Inter enfrenta o Nacional e Grêmio joga contra o Libertad nas oitavas da Libertadores

Confrontos foram definidos em sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai

Matheus Klassmann
Redação Beta
5 min readMay 14, 2019

--

Por Lucas Lanzoni Rafael Passos Matheus Vargas Matheus Klassmann

Definições sobre o futuro da Libertadores ocorreram na noite desta segunda-feira, 13. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Foram anunciados na noite desta segunda-feira, dia 13, os duelos que abrem a fase de mata-mata da Libertadores da América, após sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai.

Campeão em 2006 e 2010, o Inter terá como adversário o Nacional, do Uruguai. O confronto já decidiu uma edição da competição, em 1980, quando os uruguaios conquistaram o título. Nas oitavas, o colorado decide em casa a vaga contra os adversários. Se passar de fase, enfrentará o vencedor da partida entre Flamengo e Emelec.

Tricampeão da Libertadores, o Grêmio joga contra o Libertad, do Paraguai. Ambas as equipes se enfrentaram recentemente na fase de grupos da competição, quando o Grêmio perdeu em casa e venceu o jogo disputado no Paraguai. Se garantir a classificação, joga contra Palmeiras ou Godoy Cruz nas quartas de final.

Os jogos de ida estão previstos para ocorrer entre os dias 23, 24 e 25 de julho, enquanto que as partidas de volta ocorrem uma semana depois, nos dias 30 e 31 de julgo e 1º de agosto.

Definidos os confrontos diretos da Libertadores da América. (Arte: Conmebol)

Inter tem a terceira melhor campanha da primeira fase

Rafael Sóbis foi um dos destaques do Inter na primeira fase. (Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional)

O Internacional garantiu sua vaga para as oitavas de final com 14 pontos e duas rodadas de antecedência. Além disso, confirmou a primeira posição na chave antes mesmo de entrar em campo para o último confronto da classificatória, quando empatou com o River, segundo colocado do grupo. O colorado é o único brasileiro invicto na competição e dono da terceira posição na classificação geral, fator que possibilita a vantagem de decidir em casa o duelo.

Os artilheiros da equipe são Rafael Sóbis e Nico López, com três gols cada. O atacante uruguaio também é o jogador com maior número de assistências na equipe, com três passes para gol.

Retrospecto colorado na competição:

1º colocado do grupo A

3º na classificação geral

Marcou: 11 gols

Sofreu: 6 gols

Goleadores: Rafael Sóbis e Nico López (3)

No Campeonato Brasileiro, o Internacional já disputou quatro partidas. Até aqui, foram duas derrotas e duas vitórias, ambas em casa, contra Flamengo e Cruzeiro — equipes que também participam da Libertadores. As derrotas foram em jogos longe de Porto Alegre, contra Chapecoense e Palmeiras. No campeonato nacional, o colorado fez cinco gols e tomou cinco. Ocupa atualmente a nona posição.

Começo ruim e returno invicto marcam o retrospecto do Grêmio

Maicon com a bola dominada: capitão do Grêmio liderou a equipe na fase de grupos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio buscou a sua vaga para o mata-mata da Libertadores somente na última rodada da primeira fase. Após não vencer nas três primeiras partidas e somar apenas um ponto em nove disputados, a equipe precisou buscar forças nos últimos três jogos da fase de grupos, quando obteve êxito contra os adversários e chegou aos 10 pontos.

A vaga, entretanto, foi conquistada somente na última rodada, quando venceu a Universidad Católica por 2 a 0 na Arena. Quem se classificou em primeiro no grupo H foi o Libertad, do Paraguai. Everton foi o principal nome do tricolor na primeira fase, com três gols marcados.

Retrospecto gremista na competição:

2º colocado do grupo H

12º na classificação geral

Marcou: 8 gols

Sofreu: 4 gols

Goleador: Everton (3)

No campeonato nacional a história é bem diferente. Com apenas dois pontos de 12 disputados, o Grêmio precisa correr contra o tempo se ainda pensa em buscar o título, uma vez que as equipes consideradas grandes já estão se distanciando. Os únicos pontos foram alcançados contra Avaí e Corinthians, ambos fora de casa. Na Arena, uma derrota para o Santos e uma para o Fluminense, numa das viradas que mais frustrou a torcida gremista nos últimos anos. Na tabela, o tricolor ocupa a 18ª posição, com um ponto a mais que o lanterna Vasco.

Confira o rendimento dos outros brasileiros na primeira fase da Libertadores

Palmeiras

Pelo segunda temporada seguida, o Palmeiras fez a melhor campanha geral na fase de grupos. A equipe treinada por Luiz Felipe Scolari ficou com o primeiro lugar do Grupo F, somando os mesmos 15 pontos que o Cruzeiro, mas superou a equipe mineira no saldo de gols (12 a 9). Na fase classificatória, o Alviverde venceu cinco jogos e perdeu um, marcando 13 gols e sofrendo apenas um. Campeão em 1999, com Felipão no comando, o Palmeiras busca o bicampeonato continental.

Goleadores: Gustavo Scarpa (4 gols), Deyverson (2 gols), Dudu, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Hyoran, Marcos Rocha, Moisés e Ricardo Goulart (1 gol).

Cruzeiro

No Grupo B, a Raposa se classificou para a próxima fase da competição junto com o Emelec. Pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro entra na Libertadores visando o título com a equipe comandada por Mano Menezes. Com 17 participações e dois títulos conquistados (1976 e 1997), a equipe se classificou para as oitavas de final com o segundo melhor retrospecto no geral, com 15 pontos. Foram cinco vitórias, uma derrota, 11 gols marcados e dois sofridos.

Goleadores: Fred (4 gols), Rodriguinho (3 gols), Sassá (2 gols), Dodô e Jadson (1 gol).

Flamengo

O Flamengo ficou em primeiro lugar no Grupo D e se classificou para as oitavas de final da Libertadores com 10 pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe treinada por Abel Braga marcou 11 vezes e levou cinco gols. Os números representam a sétima melhor campanha geral.

Goleadores: Éverton Ribeiro (3 gols), Gabriel (2 gol), Arrascaeta, Bruno Henrique, Diego, Uribe e Vitinho (1 gol) e Gutierrez (contra/San José) (1 gol).

Athletico Paranaense

O Furacão tem como melhor campanha na Libertadores da América o vice-campeonato de 2005. Em 2019, o time comandado pelo técnico gaúcho Tiago Nunes vem credenciado pela conquista da Copa Sul-Americana na temporada passada. Os paranaenses ficaram com o segundo posto do Grupo G, somando 9 pontos. A campanha totalizou três vitórias e três derrotas, com 11 gols marcados e seis sofridos.

Goleadores: Marco Ruben (6 gols — artilheiro da competição), Bruno Guimarães (2 gols), Renan Lodi, Tomás Andrade e Ballivián (contra/Jorge Wilstermann-BOL) (1 gol).

--

--

Redação Beta
Redação Beta

Published in Redação Beta

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes condutores e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Matheus Klassmann
Matheus Klassmann

Written by Matheus Klassmann

Reporter, estudante de Jornalismo e vereador de Tupandi. 23 anos.