Um negócio de aquarismo desenvolvido nas redes

Trinta anos depois, loja reinventa seu modelo de negócio baseando-se no marketing digital

Alessandro Garcia
Redação Beta
4 min readNov 28, 2018

--

Em 1986, a então Marambaia Aquários ocupava uma sala comercial no bairro Higienópolis, em Porto Alegre. De propriedade de Silvio Cecchini Mammarella, à época estudante de Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o negócio iria de vento em popa até 1996, mas não resistiria à instabilidade do câmbio e a alta da inflação — características daquele período, vindo a encerrar suas atividades.

Anos passaram, e mesmo exercendo outras atividades laborais, Silvio, hoje com 50 anos, jamais abandonou sua paixão pelo aquarismo. O biólogo conta que, durante muito tempo, foi “reunindo forças e conhecimento” para achar a melhor maneira de voltar ao seu negócio.

No final de 2017, surgia a Zeppelin Aquários, estabelecida em Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde. Essa nova versão da loja veio acompanhada de um novo modelo de negócio, baseado em técnicas do marketing digital. Essa virada de foco, como qualifica o empreendedor, “foi estratégica para viabilizar a retomada da empresa”.

O marketing digital, segundo o conceito de Lucas Santiago Arraes Reino, doutor em Comunicação Pela Universidade Pontifícia católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em seu artigo, “Redes Sociais e Marketing Digital, o Caso do Firula’s Café”, consiste na “a aplicação dos conceitos de marketing no ambiente digital, principalmente na internet (…) É a partir dessa interligação entre a rede e o posicionamento de marketing, que é possível construir, no ambiente digital, uma marca forte online”.

Um detalhe curioso da Zeppelin Aquários é que toda a identidade visual da loja é baseada na paixão de Silvio pela banda britânica Led Zeppelin. A arte na qual o empresário se inspirou para construir a comunicação visual da loja é a capa do filme-concerto e álbum ao vivo, Celebration Day, de 2012.

A comunicação visual da loja tem como referência uma das obras do ícone britânico Led Zeppelin (Fotos: Reprodução)

As principais tarefas das redes

Silvio conta que diferente da sua primeira incursão no aquarismo, não imaginou um CEP como sendo o motor do seu novo negócio. O endereço físico da Zeppelin Aquários existe e é uma casa de propriedade do empreendedor. Os clientes podem, mediante agendamento, deslocar-se até o bairro residencial e ter contato com as diversas espécie de peixes e plantas expostas nos aquários da empresa.

Na loja física, os clientes podem conferir os diversos tamanhos de aquários e diferentes espécies de peixes e plantas (Fotos: Reprodução/Facebook)

O sistema de venda adotado pelo empreendedor desenvolve-se principalmente nas mídias sociais — Instagram, Facebook e WhatsApp. Por meio dessas plataformas, Silvio contata fornecedores, expõe produtos e capta novos clientes. O empresário afirma que a atuação em cada rede social é coordenada em cima de determinado público-alvo e com uma finalidade específica.

“No Facebook, por exemplo, o foco são anúncios patrocinados que expõem serviços e produtos para um público e uma região pré-determinados. As postagens tem a temática de promoção e são eficazes para a abertura de novos clientes”, diz Silvio Cecchini.

Além disso, o perfil no Facebook da loja reúne conteúdos relacionados a curiosidades, cuidados e boas práticas em relação ao mundo do aquarismo. Já no Instagram, imagens de produtos, aquários, peixes, equipamentos e plantas aquáticas é o que abastece a rede social. E o WhatsApp é a principal forma de contatar a loja, uma vez que a plataforma de mensagens permite que os clientes entrem em contato para solicitar orçamentos e sanar dúvidas quanto a produtos e serviços.

Da perspectiva dos clientes

A página no Facebook da Zeppelin Aquários, atualmente, conta com avaliação cinco estrelas, proporcionada por mais de 20 avaliadores que atribuíram a nota máxima ao site. No Google Local Guides, a empresa conta com a nota 4,8 — de 5, oriunda de mais de dez avaliações positivas.

Émerson Woiciechoski Jandrey, 19 anos, conheceu a loja ao pesquisar na internet sobre aquarismo. O jovem conta que ficou muito satisfeito com o atendimento e ressaltou o diferencial representado pelo conhecimento técnico do proprietário.

“Me senti muito confortável em negociar com a Zeppelin. Percebi o profissionalismo e ampla experiência já na primeira troca de mensagens. Recomendo, com certeza” — comenta entusiasmado o jovem cliente.

--

--