A importância da Dieta Cardioprotetora na redução de doenças cardiovasculares

Pedro Perim
BF Eventos
Published in
3 min readSep 10, 2019

Autores: Vinicius Marangoni e Pedro Perim

As doenças cardiovasculares (DCV) representam as principais causas de mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo. Os mais importantes fatores de risco comportamentais, para as DCV, incluem as dietas inadequadas, sedentarismo, inatividade física, uso de tabaco e uso nocivo do álcool. Além disso, a prevalência dos fatores de risco também traz dados preocupantes, mais da metade da população brasileira está com excesso de peso ou obesidade. Nesse sentido, o controle dos fatores de risco cardiovascular desempenha um papel importante nas taxas de vida e sobrevida dos indivíduos.

Frente a essa realidade, o Hospital do Coração em parceria com o Ministério da Saúde, criou uma dieta, chamada de Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICA BR). A DICA BR foi elaborada a partir de recomendações nutricionais descritas nas diretrizes brasileiras, além das características nutricionais da dieta mediterrânea descritas nas diretrizes internacionais. Essa dieta é direcionada para o tratamento e controle das DCV e seus fatores de risco, a fim de promover a alimentação saudável e adequada, e prevenir agravos relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Diversos estudos identificaram a associação entre a aplicação da DICA BR em pacientes com a remissão da doença e até mesmo com a DCV, na redução significativa dos triglicerídeos, redução na pressão arterial, redução da glicemia de jejum, melhora na disposição, e em alguns casos quedas consideráveis do IMC, principalmente nos pacientes obesos, representando assim uma alternativa alimentar para indivíduos com riscos cardiovasculares.

A DICA BR, é estruturada e separada por 3 grupos, sendo que cada grupo representa uma cor da bandeira do Brasil (Verde, Amarelo e Azul):

- O grupo verde é composto pelos alimentos cardioprotetores e devem ser consumidos em maior quantidade, ou seja, alimentos que contêm substâncias que protegem nosso coração, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e não contêm nutrientes que podem prejudicar o coração, como gordura saturada, colesterol e sódio. Alguns exemplos de alimentos do grupo verde: verduras, frutas, legumes e leguminosas.

- O grupo amarelo é composto pelos alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários e devem ser consumidos moderadamente, pois apresentam mais alimentos energéticos, gordura ou sal. Porém, não é interessante consumir pequenas quantidades, considerando que são alimentos de grupos energéticos importantes para as atividades cotidianas, além de alguns serem considerados cardioprotetores, como castanhas e azeite. Alguns exemplos de alimentos do grupo amarelo: Pães, castanhas, azeite e goiabada.

- O grupo Azul é composto pelos alimentos minimamente processados e processados e devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois apresenta alimentos que contêm maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol. Alguns exemplos de alimentos do grupo azul: Carnes Bovina, suína e frango.

Além dos grupos verde, amarelo e azul, a DICA BR conta também com o grupo vermelho, composto pelos alimentos ultraprocessados que têm como principais características a baixa qualidade nutricional, a alta densidade energética e calórica. O grupo vermelho não é recomendado por trazer malefícios e consequências negativas para a saúde, não contando para a orientação alimentar. Alguns exemplos de alimentos do grupo vermelho: Refrigerantes, salgadinhos, doces industrializados e embutidos.

Por fim, é de extrema importância realçar a essencialidade da busca dos profissionais de saúde, para uma melhor aplicação da dieta e condutas individualizadas para cada caso. No entanto, diversos estudos apontam que a adoção de hábitos mais saudáveis, como a cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, consumo de frutas, verduras e legumes, pratica exercícios físicos regulares, evitar o uso nocivo do álcool e limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e suas patologias associadas.

Para leitura mais aprofundada no assunto, segue as sugestões de leitura:

● Ministério da Saúde — Livro: “Alimentação Cardioprotetora”.

● Artigo : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322012001200010

--

--