Nutrição esportiva aplicada à todos os esportes

Pedro Perim
BF Eventos
Published in
2 min readAug 26, 2019

Autores: Renato Paulino e Pedro Perim

Podemos afirmar que o esporte sem uma nutrição eficiente reduz de desempenho físico?

Por mais árduo e disciplinado que seja a prática ou o treinamento esportivo, a alimentação estratégica é a peça que completa o complexo quebra cabeça que caracteriza a performance no esporte.

O nutricionista esportivo se caracteriza como um profissional multifacetado, que além da ciência dos alimentos, bioquímica, fisiologia, entre outros conhecimentos de base, que moldam sua formação, requer conhecimento científico a respeito do esporte em que atua.

Aqui precisamos dar um destaque importante, uma vez que a necessidade de conhecer a ciência por trás do esporte com que se trabalha não exclui de forma alguma a atuação multidisciplinar com profissionais como educadores físicos, fisioterapeutas, médicos do esporte e psicólogos por exemplo. Fazendo assim, com que o atleta tenha a assistência mais integral possível.

Deste modo, citado essas premissas básicas que são ponto de partida, como podemos inserir a nutrição esportiva dentro de qualquer esporte e modalidade existente? Inclusive esportes que tenham divulgação mínima na mídia, como por exemplo boliche, tiro com arco, ou então, esportes que parecem não exigir performance por conta dos atletas, como xadrez?

A resposta para está questão abrange o primeiro passo do nutricionista, onde é preciso entender como é a exigência do esporte perante o atleta em relação demanda energética. Qual via energética predomina? ATP-CP, o metabolismo glicolítico, lipídico? Elas atuam de modo isolado ou de forma mista?

É após entender esses parâmetros, ter todo o perfil antropométrico, conhecer o atleta bioquimicamente através de exames laboratoriais e entender a rotina de treino e vida, é neste ponto que o manejo nutricional começa a acontecer.

Este manejo nutricional deve ser estratégico, de acordo com os objetivos dos treinamentos, as refeições pré e pós treino apresentam características especificas, e são complementadas com as demais refeições ao longo do dia. Aqui podemos citar a importância do “quando” cada nutriente específico deve ser consumido, conceito que é conhecido como “nutriente timming”, qual é o momento é mais interessante para um maior aporte de carboidrato? As fibras, os minerais e as vitaminas, podem ser consumidos em quaisquer refeições?

Entender as variáveis que envolvem o esporte e manipulalas adequadamente, garante que o nutricionista esportivo entregue ao atleta, seja ele de nível profissional ou amador, melhora na saúde, desenvolvimento de qualidade de vida, otimização de performance, além de atingir os objetivos desejados no esporte.

--

--