União Harmonia Futebol Clube busca a profissionalização

Clube da região metropolitana de Porto Alegre cogita disputar a Copa Seu Verardi no segundo semestre

Lucas Lanzoni
Jun 24 · 3 min read
União Harmonia contra São José de POA pelo campeonato Gaúcho de 2019. (Eduardo Torres/EC São José)

F undado no longínquo ano de 1964, no município de Canoas, o União Harmonia Futebol Clube teve início a partir de uma história curiosa. Em função das enchentes que prejudicavam o antigo loteamento do bairro Harmonia, foi reservado um campo para o escoamento da água. Mais tarde, esse espaço daria origem ao clube.

No início não havia sequer presidente e o clube se reunia em torno de uma uma associação de moradores. No ano da fundação as goleiras foram instaladas, simbolizando a transformação daquele campo destinado ao escoamento da água em local para se jogar futebol.

O clube passou os anos 70 e 80 disputando apenas os campeonatos amadores da época. O grande ano, contudo, foi em 1988, quando junto de seu treinador e atual presidente, Ênio Gergen, a equipe conquistou o Campeonato Municipal na categoria força livre.

Atualmente, o Harmonia está em pleno crescimento, pensando inclusive na profissionalização. Desde o início do ano, o clube disputa o Campeonato Gaúcho nas categorias sub 15, 17 e 20, competição promovida pela Federação Gaúcha de Futebol. Analisa, ainda, a possibilidade de disputar a Copa Seu Verardi — realizada no segundo semestre pela Federação.

Pensando no futuro

O vice-presidente do clube, Cléu Fontoura, lembra da sua trajetória até chegar ao atual posto no clube. “Eu nasci e joguei no Harmonia e, depois de uma lesão, parei. Após o pessoal mais antigo, infelizmente, ir morrendo, os mais novos assumiram o clube. Fui tesoureiro aos 17 anos e, agora, cheguei ao posto de vice-presidente com a equipe disputando campeonatos pela Federação Gaúcha”, comenta.

Com o objetivo de transformar o União Harmonia em um clube profissional, Cléu recorda do convite feito pelo presidente da Federação, Francisco Novelletto, para disputar a Copa Seu Verardi. “Essa é uma copa profissional e estamos analisando os custos, pois será um passo gigantesco para o Harmonia se profissionalizar”, finaliza.

Atualmente, o time é treinado por Matheus Gamarra — atleta da equipe no final dos anos 90. Ele iniciou sua trajetória no time em 1998, aos 10 anos. “Joguei nas categorias sub 13 e sub 15. Depois que saí joguei profissionalmente por 10 anos, mas sempre que estava de férias ficava perto do clube”, relata.

O treinador Matheus Gamarra comandando o União Harmonia. (Paulo Martins/Rádio Fátima)

Para Matheus, é gratificante fazer parte de um clube que projeta a sua profissionalização. “O projeto do clube é ambicioso, com objetivos traçados e bem organizados. Acredito e sei que, com muito trabalho e dedicação, vamos alcançar”, complementa.

O sonho de ser jogador continua

Outro nome que faz parte do clube, mas como jogador, é Bruno Mendes. O atleta ingressou na equipe no início de 2019 através de um amigo que o levou até o clube. Segundo ele, a estrutura é baseada no campo que tem o alojamento para os atletas de fora do Estado e a academia, onde o grupo realiza os treinos físicos.

Bruno Mendes durante uma partida do União Harmonia. (Gabriel Tediotto/EC Juventude)

Conforme revela, o clube tem um bom projeto, principalmente para o segundo semestre, quando receberá a ajuda de investidores. “No momento o clube não paga salários, pois querendo ou não a gente precisa encontrar outro método de sustento por fora”, finaliza.

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Lucas Lanzoni

Written by

Estudante de jornalismo

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade