PK XD: o sucesso por trás do jogo social que em 3 anos já soma 50 milhões de usuários mensais

Afterverse
Beyond
Published in
6 min readAug 30, 2022

De onde veio a inspiração e como foi criado um dos jogos sociais mais queridos e acessados do país, que deu origem à Afterverse.

Quando pensamos em um jogo com o alcance do PK XD, imaginamos que ele passou por um longo processo criativo, implementado por profissionais
das mais diversas áreas. Mas, por aqui não foi bem assim. Da concepção
até a primeira versão do jogo, foram apenas 6 meses e outras 7 pessoas envolvidas além de mim, que fui o responsável pelo conceito criativo,
além de acompanhar todas as fases do processo até aqui.

Todo sucesso vem de uma grande trajetória

As minhas experiências prévias fizeram com que eu conseguisse planejar, estruturar e executar esse projeto da melhor forma.

Desde que iniciei minha vida profissional, já trabalhava com jogos, seja desenvolvendo o produto efetivamente ou fazendo pesquisas, já sigo desbravando esse mercado desde 2008.

Após uma trajetória em empresas voltadas para jogos de videogames e jogos para mobile, em 2014 ingressei no grupo Movile para trabalhar em um projeto específico: participar do desenvolvimento de um aplicativo infantil, que ofereceria para crianças, livros, vídeos e minijogos de maneira lúdica e simples.

Esse aplicativo, conhecido como PlayKids, foi crescendo e em 2017 recebemos o desafio de aumentar o tempo de uso do aplicativo, ou seja, precisávamos encontrar atrativos que fizessem com que as crianças usassem o aplicativo por mais tempo.

Nossos estudos mostraram que o tempo de tela dos usuários era dividido basicamente entre assistir vídeos e jogar. Já tínhamos uma inserção alta de vídeos na plataforma, mas a atualização dos jogos ainda precisava ser aprimorada.

Apresentei a proposta de trazer para dentro do aplicativo, um jogo que eu já havia desenvolvido, que funcionava com uma dinâmica parecida com a do lego, consistindo em organizar e juntar blocos.

Imagino que você já tenha em algum momento brincado com jogos desse tipo, visto que eles agradam todas as idades.

Foto do jogo PK XD no início, com gramas verdes, avatares coloridos interagindo com o mundo, algumas árvores e uma fonte em uma praça.
O PK XD no início do jogo

Justamente por isso, após constatarmos a grande aderência, entendemos que ele tinha um potencial muito maior do que ficar inserido dentro do aplicativo, já que seu alcance era muito maior do que só direcionado à crianças.

Nesse momento, enxergamos a oportunidade de criar um estúdio de jogos para desenvolvermos produtos que abrangessem além do público infantil.

O nascimento de um produto, uma marca e a construção de um universo

Ao iniciar uma apurada análise de mercado para entender as necessidades e oportunidades, entendi que seria promissor criarmos um jogo social para crianças, mas com um pilar de segurança forte.

O ideal seria um produto onde os filhos jogassem sem supervisão e os pais ficassem tranquilos. Como pai, entendo o quanto isso é importante.

Ao mesmo tempo que entendia a importância, tinha dimensão do tamanho do desafio de criar um jogo que fosse legal e seguro ao mesmo tempo.

Com muita dedicação de uma equipe de 7 pessoas, nasceu o PK XD, que foi um sucesso e superou os recordes dos demais jogos da casa.

A equipe de 12 pessoas reunida para o lançamento do jogo PK XD, 4 pessoas agachadas e as outras em pé formando o time.
Foto tirada por mim (Charles) da equipe na época do lançamento.

Enquanto estávamos na etapa de produção, entendemos que ele não era um jogo para crianças e sim para pessoas de todas as idades.

Dessa necessidade de ampliar o produto para outros públicos, nasceu a Afterverse, que em tradução livre significa “O que vem depois/além do metaverso”, e que foi criada para proporcionar experiências digitais para que as pessoas possam viver socialmente em diferentes universos.

A fórmula do sucesso

O pilar de segurança sempre foi muito forte para nós, já que vínhamos de um universo infantil onde atender a alguns requisitos era fundamental para o crescimento do produto.

Com PK XD não foi diferente, nosso objetivo desde o início era criar experiências positivas para que não houvesse frustrações nem fosse criado um ambiente com interações tóxicas.

O ambiente simples e lúdico fez com que atraíssemos uma grande gama de adultos que até então acreditavam que o universo dos games era um ambiente hostil ou ainda que gostariam de entender melhor sobre o jogo que suas crianças estariam jogando.

Mas, sabemos que na era digital, só um bom produto não é suficiente, é preciso estratégia para que o seu produto se diferencie perante aos demais. No caso de PK XD, não poderíamos contar com uma injeção milionária de mídia no momento de lançamento.

Por isso, nos reinventamos com os recursos disponíveis e criamos uma estratégia de parceria com jogadores e influenciadores digitais, que virou referência entre os demais players do mercado.

Ao contrário da maioria das empresas, não pagamos os criadores de conteúdo e sim oferecemos espaço para que eles cresçam através de bons conteúdos dentro do nosso universo.

Na prática, funciona assim: com o lançamento do jogo, algumas pessoas começam naturalmente a experimentar e a compartilhar suas experiências, até porque, já sabemos que para criar conteúdo hoje, não é necessário ser influenciador ou conhecido.

Enquanto esses conteúdos estão sendo criados, ficamos sempre de olho em tudo o que surge a nosso respeito, e quando enxergamos potencial, divulgamos o material dentro do nosso universo: colocamos uma tag no vídeo para que as pessoas possam ser redirecionadas e consumir o conteúdo daquela pessoa. E assim, vídeos com pouquíssimas visualizações podem viralizar e abrir diversas portas para o criador de conteúdo ou para que pessoas “comuns” comecem a ter isso como uma profissão.
Dessa forma, abrimos portas e oferecemos espaço em troca de conteúdos de qualidade que ajudam a aumentar o alcance do jogo.

Por último, destacaria a nossa constante busca por mudança e movimento. Queremos trazer o mais próximo do nosso cotidiano para o universo do jogo, por isso, mantemos cadências de conteúdo de forma sazonal, para que as pessoas sempre tenham coisas novas e diferentes para realizar e interagir.

A expansão para outros meios e a criação de novas marcas

PK XD — Explore o Universo e jogue com amigos

Escutar o que o nosso público tem para falar sempre foi (e será) importante, por isso, sentimos a necessidade de sair da maneira tradicional de comunicar e criamos um ambiente que proporciona contato maior com o nosso público, de maneira lúdica e inovadora.

O @pkxd.admin tornou-se um ponto focal de contato entre as pessoas jogadoras e a Afterverse para colhermos feedbacks e atender aos pedidos de ajuda.

Algo que começou para atender a uma necessidade específica, acabou virando uma marca forte dentro do jogo, pois proporcionamos a possibilidade de jogar e trocar com os personagens que os jogadores admiram, criando momentos memoráveis e lembranças positivas.

Além dos canais sociais, hoje trabalhamos com diversos produtos físicos, como camisetas, bonecos e tênis, para que haja a ampliação de algo criado no metaverso para os demais universos, oferecendo uma experiência completa para as pessoas jogadoras.

O fenômeno PK XD em números

  • Em apenas 1 ano de existência do jogo, batemos a marca de mais de 10 milhões de usuários mensais. Hoje, já somamos mais de 50 milhões;
  • O PK XD é hoje o maior jogo do segmento social;
  • Há menos de 3 anos atrás, quando foi lançado, havia somente 7 pessoas dedicadas na equipe, hoje, somos mais de 100;
  • O admin do PK XD, possui hoje, 252 mil seguidores no Instagram e 217 mil inscritos no seu canal no YouTube.

E esse é só o começo:

Nosso público pode esperar grandes mudanças até o final de setembro, data em que o PK XD comemora 3 anos de existência. Vem aí uma grande reformulação que promete aprimorar ainda mais a experiência no nosso universo.

Além disso, para muito breve, lançaremos também um novo produto da Afterverse dedicado para um público mais velho, seguindo a nossa estratégia de romper barreiras e ampliar o alcance dos nossos produtos para os mais diversos públicos.

O que você acha que vem por aí?

Charles, um homem branco com cabelos grisalhos está usando uma camiseta vermelha, um headset, sentado em uma cadeira gamer com quadros e telas ao fundo do jogo PK XD, em seu workstation.
Charles Barros — CTO and Founder at Afterverse

--

--

Afterverse
Beyond
Editor for

Criamos universos inesquecíveis que derrubam barreiras e conectam bilhões de pessoas onde quer que estejam!