7 motivos pra você conhecer a Bia

Já faz um tempo que criamos tecnologias pra mandar mensagens: pombos correios, cartas, telegramas – e assim vai. Com a interwebs, mantivemos a tradição e continuamos a inventar formas mais eficientes pra nos comunicar — vide ICQ, MSN, Messenger, WhatsApp…

É uma pena quando esses avanços tecnológicos chegam mais tarde em algumas partes das nossas vidas, como na escola, por exemplo. O ambiente escolar é especialmente favorável para criar e experimentar ideias novas, mas muitas vezes temos a sensação de que precisamos apenas aceitar o sistema e batalhar por um diploma. Só que não.

Conversamos muito, viajamos, discutimos e — enfim — começamos a agir. Lançamos no IFRN nosso primeiro passo para contribuir com a educação do Brasil, através da comunicação digital. Acreditamos que quando a escola fala a mesma língua dos estudantes, o papo fica reto. Também acreditamos que, a partir de uma boa conversa, é possível reduzir as barreiras do ensino, minimizar as dificuldades no acesso à informação e fortalecer o elo entre o estudante e a escola.

Então, deixa eu apresentar minha amiga…

Conheçam a Bia, a Bot de Interação Acadêmica. A Bia tem uma forma mais simples de lidar com nossos dados escolares, de um jeito totalmente diferente do que estamos acostumados dentro da sala de aula, mas bem parecido com o que acontece fora dela.

A Bia é um chatbot, um software na forma de chat, que funciona dentro do Facebook Messenger. Ela se conecta a sistemas acadêmicos para oferecer uma experiência mais natural, fácil e contextualizada aos estudantes.

Se você estuda no IFRN: fala com a Bia no Messenger
quer a Bia na sua escola/facul: manda um email pra gente.


Algumas razões pra você conhecer a Bia

Nos esforçamos muito nos últimos 10 meses pra dar vida à Bia e oferecer uma interação diferente com seus dados acadêmicos. Aqui embaixo listamos alguns dos detalhes que nós mais gostamos:

1 — Ridiculamente fácil
Ela funciona no Facebook Messenger, basta mandar uma mensagem. Sem tabelas, sem abas e sem ter que aprender a usar um aplicativo novo.

2 — Conversa como a gente
Manda pra ela um “aulas da quarta?” ou então “nota de Algoritmos” que ela tá pronta pra te responder.

3 — Resume a frequência da semana
É um jeito simples de saber sua participação. Entendendo melhor seu desempenho na semana, planejar a próxima fica mais fácil.

4 — Entende o contexto
Ela entende que dia é hoje, onde vai ser sua próxima aula e em quanto tempo vai começar, por exemplo.

5 — Manda notificações de notas
Assim que um professor postar a nota da prova, a Bia avisa na hora.

6 — Não precisa baixar outro App
Você já tem Messenger? só buscar por @biatalk ou escanear o QR Code redondo do Messenger e começar a conversar.

7 — Está atenta ao seu feedback
Bia é uma sagitariana que adora uma sinceridade, então pode criticar e fazer sugestões à vontade. Ela quer aprender junto com você.

Quando temos alguém pra nos ajudar, fica mais fácil focar no que importa. A Bia está em sua versão Beta, mas já está cheia de disposição pra melhorar sua vida na escola, conectando as informações e respondendo de forma rápida e inteligente.

Quer participar dessa revolução? Fala com a Bia! Aposto que vocês vão adorar se conhecer. Acompanha as novidades da Bia no Face também. Tem muita coisa legal vindo por aí. 
Curtiu a ideia? bate umas palmas 👏 aqui embaixo pra apoiar o projeto! Gratidão.