min readJun 14, 2019

--

Funcionamento do centro artístico-cultural iniciou em 2016. (Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul/Divulgação)

Um espaço que promove conexões entre gerações através de atividades artísticas e culturais é mantido em Sapucaia do Sul pela prefeitura, sociedade civil e organizações. A Praça do CEU oferece mais de 30 cursos de forma gratuita, oportunizando lazer, cultura e aprendizado a milhares de sapucaienses.

Atualmente, o centro artístico-cultural possui 800 alunos, com atividades para todas as idades e opções de horários na manhã, tarde e noite, inclusive nos finais de semana. De segunda a sexta-feira, são disponibilizados durante o dia cursos de informática, ballet, teatro juvenil, violão, zumba (e zumba para 3ª idade), capoeira, pintura, ginástica laboral, pintura em tecido, EVA, patchwork, desenho, pintura em tela, crochê e tricô, maquiagem básica, maquiagem de festa e manicure com unhas decoradas.

Já para quem trabalha em horário comercial e só pode frequentar as atividades noturnas, o centro oferece aulas de zumba e ritmos, invernada, dança tradicionalista e futebol. Nos sábados ocorrem os cursos de costura, teatro infantil e teatro para mulheres; e nos domingos, os encontros dos desbravadores.

Espaço promove inclusão através de atividades coletivas

Para alguns, mais do que aprender uma função ou encontrar um talento, os cursos ofertados pela Praça do CEU são uma forma de buscar inclusão. Esse é o caso da advogada Sheila Menegotto, 43 anos, que, além de participar de diversos cursos, encontrou na aula de pintura uma chance de poder ajudar a filha no processo de socialização.

É durante as atividades da aula de pintura da Praça do CEU que Isabelle, filha de Sheila, interage de forma bastante positiva para o seu desenvolvimento. (Foto: Diego da Rosa)

“Tenho uma filha com grau de autismo muito leve, mas, mesmo assim, é importante trabalhar a socialização dela, oportunizando convívio com outras pessoas. Aos poucos, vamos tornando ambientes como este em algo positivo na vida da Isabelle. Além disso, percebi a paixão dela por desenhar e pintar. Foi assim que unimos o útil ao agradável, pois aqui ela poderia desenvolver o talento e, para mim, é uma linda oportunidade para ter um momento de introspecção”, conta Sheila.

Uma das grandes novidades do ano passado foi o curso de pintura. Promovida todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, a atividade é ministrada pelo artista plástico Norberto Schieck, 65 anos, de forma voluntária. Neste ano, a novidade será a realização da primeira exposição dos 14 alunos — incluindo Isabelle — , planejada para outubro.

“Comecei a dar as aulas no espaço por convite de um amigo que também é artista plástico. Hoje, percebo que as aulas servem para muito mais do que descobrir talentos — elas têm o intuito de realizar sonhos e transformar a rotina das pessoas. Tenho alunos que estavam deprimidos em casa e aqui encontram paz e alegria: aqui encontram um espaço de socialização”, explica Norberto Schieck.

Diversos cursos ainda possuem vagas em aberto

Quem quiser garantir vaga em algum dos cursos da Praça do CEU em Sapucaia do Sul deve se inscrever diretamente no local, na Av. Valdemimo Rodrigues Machado, S/N, Bairro Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. É necessário apresentar cópia de documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, além do atestado escolar (comprovante de rematrícula) para os estudantes.

Também é importante ressaltar que os interessados estejam decididos quanto ao curso que desejam fazer, para evitarem desistências. Mais informações sobre os horários dos cursos e faixa etária de cada um podem ser obtidas pelo telefone (51) 3450–4180.

--

--