Por que sua marca deve investir na produção de conteúdo?
Uma maneira de posicionar sua marca no meio digital é com a publicação de conteúdos referentes ao seu negócio. Alinhada a uma estratégia de marketing de conteúdo, a produção de conteúdo se destaca pela relevância dos materiais oferecidos na internet, espaço no qual a quantidade de informação é alta, mas de pouca qualidade.
De modo geral, a produção de conteúdo digital abrange: blog posts, e-books, infográficos, vídeos e imagens. Neste post, vou falar especificamente da criação de artigos para blog, no qual possuo pouco mais de 2 anos de experiência. Confira quatro motivos para investir na produção de conteúdo!
Seu público adquire conhecimento
Nada é mais valioso que a educação. A produção de conteúdo tem como objetivo principal mostrar que as dúvidas do seu cliente são válidas, e levar conhecimento até ele. O ponto forte da internet é justamente a possibilidade de poder pesquisar e ler sobre qualquer assunto. Então, se qualquer pessoa tem algo a ensinar, por que sua marca não?
A estratégia é educar seu público e apresentá-lo informações relevantes para que ele tome a melhor decisão de compra. Nos dias de hoje, não basta dizer repetidas vezes que um determinado produto é o melhor. É preciso mostrá-lo o porquê, apresentando dados, fazendo explicações e contando histórias que conectem sua marca ao seu futuro cliente.
Você mostra que entende as necessidades do seu cliente
O mais interessante é que sua empresa pode utilizar a produção de conteúdo para mostrar ao seu cliente os motivos pelos quais ele deve adquirir seu produto ou serviço. Ou seja, você indica como aquilo que você oferece pode resolver uma dificuldade ou sanar uma necessidade do leitor.
Assim, o cliente passa a confiar nos propósitos da sua empresa, porque eles vão ao encontro do que sua marca acredita. Essa é mais uma forma de estabelecer e manter uma conexão com o leitor, que procura um texto, um vídeo ou um produto final que possa facilitar sua vida.
Você fortalece a credibilidade da sua empresa
Mostrar que domina um determinado assunto favorece a criação de autoridade para sua marca. Afinal, você deve ser especialista naquilo que vende. Ao final do conteúdo, a intenção é fazer com que o leitor tome alguma decisão, seja seguir sua marca nas redes sociais, baixar um e-book mais aprofundado ou até mesmo ir para a página de compra.
Como o leitor já desenvolveu uma espécie de gratidão pelo seu conteúdo, que foi oferecido de graça, a tendência é que ele retribua de alguma forma. É nesse momento que sua empresa entra: qual bem ou serviço você tem a oferecer ao seu futuro cliente?
Sua marca é encontrada com mais facilidade
O produtor de conteúdo deve conhecer pelo menos o básico de SEO, isto é, estratégia que impulsiona seu site aos primeiros resultados das ferramentas de busca. Para fazer uma pesquisa com objetivo de sanar uma curiosidade ou necessidade, o usuário utiliza uma combinação de palavras que vão levá-lo até a sua página. Se o conteúdo for de qualidade, seu site ficará entre os primeiros resultados.
Quanto mais relevante o conteúdo, maior a probabilidade de o leitor permanecer no seu site, interagir com o blog post e até compartilhar o artigo com alguém. Dessa maneira, os buscadores entendem que seu texto tem qualidade e pode ajudar outras pessoas. Assim, a tendência é que seu blog ou site permaneça entre os primeiros resultados por um bom tempo.
O segredo da produção de conteúdo é a informação de qualidade. Qualquer pessoa pode escrever artigos, mas é necessário buscar por um profissional que entenda as técnicas de escrita, SEO e convencimento. Essa estratégia exige que pessoas qualificadas saibam realizar pesquisas, conduzir entrevistas e redigir textos sem plágios, para que sua empresa não se envolva em situações delicadas.
Gostou deste texto? Me conte nos comentários!