Vale do Sulício cria comunidade para conectar empreendedores

Aline Santos
Redação Beta
Published in
4 min readNov 14, 2018

Startup pretende transformar a região Sul em um hub de conhecimento sobre negócios, tecnologia e disrupção

Evento Fintech Poa (Foto: Arquivo pessoal)

Atualmente o Rio Grande do Sul conta com uma ampla gama de startups em diferentes segmentos fomentando o nicho empreendedor no Estado. Com o desejo de fortalecer esta rede empreendedora e conectar os principais players envolvidos surge a startup Vale do Sulício, que criou uma comunidade online para empreendedores. O intuito do projeto é fazer do Sul um polo de referência em inovação e disrupção no país, bem como tornar-se um hub de conhecimento no assunto.

A Vale do Sulício surgiu em agosto de 2018 por iniciativa do administrador Felipe Jorge, 33 anos, e o analista de sistemas e Ceo da empresa Gestum, César Braga, 51 anos, que criaram a comunidade e apostaram na divulgação para iniciar o engajamento entre os interessados. “Com a curiosidade sobre assuntos como Inteligência Artificial, Blockchain, Big Data e a apropriação das novas tecnologias, nossa ideia é trazer estas questões para debate em diferentes cenários a partir da nossa comunidade e levar para grandes empresas, parques tecnológicos, entre outros”, explica Felipe.

O empreendimento teve um investimento inicial significativo para o desenvolvimento do site e os sócios não sentiram a necessidade de adquirir uma sede física para além de eventos, tendo em vista que o negócio se estabelece em âmbito virtual.

Felipe Jorge diz estar satisfeito com as novas conexões (Foto: Aline Santos/Beta Redação).

A comunidade Vale do Sulício permite que as pessoas criem seus perfis como pessoas, empresas, parques tecnológicos, startups, investidores, instituições de ensino e demais envolvidos na expansão do empreendedorismo, oportunizando que interajam entre si. A comunidade ainda conta com notícias e enquetes. “Alguns materiais são enviados por parceiros, pode ser um levantamento sobre startups ou outro conteúdo interessante. Esse material passa por nós e se estiver de acordo com a proposta da comunidade, postamos”, relata Felipe.

O retorno financeiro vem do lucro de eventos organizados pela startup como o Fintech Poa, realizado na última terça-feira, no hotel Sheraton, na capital. A ocasião contou com a participação de grandes empresários que palestraram sobre os principais temas envolvendo tecnologia e empreendedorismo. O consultor do departamento de regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Mardilson Queiroz, foi um dos nomes marcantes do evento.

Potencial de expansão

Dirceu Corrêa Jr. foi um dos palestrantes no Fintech Poa (Aline Santos/Beta Redação).

O Ceo da Postmetria, Dirceu Corrêa Júnior, 40 anos, foi um dos palestrantes no evento Fintech Poa. Na oportunidade, Dirceu falou sobre Big Data (um número considerável de dados armazenados), Inteligência Artificial e métricas de satisfação de consumidores, enfatizando a importância de as empresas se aprofundarem na utilização desses mecanismos. Segundo Dirceu, atualmente as empresas utilizam apenas uma parte do Big Data, conhecida como dados estruturados, neles entra a parte quantitativa da navegação do usuário, também chamado de analytics. “Existem também os dados não estruturados que se baseiam no conteúdo espontâneo dos clientes, na fala do WhatsApp, no e-mail, entre outros. Esses dados correspondem a 80% da navegação. É difícil tratar sobre esse contingente de dados porque eles não são quantificáveis. Com a utilização da Inteligência Artificial é possível decodificar este conteúdo e quantificá-lo, é um trabalho que a Postmetria faz”, explica.

Dirceu conheceu os sócios da Vale do Sulício através do convite para o evento Fintech. Gostou da iniciativa pela integração da região Sul e fomento aos negócios tecnológicos neste polo. Dirceu acredita que a startup tem possibilidade de expandir sua abrangência conectando mais pessoas do que esperam. “É interessante fortalecer a região Sul nesse sentido, pois temos um ecossistema que acaba se concentrando em São Paulo. Quero me aprofundar melhor, conhecer a comunidade deles e participar de mais eventos, fiz um bom network em minha participação no Fintech Poa”, destaca.

Proposta inovadora

Raquel Boechat pretende manter parceria com a Vale do Sulício (Foto: Arquivo pessoal).

A jornalista Raquel Boechat, 43 anos, proprietária da empresa Enfato Comunicação e professora da PUC-RS, é uma das usuárias da comunidade e considera a iniciativa da Vale do Sulício inovadora, pois segundo ela, traz práticas diferenciadas e conecta os envolvidos na esfera do empreendedorismo. “É interessante também pelas parcerias que podem se estabelecer pois temos muitas pessoas com interesses em comum”, relata.

Raquel conta que conheceu um dos sócios da Vale do Silúcio, César, quando prestou serviços de comunicação em um dos projetos dele, desde então acompanhou de perto esta nova iniciativa. A jornalista explica que pretende manter uma parceria com a startup para assuntos ligados à comunicação, tanto na participação de eventos como na prestação de serviços. “Eles estão com o projeto de fazer os cursos e a nossa agência realizaria as conexões internacionais, queremos estar junto neste planejamento”, destaca. Raquel também participou do evento Fintech Poa, realizando a abertura oficial.

Projetos futuros

Em um futuro próximo, a Vale do Sulício pretende realizar cursos de imersão, nos quais grupos se reúnem e fazem viagens internacionais a fim de conhecer grandes empresas, investidores e acompanhar o cenário empreendedor de outros países. “Além disso, queremos investir em cursos de empreendedorismo para que as pessoas aprendam como montar um projeto e demais trâmites envolvidos”, completa Felipe.

--

--

Aline Santos
Redação Beta

Jornalista, escritora, criativa, mediadora de experiências gastronômicas e afins.