Use a tecnologia para sair do vermelho

Paula Câmara Ferreira
Redação Beta
Published in
4 min readOct 31, 2018

Saiba como aplicativos podem ajudar na organização da vida financeira

De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. (Foto: FreePik)

Aprender a gastar menos do que se ganha não é uma tarefa fácil. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 62,4 milhões de brasileiros estão com o nome negativado. Uma forma de recuperar o crédito e reorganizar as finanças é usar a tecnologia a seu favor. Os aplicativos de controle de gastos são uma forma prática de fazer um diagnóstico da vida financeira e descobrir para onde o dinheiro está indo.

Para o economista e coach financeiro Everton Lopes, 56 anos, anotar os gastos em um aplicativo é uma maneira eficiente para começar a controlar as finanças e assim sair do vermelho. “Uma forma de controlar o seu dinheiro é fazer os lançamentos de todos os seus gastos, por que se a gente não sabe para onde está indo o dinheiro, não há como ter equilíbrio financeiro, então endividamento e inadimplência acontecem. Então é importante sim, anotar tudo dentro de um aplicativo”, aconselha.

Lopes, economista há 20 anos, recomenda além de anotar no aplicativo também analisar onde está gastando mais e fazer cortes. “O aplicativo tem essa vantagem porque a gente pode definir metas, sabemos por exemplo quanto gastamos em média de alimentação na nossas vidas mensalmente. A partir disso, é possível estipular uma meta e o aplicativo vai avisá-lo se você ultrapassou limite se está chegando próximo”, explica.

Colocando as contas em dia

Isabella Moscatelli, 21 anos, designer gráfica, conta que precisou recorrer a um aplicativo para organizar suas contas. “Estava desempregada e com algumas dívidas. O bom é que no celular é possível separar por categorias os gastos e também os rendimentos. Então, tu consegue ver as contas que são prioridades e sabe exatamente onde gastou”, explica.

Isabella usa o recurso há 8 meses e diz que anotar os gastos virou um hábito. “Nunca utilizei nenhum método antes para organizar minha vida financeira. Mas confesso que gostei bastante e me ajudou a chegar em um equilíbrio financeiro então pretendo continuar”, declara.

O professor Artur Felipe Ferreira Gums, 24 anos, começou a usar um aplicativo de controle de finanças buscando entender para onde ia todo o seu salário. “ Eu sempre ficava na dúvida se tinha gastado tudo aquilo mesmo ou ainda se eu não tinha perdido o dinheiro. Então, comecei a usar o app para controlar as despesas, ver para onde estava indo a minha renda”, conta.

Felipe usa o aplicativo há um ano e 8 meses e faz anotações diárias no seu smartphone. “Agora eu sei onde eu gasto. Pude planejar melhor o que vou comprar, ver onde estava gastando muito e assim reduzir custos”, fala orgulhoso.

O consultor e educador financeiro Felipe Benfenatti , 33 anos, alerta que somente aplicativo não vai tirar a pessoa do vermelho ou fazer ela ganhar dinheiro. “O aplicativo não é o segredo. Na verdade ela vai ter que fazer este diagnóstico, anotar os gastos, usar o programa, mas a decisão e a educação financeira ela tem que buscar em outras fontes: fazendo bons cursos, lendo bons livros, para poder compreender os dados que a ferramenta produz”, explica.

Planeje suas finanças

Separamos três aplicativos para quem quer começar a organizar as finanças pessoais ou para quem precisa quitar dívidas. Confira:

Mobillis — O aplicativo usado pela Isabella:

Disponível gratuitamente para Android e IOS, o usuário se cadastra no app e pode acessá-lo tanto pelo smartphone como pelo computador. Não há limites para cadastrar despesas e receitas e é possível cadastrar até três metas de orçamentos. Além disso, ele gera um gráfico simples para usuário ver onde está gastando mais. Isabela conta que é possível criar categorias personalizadas na ferramenta o que facilita a compreensão dos dados.

Outro ponto interessante é que a ferramente disponibiliza na sua tela inicial um atalho para seu blog de educação financeira.

Finanças Simples — O aplicativo usado pelo Artur:

Disponível apenas para Android, o app como o seu próprio nome diz: é simples. É possível cadastrar quantas despesas e receitas o usuário desejar, mas não é possível estipular metas. Porém, toda vez que é acessada a aba para incluir o que foi gasto ou que foi recebido, por ser uma versão gratuita, são exibidos anúncios. Sobre o relatório, ele é resumido, não há um demonstrativo de gastos por despesas. Esta simplicidade é indicada para os usuários que estão curiosos sobre as ferramentas, mas não para os que precisam de uma análise mais detalhada de suas vidas financeiras.

WiseCash — Indicação da redação:

Totalmente gratuito e disponível apenas para Android, o usuário deve se cadastrar no primeiro acesso e permite configurar um backup. O layout é intuitivo e simples de lançar as receitas e despesas diárias. Além disso, a ferramenta gera um gráfico com um detalhamento das despesas. Apesar de ser gratuito, o aplicativo não mostra nenhum anúncio.

--

--

Paula Câmara Ferreira
Redação Beta

Estudante de Jornalismo. 25 anos. Apaixonada por: animais, livros, música e séries.