Ivoti: Reeleito com 74% dos votos, Martin quer melhorar comunicação com a comunidade

No Legislativo, representatividade feminina ganha peso, com três das nove cadeiras ocupadas por mulheres

Letícia Costa
Redação Beta
3 min readNov 17, 2020

--

Ivoti (RS), no Vale do Sinos, reelegeu no último domingo (15) o prefeito Martin César Kalkmann (PP) para seguir no mandato da Cidade das Flores entre 2021–2024. No fim da tarde, após as 44 seções eleitorais serem conferidas, o prefeito e seu vice, Marcelo Augusto Frohlich (PP), já estavam nas ruas comemorando os mais de 8,8 mil votos. Luis Moschen Gringuinho (Republicanos) teve apenas 25,94% dos votos. Também foram registrados 732 votos nulos e 583 brancos.

(Arte: Letícia Costa/Beta Redação)

O prefeito Martin Kalkmann acredita que sua reeleição passa por um processo de reconhecimento ao seu plano de governo e seu trabalho na administração do município desde 2017 — quando Ivoti passou por uma eleição suplementar.

Martin destaca que o principal objetivo do próximo mandato é ampliar o atendimento à comunidade. “Seguiremos abertos, ampliando o diálogo junto aos moradores e atentos às principais demandas do nosso município”, afirma.

O prefeito também pretende melhorar a comunicação da Cidade das Flores. “Quando falo em comunicar, falo de um projeto em torno dos setores, como secretarias de obras, mobilidade, saúde e educação. O investimento em um aplicativo ou alguma coisa nesse sentido será um dos principais pilares do nosso primeiro ano de governo”, explica.

Prefeito Martin (D) e seu vice Marcelo Frohlich nas ruas de Ivoti. (Foto: Arquivo Pessoal/Martin Kalkmann)

Experiente na área da saúde, com atuação em hospitais na região do Vale do Sinos, Martin pretende aumentar o acesso a esses serviços no município. “Dentro do nosso plano de governo está a construção de um centro de especialidade que também vai comportar o nosso Pronto Atendimento, uma das principais obras que pretendemos fazer. Além disso, planejamos implementar um aplicativo para marcação de consultas, para que o serviço não continue sendo feito apenas por telefone”, destaca.

Cresce a presença de mulheres no Legislativo

Com o resultado do pleito, a Câmara de Vereadores de Ivoti deve ter maior representatividade feminina. Além da reeleição de Marli Gehm (MDB), terceira na lista dos mais votados do município, com 824 votos, a cidade elegeu Fabi (PP), com 530 votos, e Marlise Graff (Republicanos), com 486 votos. De nove cadeiras, três são ocupadas por mulheres, representando um terço do Legislativo. Um crescimento significativo na comparação com a eleição passada, quando havia apenas Marli.

Mais três vereadores foram reeleitos. Dentre eles, Alexandre Borracheiro (PP), o mais votado do município. Os outros dois vereadores migraram nesta eleição do PP para o Republicanos, que ficou com três vagas — PSB, PRB e PDT perderam lugar na Casa Legislativa. MDB e PT ficaram com uma cadeira cada, enquanto o PP, base governista, segue sendo o partido com mais representantes, com quatro vereadores.

Gráfico ilustra composição das cadeiras do Legislativo e o aumento da representatividade feminina. (Arte: Letícia Costa/Infogram)
Vereadora Marli Gehm (MDB) está indo para o nono mandato na Câmara Municipal de Ivoti. (Foto: Arquivo Pessoal/Marli Gehm)

Prestes a iniciar o nono mandato como vereadora, Marli Gehm (MDB) acredita que a sua reeleição é fruto de um trabalho contínuo junto à população. “Procuro atuar como uma porta-voz para as principais demanda da comunidade”, destaca a vereadora, que garante que seu próximo mandato continuará da mesma forma. “Meu principal projeto será ouvir população e representá-la em suas necessidades, independente das áreas. Estou sempre aberta às sugestões e ao diálogo”, explica.

Quanto à representatividade feminina na Câmara Municipal, Marli avalia o cenário com muito bons olhos. “Isso significa que as mulheres estão buscando e conquistando o seu espaço. Aproveito a oportunidade para abraçá-las de modo especial e desejar boas vindas”, destaca. Além de vereadora, Marli também representou foi vice-prefeita do município, entre 2013 e 2016, totalizando 10 mandatos ao longo de sua trajetória na política local.

--

--