Tradição gaúcha conquista a Coreia do Sul

CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, vence festival internacional de dança no país asiático

Milene Magnus
Redação Beta
4 min readSep 23, 2017

--

Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos como grande campeão do Cheonan World Dance Festival 2017. (Foto: Filipi Dittrich)

Do outro lado do mundo a tradição gaúcha teve seu momento de estrelato. No dia 17 de setembro, último domingo, o Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos, de Gravataí, ganhou o Grand Prize Cheonan World Dance Festival, na Coreia do Sul. Entre 12 companhias de dança, o CTG Aldeia dos Anjos se sagrou campeão, conquistando, assim, a “tríplice coroa” dos festivais mundiais de dança, já que em 2014 e 2016 foi campeão na Turquia e na Itália, respectivamente.

Mais de 60 anos de estrada trilham a história do Aldeia dos Anjos. Fundado em 22 de janeiro de 1956, o CTG iniciou um caminho em busca do fortalecimento e da disseminação da cultura gaúcha por todo o Estado. É considerado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul através da lei estadual 12.518, além de ser o maior campeão do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), vencendo 11 vezes a competição. Em 2014, o grupo foi à Turquia participar do 15º International Büyükçelmece Culture and Art Festival, ganhando a premiação, assim como em 2016 levou o prêmio Sagra del Mandorlo in Fiore, na Itália.

“Para nós, sempre é uma conquista importante a mais para a história da entidade. Um motivo de orgulho.” — Marco Aurélio Ávila, diretor e professor do grupo desde 1994

Os ensaios para a competição iniciaram oito meses antes da data de embarque. A preparação precedente ao evento inclui a seleção dos integrantes do grupo, a definição dos quadros e muito ensaio, segundo Marco Aurélio. Entre bailarinos, produção e coreógrafo eram 30 pessoas, que saíram do Brasil rumo à Coreia do Sul no dia 4 de setembro.

Ao chegar em terras sul-coreanas, o CTG participou do Street Dance Parede, prêmio secundário do Cheonan Festival. A apresentação de um mix de danças tradicionais, com duração de dois minutos, concedeu ao grupo o quarto lugar na premiação, que tinha uma listagem de 33 grupos de street dance, companhias internacionais de folclore e outros estilos de dança. Confira a apresentação do CTG:

Apresentação do CTG Aldeia dos Anjos no Street Dance Parade do Cheonan Festival.

Trajadas de vestidos brancos com detalhes em rosa, as dançarinas se uniram aos companheiros de dança que vestiam calças e casacos também brancos para a apresentação principal. Nos cinco minutos de exibição, o CTG dividiu sua dança em duas coreografias de Lúcia Brunelli somada a uma montagem de chula — dança individual sobre uma vara de madeira.

CTG Aldeia dos Anjos em apresentação no Cheonan World Dance Festival. (Foto: Kim Hyun-Jun/Divulgação)

Com legado e trajetória de renome internacional, o CTG Aldeia dos Anjos vê um aumento na procura por tradições gaúchas, tanto regionalmente como em outros países. “Nossa cultura e o meio como ela é organizada causam muita admiração fora do Brasil, pois se percebe um engajamento da família no seio do tradicionalismo”, relata Marco Aurélio.

Muitas pessoas da cidade natal do grupo se manifestaram nas redes sociais parabenizando o grupo. Entre elas, a secretária de Cultura de Gravataí, Fernanda Fraga, que comemorou a conquista. Para Fernanda, a cidade “tem uma raiz muito forte com o tradicionalismo. A nossa população mantém vivos os laços de seus antepassados. O CTG Aldeia dos Anjos cumpre esse papel. Isso muito orgulha e motiva o poder público a seguir apoiando o CTG.”

Acompanhando de perto os eventos e os acontecimentos de Gravataí, a secretária firma o compromisso de fomentar as iniciativas culturais da cidade e dar continuidade às tradições enraizadas na região. “Já estivemos ao lado do Aldeia dos Anjos no Enart, em Santa Cruz do Sul. Também realizamos o Rodeio Internacional do Mercosul, em parceria entre a entidade e a Prefeitura”, declara a Fernanda, que ainda aposta nas atividades em parceria com os Centros de Tradição Gaúcha para promover, cada vez mais, a cultura tradicionalista no município.

A partir da visibilidade internacional que a conquista do prêmio traz, Fernanda acredita que a cidade se torna um referencial turístico. “Há muitos anos, o CTG passou a ser reconhecido como o Aldeia dos Anjos de Gravataí. O contrário também é muito comum, quando admiradores da cultura gaúcha dizem Gravataí, terra do Aldeia dos Anjos. Isso é muito positivo. Na realidade, nos enche de orgulho estar em qualquer local e ser reconhecido por essa referência”, conclui.

Compartilhando a vitória do grupo, a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), que efetuou o convite para o Aldeia dos Anjos participar do festival, parabenizou o grupo em sua página no Facebook. Confira o vídeo compartilhado pela FEBRARP:

--

--

Milene Magnus
Redação Beta

Jornalista formada pela Unisinos. Apaixonada por contar histórias, por esportes, por moda.