Tecnologia revoluciona a transmissão de partidas de futebol

Aplicativo Mycujoo possibilita ponte entre clubes e fãs de ligas e campeonatos não contemplados pela mídia tradicional

Laura Pavessi
Redação Beta
3 min readJul 1, 2019

--

Facilidade de acesso e transmissão: iniciativa busca democratizar o futebol. (Foto: Laura Pavessi/BETA Redação)

É correto afirmar que, hoje, não se pode mais pensar em futebol sem pensar em tecnologia. Desde o engajamento dos torcedores através das redes sociais, até a implementação do VAR (árbitro assistente de vídeo) e os impressionantes avanços em qualidade de imagem de transmissão, ela está presente em muitos aspectos da experiência esportiva. Nesse sentido, surgem projetos como o Mycujoo, que possibilita a transmissão das partidas de qualquer setor do futebol.

O Facebook entrou oficialmente na briga com gigantes da TV pelos direitos de transmissão dos grandes campeonatos pela sua nova plataforma “Watch”. A Libertadores deste ano foi a primeira edição com tantos meios de comunicação — TV aberta, TV fechada e streaming — tendo acesso aos jogos.

“Esse processo de licitação marca um rito histórico no futebol sul-americano, pois vai permitir uma maior abertura de possibilidade de assistir aos jogos. São formas novas de assistir aos jogos. Isso é o que nós chamamos de futebol para todas as partes”, declarou o diretor comercial de clubes da CONMEBOL Juan Emilio Roa para o LANCE!

Agora, chegou a vez de clubes amadores e campeonatos regionais usarem da tecnologia para alcançarem um novo público e também estimular o envolvimento dos torcedores.

Futebol na palma da mão

A plataforma Mycujoo se coloca como um serviço de streaming com os menores custos possíveis para garantir a transmissão dos setores menos desenvolvidos do futebol: ligas secundárias, futebol feminino, futebol juvenil, futsal e futebol amador. Tudo isso é feito através de um set simples com câmeras ou mesmo celulares. Assim, torcedores de qualquer lugar do mundo podem acompanhar as partidas pelo aplicativo.

As funcionalidades, no entanto, são muitas, desde criar marcações como gols e chances de gol nos “melhores momentos” da partida para que possam ser revistos no player, até a facilidade de compartilhamento e integração do player em outros sites.

“O volume de conteúdo de competições de futebol gerado no mundo é enorme. Para dar uma noção real da oportunidade, hoje 90% dos jogos organizados por federações ao redor do mundo não são transmitidos em nenhuma mídia e no Brasil não é diferente. Desta forma, conseguimos conectar milhões de torcedores com as suas paixões” — comentou Cesar Villares, sócio fundador da Go4it Capital ao Vale Publicitando no ano passado, quando a empresa de investimentos em negócios e tecnologia do esporte anunciou aporte na plataforma.

Hoje, com mais de 5,1 milhões de usuários e 25 milhões de views, a Mycujoo está expandindo sua parceria com federações de futebol no território brasileiro e observando um crescimento orgânico de público torcedor: “A rádio local informa, os clubes informam, os jogadores informam familiares e amigos, e assim teia vai se formando”, explica Lucas Pontes, diretor comercial da JC Comunicações, que representa a Mycujoo no Rio Grande do Sul.

A plataforma já trabalha sob contrato com mais de 120 federações de futebol em todo mundo. No Brasil, já fecharam parceria com as Federações Gaúcha de Futebol, Paulista e em outros estados.

Segundo Lucas, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) tem sido uma referencia para a Mycujoo no incentivo ao clube para a transmissão. Todas competições federadas necessitam de um quadro de arbitragem, e ele afirma que a FGF tem enviado câmera+tripé com os árbitros para as partidas. Além disso, a Federação tem promovido “concursos”em universidades, para que jovens que queiram ser narradores testem suas performances na plataforma. CBF e FIFA também já estão relacionadas com a plataforma: a primeira, transmitindo os campeonatos que não são comercializados para os grandes veículos e a segunda, como investidora.

Para viabilizar comercialmente e expandir o projeto, a Mycujoo busca fechar parcerias e patrocínios de campeonatos com marcas que queiram comunicar com o público apaixonado por futebol. A maior exposição também deve beneficiar os clubes nesse sentido: “Mexe a cadeia toda, pois os clubes passam a ser mais vistos e assim conseguindo explorar melhor seus patrocínios de campo e camisas”, conclui Lucas.

Para acompanhar: pelo app Mycujo no Google Play, App Store ou pelo site https://mycujoo.tv/

--

--