Rockão vegano
Banda de São Leopoldo prepara o seu primeiro videoclipe com a música “Prisioneiros sem condenação”

Um trabalho autoral com a influência do rock dos anos 1960/70 e com um olhar para diversos temas sociais e ambientais. É o que resume o som da banda leopoldense Maçã de Pedra, na estrada há 12 anos, que encaminha a produção de seu primeiro videoclipe. Os roqueiros já lançaram um álbum em 2013, que foi masterizado no estúdio Abbey Road, em Londres.
Na produção audiovisual, a composição retrata as razões para a opção de vida do casal Rodrigo Java (guitarra) e Caren Suzana (vocal), que se tornaram vegetarianos e caminham para o veganismo. A música tema do trabalho “Prisioneiros sem condenação” faz uma crítica ao atual cenário da produção e industrialização de alimentos e à condição dos animais que vivem em confinamentos, em contagem regressiva para o abatedouro.
“Ainda sinto vontade de comer carne. Vivo no Rio Grande do Sul, aqui tudo é churrasco. Mas quando vejo um caminhão carregado de animais, enxergo os judeus nas concentrações nazistas. Como diz a própria música, é preciso ter coragem para mudar”, afirma Java.

Um documentário sobre os maus-tratos de animais, chamado A carne é fraca, mudou a concepção dos músicos ao fazê-los pensar sobre a indústria da carne. Na visão do casal, a violência está por trás dos comerciais que mostram famílias felizes comprando sofrimento embalado nos supermercados.
A composição é mais um tema relevante que a Maçã de Pedra traz ao público. “O rock tem esse papel de ‘dar um soco na cara’ da sociedade e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem positiva, de paz, de libertação. Já falamos em outras composições sobre feminismo, sobre a causa LGBT, trouxemos mensagens fortes como em Velha rotina. O nosso papel é sair da zona de conforto e tirar as pessoas da zona de conforto”, destaca Caren.
A partir de setembro, a banda, que ainda conta com os músicos Samuel Bolacel (contrabaixo) e Leandro Benites (bateria), vai para o estúdio, mesclando riffs de guitarra com muitos efeitos e experimentações, um vocal potente e uma cozinha cheia de groove, para produzir o vídeo. O trabalho conta com o incentivo privado de algumas empresas que estão financiando a produção, através de cotas, assim como grupos protetores de animais, que estão fornecendo material informativo para a produção.

No dia 28 de outubro, a República das Cervejas, em São Leopoldo, será o palco do lançamento do videoclipe, com show que mistura clássicos do rock e o repertório autoral, uma receita de sucesso que acompanha a Maçã de Pedra e fideliza o público da banda desde o início da sua trajetória. Confira no podcast o bate-papo com o casal e a música-tema do clipe:
Serviço
O quê? Lançamento do videoclipe “Prisioneiros sem condenação”, da banda Maçã de Pedra.
Quando? 28 de outubro, às 22h.
Onde? República das Cervejas (Rua Amadeo Rossi, 350 — Morro do Espelho, São Leopoldo — RS).

