Ensaio geral para a terceira edição do Arena Beta e-Sports mobiliza alunos e professores

Projeto reproduz jogos dos maiores clubes do futebol europeu

Júlia Ramona Michel
Redação Beta
5 min readOct 2, 2019

--

Texto por Júlia Ramona Michel, Isabelle Castro, Elias Vargas e Mateus Friedrich

Os alunos da editoria de Esporte acompanharam, na noite da segunda-feira, 30 de setembro, o ensaio geral para a terceira edição do Arena Beta e-Sports, agendado para o dia 21 de outubro. A atividade ocorreu no Laboratório Avançado de Tecnologias e Informação — Labtics e teve início às 20h30.

Com orientação e supervisão dos professores Sérgio Endler, Micael Vier Behs e Silvio Alves, a iniciativa mobilizou a turma em diversas funções, remetendo à produção de um grande evento esportivo com transmissão ao vivo.

De acordo com o professor Sérgio, a proposta do Arena Beta e-Sports é investir, cada vez mais, na capacitação de alunos, ao lado dos professores, durante o curso. “Ao chegar na Beta Esporte, os alunos têm um acúmulo de conhecimento, e esse projeto trata, justamente, de colocar todos esses ensinamentos de sala de aula em prática e, o mais importante, ao vivo”, explica.

Ensaio geral para Arena Beta e-Sport proporcionou uma experiência completa de cobertura ao vivo. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

As estudantes Isabelle de Castro e Carolina Tidra, juntamente com os colegas Julio Cesar Hanauer e Lucas Alves, ficaram responsáveis pela direção de imagens. Já a coordenação das redes sociais, a partir das quais se gerou uma cobertura em tempo real do ensaio do evento, ficou sob a responsabilidade de Gustavo Bauer, Bibiana Faleiro, Stefany de Jesus Rocha, Juliane Kirschener e Juliana Borgmann, como coordenadora da equipe.

Além disso, a cobertura do Arena E-Sports foi produzida por Elias Vargas, Júlia Ramona, Isabelle Wrasse e Mateus Friedrich, com apoio de foto e vídeo de Mailsom Portalete e Thiago Borba. O laboratorista responsável pela parte técnica foi Samuel Gomes.

Para Mailson, a proposta oferecida pela disciplina exige dinamismo e trabalho em equipe. “São necessárias muitas competências distintas, um planejamento complexo e raciocínio rápido para resolver demandas que surgem a toda hora durante o evento. Isso tudo coloca em prova muitas das habilidades que desenvolvemos ao longo da graduação. É divertido viver essa adrenalina”, destaca.

Equilíbrio e emoção até o final

Nesta fase de preparação para o evento, as partidas, os times e os respectivos jogadores foram definidos através de um sorteio realizado pela equipe de produção. O ensaio preparatório, assim como a Super Copa dos Campeões Beta E-Sports, reúne disputas entre os quatro times que se sagraram campeões nas principais ligas europeias: Barcelona, Juventus, Manchester City e Paris Saint-Germain.

Assumiram a narração dos jogos os alunos Renan Silva Neves e Leonardo Oberherr, enquanto Bruno Flores e Gustavo Machado atuaram como comentaristas das partidas. Segundo Gustavo, a iniciativa é uma proposta inovadora do curso de Jornalismo. “Os jogos eletrônicos estão crescendo no mercado e ganhando notoriedade na mídia, mas eu nunca havia participado de transmissões de e-games. Muda um pouco de uma transmissão tradicional de futebol, mas foi muito bom fazer parte desta experiência”, avalia.

Alunos com experiência profissional na área de jornalismo esportivo dividiram os papéis de narradores e comentaristas. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

O primeiro jogo do Arena Beta e-Sports simulou a semifinal entre Juventus, comandado pela aluna Júlia Ramona, e Barcelona, comandado pela aluna Bibiana Faleiro. Na primeira etapa da partida, o time espanhol criou as melhores chances. Já no segundo tempo, foi a Juve que chegou mais perto do gol, mas o placar zerado permaneceu até o apito final. Na prorrogação, poucas oportunidades e muito equilíbrio na faixa central do campo. Com isso, as duas jogadoras definiram o primeiro finalista na marca da cal. Comandada por Júlia Ramona, a Juventus acertou as duas primeiras cobranças, enquanto o Barcelona, de Bibiana Faleiro, não conseguiu converter nenhum pênalti e acabou eliminado.

O ensaio para a competição iniciou com um jogo disputado entre as alunas Júlia Ramona e Bibiana Faleiro. (Foto: Mailsom Portalete/Beta Redação)

Na outra semifinal, Manchester City, comandado por Mateus Friedrich, e Paris Saint-Germain, comandado por Elias Vargas, protagonizaram um embate agitado, mas também caracterizado pelo equilíbrio. Logo nos primeiros minutos de partida, o goleiro Trapp, do PSG, saiu jogando errado, o belga De Bruyne aproveitou e tocou na saída do arqueiro para abrir o placar para o time inglês. A equipe francesa apostava nos contra-ataques, enquanto o City valorizava a posse de bola. Ainda na primeira etapa, Cavani fez bom cruzamento pela direita e encontrou o brasileiro Neymar, que antecipou a marcação e testou firme para empatar o duelo.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro, com o City no campo do PSG trocando passes em busca de um espaço. Em um raro momento de desatenção da marcação francesa, De Bruyne avançou na intermediária e chutou de fora da área, no ângulo de Trapp, fazendo o segundo dele e o segundo da equipe inglesa. Logo após o gol, Aguero teve a oportunidade de ampliar, mas parou em grande intervenção do goleiro do PSG. Nos minutos finais, o City administrou a vantagem e avançou para a decisão.

Na grande final do ensaio geral da Supercopa dos Campeões Arena e-Sports, duelaram Manchester City, de Mateus Friedrich, e Juventus, de Júlia Ramona. Os dois times não abriram mão de suas características. O time inglês valorizou a pose de bola e a Juve marcou forte e procurou contra-atacar em velocidade. Com 62% de posse de bola no primeiro tempo, o City controlou as ações, mas não foi efetivo nas finalizações.

A pressão inglesa aumentou na etapa complementar. Além de tabelas pelo meio, a equipe comandada por Mateus Friedrich tentava furar o bloqueio da Juventus pelos flancos. Com inúmeras defesas, o experiente goleiro Buffon aparecia como candidato a craque do jogo, até que, nos acréscimos do segundo tempo, o alemão Sané aproveitou cruzamento, cabeceou no cantinho e fez o gol do título do Manchester City.

O treinador da equipe campeã, Mateus Friedrich, acredita que a vitória foi merecida pelo volume de jogo do seu time. Além disso, o comandante do City projetou o evento do dia 21 de outubro. “Sabíamos da qualidade do adversário. A Juventus tem uma das melhores defesas do planeta, mas fizemos por merecer. Tivemos 16 finalizações ao longo do jogo. Foi um bom teste para o evento do dia 21, que tende a ser muito complicado. Todos os adversários são qualificados”, destacou.

Ao final do ensaio geral, que preparou os alunos da editoria de Esporte para a realização da terceira edição do Arena Beta e-Sports, o professor Sérgio Endler comentou, orgulhoso, sobre o projeto. “É um achado, porque une em um único espaço a narração tradicional do futebol, os comentários e os serviços de reportagens, associado ao domínio de games, às habilidades que já temos em redes sociais e, tudo isso, integrado em som e imagem para o mundo todo”.

Para saber mais sobre a terceira edição do Arena Beta e-Sports e assistir à transmissão ao vivo, acompanhe o evento no Facebook.

--

--