Voluntariado repleto de conquistas

Repasses feitos pela Oktoberfest de Igrejinha refletem na melhoria de serviços disponíveis à comunidade do Vale do Paranhana

Vanessa Wagner
Redação Beta
4 min readSep 25, 2018

--

Número de voluntários da Oktoberfest de Igrejinha representa 10% da população do município (Foto: Juliano Arnold/Amifest)

O trabalho voluntário realizado pela comunidade de Igrejinha exalta a tradição da cultura germânica e destina recursos para entidades de cunho social. A soma de forças em torno de um interesse coletivo concedeu à Oktoberfest o título de maior festa comunitária do país. A festa de Igrejinha, além de se auto-sustentar, contribui com expressivos repasses do seu lucro para causas sociais no Vale do Paranhana — auxiliando setores como saúde, educação e segurança pública, prioritariamente.

No protagonismo do evento estão os milhares de voluntários que vestem a camisa e fazem a festa acontecer em todas as pontas — do planejamento à recepção do público nas bilheterias, e nas mais diversas tarefas durante o evento, inclusive servindo o chope nos pontos espalhados pelo parque. O perfil dos voluntários contempla desde jovens até grupos de terceira idade. Eles possuem em comum o orgulho de participar da engrenagem que perpetua o amor pelas tradições alemãs. “Todas as pessoas que se envolvem com a Oktober são responsáveis pelo resultado para a população”, destaca o presidente da 30ª edição da festa, Márcio Linden.

Em 30 anos de história, a Oktoberfest de Igrejinha soma 13 milhões de reais distribuídos à comunidade — resultado que consolida o caráter solidário da festa como um de seus principais diferenciais. Os valores repassados são anunciados ao final de cada ano, durante a Festa da Colheita, evento que reúne os voluntários para a prestação de contas, explica Eliane Gehwer, secretária da Amifest, associação que representa o voluntariado. Os números são apresentados com transparência, revelando a receita e despesas da edição, bem como o lucro que será integralmente revertido às entidades. Os contemplados, previamente definidos pela comissão organizadora, têm seus nomes divulgados à sociedade de Igrejinha nesta comemoração.

Diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha comemora repasse à comunidade (Foto: Vinicius Linden)

O hospital do município é a principal entidade beneficiada com os repasses. A entidade de saúde teve a capacidade do centro cirúrgico ampliada, em 2017, através de obra realizada com recursos da Oktoberfest de Igrejinha. Em 2015 foram destinados 375 mil reais ao hospital e, em 2016, mais 550 mil. Esses valores foram somados, ainda, a repasse de 835 mil reais do Governo do Estado. Já os equipamentos foram adquiridos com verba da Consulta Popular e de doações da comunidade.

O diretor do Hospital Bom Pastor, João Schmitt, destaca a importância da ampliação, revelando aumento de 38% nos procedimentos cirúrgicos em relação a 2016. Segundo ele, toda a ampliação possibilitará ao hospital, paulatinamente, se tornar refe­rência em atendimentos para outros municípios gaúchos. Para o futuro, o diretor salienta o desejo de ampliar os leitos de retaguarda disponíveis e também a emergência hospitalar.

Em 2017, repasses contemplaram as área da saúde, educação e segurança pública (Fonte: Amifest)

As receitas da Oktoberfest são provenientes da venda de ingressos, alimentos e bebidas, comercialização de espaços publicitários e cotas de patrocínio, além da aplicação de recursos através de Leis de Incentivo à Cultura, como a Rouanet. Além disso, iniciativas propostas pela organização integram a comunidade regional, multiplicando as ações de solidariedade. É o caso do projeto de socialização, que em seis anos já beneficiou mais de 240 mil pessoas. A ação é promovida com o objetivo de estimular a reunião de grupos para a realização de atividades em benefício da sociedade. Campanhas de arrecadação de donativos para distribuição em orfanatos e lares de idosos e a oferta de oficinas de aprendizagem para crianças são alguns exemplos. Na questão ambiental, existem iniciativas como a limpeza de rios e arroios e a revitalização de espaços públicos.

Na noite da terça-feira, 25 de setembro, a organização da festa recebeu o troféu Top de Marketing ADVB/RS 2018 na categoria Top Desenvolvimento Social. Considerado o prêmio de marketing mais tradicional do Sul do país, a cerimônia de entrega aconteceu na Casa NTX, em Porto Alegre, e reuniu empresas vencedoras, autoridades, imprensa e profissionais do mercado de marketing e comunicação.

Oktoberfest Igrejinha

A Oktoberfest é uma festa popular que teve origem em Munique, na Alemanha, em 1810. Difundida pelo mundo, é conhecida como um festival de comidas típicas, danças, folclore, cerveja e diversão. Em Igrejinha, a Oktoberfest acontece desde 1988, com uma programação diversificada e atrações para todos os perfis e idades. A festa é uma celebração às tradições, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Serviço:

A 31ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 12 a 21 de outubro de 2018, no parque de eventos Almiro Grings.

--

--