Videogames, bebidas, churrasco: confira os serviços das “barber shops”

Barbearias temáticas chegam a Novo Hamburgo. Veja como é o ambiente desses locais

Pedro Kobielski
Redação Beta
4 min readOct 25, 2017

--

Barba, cabelo e bigode: barber shops oferecem ainda mais do que isso. (Foto: Chico Santana/Divulgação La Mafia)

Com a chegada das duas barber shops mais famosas do Rio Grande do Sul a Novo Hamburgo, a população local está se acostumando a ter esses locais em sua paisagem urbana. Com serviços que variam desde a oferta de videogames e sinuca até o fornecimento de uma rede de produtos própria, QOD e La Mafia estão, aos poucos, conquistando o público da cidade com sua variedade de opções.

“O grande diferencial da La Mafia é que ela não é apenas uma barbearia, é um ponto de encontro do universo masculino”, diz Rodrigo Kronbauer, proprietário da filial de Novo Hamburgo da La Mafia. “Não existia aqui um local como esse, com espaço gourmet, com sala de jogos, Super Nintendo. O público está respondendo, havia um anseio por esse tipo de espaço”, fala.

Espaços disponibilizados ao público pela La Mafia — Novo Hamburgo. Sala de jogos e espaço gourmet. (Fotos: Chico Santana/Divulgação La Mafia)

De fato, a La Mafia oferece uma série de possibilidades para quem a frequenta. Além da área de corte de barba e cabelo, há uma sala de jogos, com uma mesa de sinuca e outra de pebolim, um espaço para jogo de futebol de botão e uma televisão com Super Nintendo — console mais famoso dos anos 1990 e objeto de culto por parte dos gamers. Um espaço gourmet também está à disposição do público, com uma churrasqueira e mesas no estilo americano. Tudo isso está à disposição do público, e pode ser agendado com antecedência com o proprietário — a informalidade é uma das marcas da unidade.

As crianças também têm sua vez. (Foto: Chico Santana/Divulgação La Mafia)

Mantendo a estética e o conceito “old school” da casa, baseado na cultura beat dos anos 1950 e nas famosas organizações mafiosas da Itália, os cortes de barba e cabelo disponibilizados pela La Mafia também possuem nomes próprios. Desde “Taglio Capelli”, que representa um corte de cabelo simples, até o “Capelli + Barba”, passando por “Finitura” (acabamento) e “Sopracciglio” (sobrancelha), são inúmeras as opções para os frequentadores do local.

QOD conta com visual mais “retrô”. (Foto: Day Montenegro/Divulgação QOD)

Rogis Oliveira, proprietário da loja franqueada da QOD em Novo Hamburgo, acredita que a experiência que os clientes possuem é tão importante quanto o serviço em si. “As pessoas não vão lá necessariamente para cortar cabelo; vão tomar cerveja, jogar videogame. (A barbearia) É um clube, não é só o lugar onde as pessoas vão fazer a barba e voltar pra casa”, conta.

A rede de barber shops da QOD surgiu em 2015, como uma expansão da franquia que originalmente era focada em produtos de beleza. Seguindo a mesma levada da “matriz”, a barber shop da QOD aposta numa variada gama de cosméticos masculinos, aplicados de acordo com a necessidade e o desejo de cada cliente no momento do corte.

Imagens internas do espaço da QOD Novo Hamburgo. (Fotos: Day Montenegro/Divulgação QOD)

Expandindo cada vez mais sua rede de atuação, a QOD também aposta na “QOD Barber School”, uma escola para barbearias que engloba todas as áreas que tangem o negócio; desde o domínio da técnica até a gerência dos negócios. Nos dias 5 a 7 de novembro, a FNAC de Novo Hamburgo receberá o “primeiro parque de ensino para barbeiros no Brasil”, de acordo com os proprietários da franquia. Nos três dias do evento, serão 132 diferentes workshops ministrados ao público, que proporcionarão mais de 2 mil certificados. A área que receberá a Escola terá mais de 600 m² de atrações.

FNAC de Novo Hamburgo receberá a “QOD Barber Shop”, espaço que fornece vários workshops sobre o universo das barbearias. Evento ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro. (Imagem: Divulgação QOD)

--

--