Projeto Eu Vou de Bike aproxima ciclistas da natureza de São Leopoldo

Próxima edição terá bicicletas adaptadas para que cegos também participem do passeio

Juliane Kerschner
Redação Beta
4 min readSep 24, 2019

--

Ação de agosto reuniu mais de 140 ciclistas na segunda edição do Eu Vou de Bike. (Foto: Diego da Rosa/GES)

Com a premissa da preservação ecológica, o projeto Eu Vou de Bike — Caminhos do Rio dos Sinos — é uma atividade física que, além de fomentar a saúde, promove diversão e lazer aos participantes. A ação, que iniciou em 2019, já tem sua quarta edição marcada e leva os ciclistas a percorrer um trajeto de 12 km, tendo como ponto de partida e chegada o Museu do Rio dos Sinos, localizado na Rua da Praia, em São Leopoldo.

O itinerário, na maioria das vezes, passa por parte do Arroio João Corrêa, Casa de Bombas e Dique, e tem como sua principal parada a Base Ecológica do Rio Velho — uma importante área de preservação de fauna, flora e recursos hídricos na cidade.

O passeio envolve esporte e educação ambiental e tem como objetivo alertar sobre o descarte irregular de resíduos sólidos na cidade, além de promover a utilização da bicicleta como meio de transporte, pois não emite gases poluentes.

“A ação oportuniza à população conhecer caminhos em São Leopoldo que ficam às margens dos diques, dos arroios e, principalmente, do Rio dos Sinos, contribuindo para o reencontro e para o sentimento de pertencimento àquele espaço de preservação e conservação ambiental”, conta o diretor do Centro Roessler e Museu do Rio, Daniel Sauer.

De acordo com Daniel, o último evento, realizado no dia 14 de setembro, contou com a participação de mais de 300 ciclistas. “Essa foi a terceira edição, quando mudamos um pouco o roteiro que saiu novamente do Parque Rua da Praia, mas passou pelo Parque Imperatriz e foi concluído no Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde realizamos o plantio de árvores. É uma alegria ver a reconexão da população com o Rio dos Sinos, vínculo que foi perdido com a construção dos diques, além de ver grupos de ciclismo se formando na cidade”, enfatiza.

O diretor do Centro Roessler e Museu do Rio, Daniel Sauer, com os ciclistas da terceira edição do projeto. (Foto: Daniel Sauer/arquivo pessoal)

Segundo o diretor do Centro Roessler, em três meses de atividades como a Trilha Urbana, EcoCine e a Gincana Ambiental, a Rua da Praia recebeu mais de 2 mil pessoas, que conheceram o espaço e construíram um contato mais próximo com o Rio.

Para garantir a segurança dos participantes, a atividade conta com a colaboração da Guarda Civil Municipal, que possui o Grupamento de Defesa Ambiental, com sede no Parque Imperatriz.

O projeto Eu Vou de Bike é organizado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Centro Roessler e o Museu do Rio, responsável pelo Parque Rua da Praia. A iniciativa também conta com apoio da Diretoria de Licenciamento e da Gestão da Base Ecológica do Rio Velho.

Edição especial para pessoas cegas

A próxima edição ocorrerá no dia 6 de outubro, às 13h30min. Em parceria com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul — ACERGS, essa edição do evento contará com 18 bicicletas duplas para que pessoas cegas possam participar do circuito.

“Desde o início do planejamento das atividades do projeto pensamos de forma inclusiva. Queremos oferecer a essas pessoas os seus direitos, pois não podem ser excluídas. Precisam ter acesso a conhecimento e lazer”, enfatiza Daniel Sauer.

O evento está previsto para ocorrer em meio a mais uma edição do Sarau do Rio, onde será a partida e a chegada. A partir das 16 horas as bicicletas e os pedaleiros guias já estarão disponíveis.

Museu do Rio, localizado na Rua da Praia, é o ponto de encontro das ações. (Foto: Daniel Sauer/Arquivo Pessoal)

Ciclismo promove saúde

Clóvis é um apaixonado pelo ciclismo desde a infância. (Foto: Clóvis Venice/Arquivo Pessoal)

O ciclista Clóvis Venice, 40 anos, morador de Sapucaia do Sul, comemora o fato da região contar com um projeto que envolva a prática do esporte. “Hoje em dia temos vários grupos de pedal aqui no Vale do Sinos. Eu ando de bike desde criança por incentivo do meu pai, e acho que ações como o Eu Vou de Bike são importantes para a população sair da zona de conforto e tomar um posicionamento sobre utilizar mais as bicicletas”, afirma o fotógrafo.

Para Clóvis, andar de bicicleta traz inúmeros benefícios à saúde e colabora com a sustentabilidade. “Com o uso da bike, cuidamos de nós e do planeta, evitando o uso do carro. Além disso, andar de bike faz nascer uma nova visão da cidade e mais consciência em relação à preservação ambiental, pois no Vale dos Sinos temos uma rica área de mata ao redor da cidade. Somente pedalando dá para sentir o aroma natural da flora e, de quebra, fazer uma parada ao longo do percurso para admirar e contemplar as passagens”, completa o ciclista.

Parque Rua da Praia

O evento é mais uma das atividades do Parque Rua da Praia, que se soma à Trilha Urbana, ao EcoCine e à Gincana Ambiental. Os contatos para agendar as visitas e atividades são:

E-mail: parque.ruadapraia@saoleopoldo.rs.gov.br

Telefone: (51) 2200–0664

--

--