Uma transmissão do Gre-Nal diferente

A Beta Redação acompanhou a cobertura do clássico 422 realizada pela Rádio Grenal

Bruno Flores
Redação Beta
6 min readNov 4, 2019

--

Imagine transmitir um Gre-Nal para uma rádio tradicional no FM do Rio Grande do Sul. O dia do clássico já é diferente por si só. Agora, pense na cobertura feita por uma rádio que leva o nome dessa rivalidade e se propõe a falar exclusivamente de futebol, 24 horas por dia. Essa é a missão da rádio Grenal, que a Beta Redação acompanhou durante o clássico 422, na Arena do Grêmio.

Dias antes do Gre-Nal, a rádio já projetou situações da partida ao longo de sua programação. Desde o fim do jogo do Inter contra o Athletico-PR, na quinta-feira, 31 de outubro, a emissora passou a tratar exclusivamente do clássico nas pautas e debates ao longo da programação.

Além disso, o trabalho da equipe de reportagem ganha mais “pressão” na busca pelas informações em primeira mão às vésperas de um clássico. No dia anterior ao jogo, a emissora adiantou a lista de relacionados do Grêmio e o fato de Uendel ter treinado entre os titulares do Inter, o que se confirmou na partida.

Concentrações

Nas palavras do repórter e coordenador de equipe da rádio Grenal, Diogo Rossi, a emissora trata o clássico como uma Copa do Mundo. Por isso, o dia do clássico é o mais importante para a rádio. E esse dia começa bem cedo.

O coordenador de equipe e repórter, Diogo Rossi, considera o Gre-Nal uma final de Copa do Mundo (Video: Beta Redação/Bruno Flores)

No Gre-Nal do domingo, 3 de novembro, marcado para iniciar às 18h, os repórteres das concentrações fizeram as primeiras entradas ao vivo às 9h. A Grenal destinou os repórteres Valéria Possamai, para acompanhar a movimentação do Grêmio, e Paulo Nunes, para repassar informações sobre o Inter.

Para Paulo Nunes, cobrir um clássico pela emissora é muito diferente. “A gente sabe que o Gre-Nal não termina ali e isso é muito motivador. A gente tenta sempre reportar algo a mais para estar à frente”, relata.

“Gre-Nal é um espetáculo diferente. Ouvir teu nome no roteiro já é uma sensação diferente. Estar ali ouvindo o torcedor que aguarda o jogo, os dirigentes e os jogadores é algo ímpar”, explica a repórter Valéria Possamai.

PRÉ-JOGO

Seis horas antes da bola rolar no domingo, dia 3, a rádio deu início ao Esquentando o Jogo, seu programa que antecede a partida. O tarimbado comentarista, Luiz Carlos Reche, e o jovem narrador, Angelo Afonso, comandaram a atração, direto da Arena do Grêmio.

Luiz Carlos Reche e Angelo Afonso apresentaram o Esquentando o Jogo (Foto: Divulgação/Rádio Grenal)

Desde o meio-dia, o Esquentando já oferecia ao ouvinte da rádio as primeiras informações sobre o jogo. A dinâmica do programa, em dia de clássico Gre-Nal, é mais acelerada, quando são apresentadas entrevistas especiais ao vivo e resgatados gols marcantes dos Gre-Nais. A produção do programa é responsabilidade dos estagiários Bruno Soares e Nicolas Wagner.

No palco da partida, os quatro repórteres da jornada são acionados desde o início do Esquentando o Jogo. Para este clássico, a emissora escalou Diogo Rossi para acompanhar o Grêmio, Henrique Pereira para tratar do Inter e Bruno Flores para “fazer intermediária” (função em que o repórter relata os lances ocorridos entre uma área e outra). Ana Aguiar, por sua vez, atuou como repórter de torcida e abasteceu as redes sociais da emissora, outro diferencial da rádio. “É extraordinário participar da cobertura de um dos maiores clássicos do mundo”, afirma Ana.

Publicações nas contas da Rádio Grenal no Twitter e Instagram (Créditos: Twitter e Instagram/Rádio Grenal)

No clássico 422, o trabalho dos repórteres que cobriam as concentrações dos dois times se encerrou apenas quando as delegações deixaram os hotéis, por volta de 16h. Até este horário, Valéria e Paulo trouxeram a movimentação dos locais e as palavras dos dirigentes de Grêmio e Inter. Além disso, eles encerraram sua cobertura fazendo o relato ao vivo da saída da delegação.

Após alguns minutos pelas ruas de Porto Alegre, a primeira comissão a chegar na Arena foi a do Inter, visitante no clássico. A movimentação na zona mista foi intensa e gerou aglomerados de profissionais de todas as emissoras em busca de uma palavra do meia Neilton, que parou para falar com os jornalistas.

Repórteres entrevistam o meia Neilton na chegada à Arena (Foto: Beta Redação/Bruno Flores)

Minutos depois, a delegação do Grêmio chegou ao palco da partida, formando novo aglomerado de jornalistas em busca do melhor registro de cada jogador. Assim como aconteceu com o Inter, novamente profissionais voltaram a se amontoar, dessa vez para ouvir o atacante Diego Tardelli.

Diego Tardelli fala na chegada ao estádio e é cercado pelos jornalistas (Foto: Beta Redação/Bruno Flores)

Com os dois times devidamente instalados no estádio, começa a expectativa pelas escalações, que pelo protocolo da CBF devem ser divulgadas 1 hora antes do jogo. Nesse momento os olhares dos repórteres se dirigem para João Paulo Fontoura e Rafael Antoniutti, assessores de imprensa de Grêmio e Inter, que no horário estipulado colam nas paredes da zona mista a relação dos times titulares. É hora do show.

JORNADA ESPORTIVA

Na rádio Grenal, a jornada esportiva começa às 17h. Haroldo de Souza, o narrador que mais cobriu Gre-Nais, dá início ao principal produto da emissora. O fato curioso é que, por conta de um problema no tendão de Aquiles, Haroldo teve de utilizar uma cadeira de rodas para chegar à cabine da Arena e narrar seu 172º clássico.

Para o comentarista, Luiz Carlos Reche, a cobertura da rádio Grenal é diferente pelo volume de programação. “Ao longo da semana passada, antes do Gre-Nal, trouxemos atrações dos dois times. Mesmo com os jogos do Inter, em casa, e do Grêmio, fora, nós cobrimos os jogos e também a projeção do clássico”, explica.

Luiz Carlos Reche, comentarista da rádio Grenal, fala sobre a cobertura da emissora (Video: Beta Redação/Bruno Flores)

Jornada no ar, o narrador aciona os repórteres com as escalações, banco de reservas, informações da torcida, a opinião sobre o jogo com o comentarista Luiz Carlos Reche, sobre arbitragem com o comentarista e ex-árbitro Diego Almeida Real e os destaques com o plantão esportivo com Rogério Bohlke.

Repórter Diogo Rossi informa a escalação do Grêmio ao vivo na Rádio Grenal (Video: Beta Redação/Bruno Flores)

Os repórteres de campo se posicionam atrás das goleiras, enquanto o responsável pela intermediária fica na zona mista, caso algo diferente aconteça. Com os times no túnel, o terceiro repórter sobe para a cabine.

BOLA ROLANDO

Com o jogo em andamento, a mescla da experiência com a juventude dá resultado, gerando uma jornada concisa, informativa e ágil. O trabalho do estádio também ganha um componente: a transmissão via Facebook e Youtube, com imagens dos profissionais na cabine. Matheus Goulart, da equipe de mídias sociais da Rede Pampa, é o responsável por essa tarefa.

Transmissão ao vivo da Rádio Grenal via Youtube e Facebook (Video: Youtube/Rádio Grenal)

PÓS-JOGO

Durante os mais de 90 minutos de jogo, Haroldo de Souza comanda a jornada esportiva. Com o apito final, Angelo Afonso retorna aos microfones direto da Arena para a repercussão do clássico, vencido pelo Grêmio. Na rádio Grenal, o programa que acompanha o pós-jogo é denominado Debate Bola.

Angelo Afonso e Luiz Carlos Reche durante o Debate Bola (Foto: Beta Redação/Bruno Flores)

Angelo Afonso entende que há uma grande responsabilidade em apresentar o pré e o pós-jogo de um clássico pela importância para a emissora.

O narrador Angelo Afonso comenta a realização da cobertura do clássico 422 (Video: Beta Redação/Bruno Flores)

O jovem narrador comanda a atração com as informações da reportagem e a opinião dos comentaristas durante mais de 2 horas ininterruptas. Os repórteres de campo retornam do gramado e se dirigem para as respectivas entrevistas coletivas dos técnicos. O repórter de intermediária permanece na zona mista para ouvir dirigentes do Inter e jogadores do Grêmio. Ana Aguiar também vai para a zona mista produzir vídeos e fotos das entrevistas.

Trecho do comentário de Luiz Carlos Reche após o clássico Gre-Nal 422 (Video: Beta Redação/Bruno Flores)

Ao fim do Debate Bola, foram encerradas as transmissões da emissora direto da Arena. Contudo, o assunto Gre-Nal seguiu na pauta, porém com mais interatividade dos ouvintes. Inclusive, o clássico ainda está sendo debatido pelos comunicadores no momento da publicação desta reportagem.

--

--