Feedback é a alma de um jogo

Isabella Gimenez
Biblioteca das Ancestrais
3 min readMar 10, 2020
Photo by Tim Gouw on Unsplash

As vezes eu ponho umas imagens meio desconexas aqui só pra causar mesmo ou porque eu acho bonitas (quem pode me culpar por ser uma amante das artes incompreendida, não é mesmo?), mas hoje eu acho que a única imagem que ficaria boa o suficiente, seria… Essa. Chata. Sem graça. Mas que passa uma realidade.

O feedback, pra muitas pessoas, só é visto como bom se somos aplaudidos. “Parabéns, sua jogada foi incrível!”, “Adorei seu personagem, contagiante!” ou até mesmo um “Nossa, essa foi a melhor mesa que já joguei na vida” e seus derivados. Pois é, não é assim que funciona. Acho que isso pode soar um pouco duro e esquisito, mas a verdade é que o bom feedback, de verdade, é aquele que aponta teus defeitos.

Se cercar de pessoas que não tem medo de pontuar verdadeiramente o que as incomodou e onde incomodou é essencial. Apontar suas falhas e faltas, onde você poderia ter sido melhor, o que poderia ter sido melhor, como poderia ter sido melhor. Esse sim é o melhor feedback que você vai receber na sua vida, porque ele vai ser sincero. Ele vai vir do fundo do coração.

Minha mãe costuma dizer para mantermos os amigos próximos, mas os inimigos mais próximos ainda, visto que estes útilmos não tem medo de apontar nossos erros, mesmo que com certo exagero. Acho que hoje em dia as coisas tem mudado, pelo menos nos meus relacionamentos, eu tenho tentado manter um canal aberto de conversa onde eu quero ouvir o que os outros tem a dizer sobre mim e, de preferência, tudo que eles acham que eu tenho de ruim e/ou que me falta para melhorar.

Outra coisa que eu gostaria de destacar com esse texto que eu acho de extrema importância é: Não se sinta atacado, não leve para o pessoal de forma ruim. Para aprender a andar, nós precisamos engatinhar e cair, e se alguém se importa o suficiente com você para apontar suas falhas (obviamente se espera que haja cordialidade ao dar um feedback, já que não estamos mais na idade das cavernas pra bater porrete no chão e gritar), essa pessoa com certeza é um bom amigo. Leve com você pro resto da vida.

Dói o ego. Incomoda saber que ficamos devendo e não fomos tão bons em algo que gostaríamos, mas acredite, isso é bom para nosso crescimento pessoal e profissional também. Arriscaria dizer que é bom para nosso crescimento na vida pessoal.

Claro que tem momentos que estamos mais fragilizados, que existem outras variáveis a serem agregadas nessa equação, mas a comunicação é a ferramenta PRINCIPAL para que possamos nos entender da melhor forma possível.

Relacionamentos saudáveis são aqueles nos quais nos sentimos a vontade de nos expressar e apontar quando o outro nos incomodou e/ou quando não queremos lidar com certas situações.

No RPG, eu sempre tento bater na tecla de que, caso você tenha algum gatilho e isso tenha sido ativado pelo mestre, converse com ele. Ou vice versa, muitas vezes o jogador também pode ativar um gatilho do mestre (acredite, já vi isso acontecer algumas vezes), mas a saída é a mesma. Não deixe a conversa de lado, tente dar uma abertura para que a outra pessoa entenda o seu lado e tente resolver alguma coisa, mas se, mesmo assim, nada mudar… Siga em frente.

Amizades e circulo social que presta é só aquele que te agrega e te joga pra cima. Pessoas que perdem o tempo fazendo fofoca, falam x na sua frente e depois debocham de suas inseguranças por trás não são exatamente o tipo de gente que (ao menos eu) queira ter na sua vida.

Acho que ter uma reunião de 10 ~ 15 minutos com seu grupo de jogo de feedbacks -e os negativos, conversar em privado com a pessoa- é essencial pra uma mesa saudável.

Espero que os bons ventos tragam boas coisas pra vocês, meus caros. Até a próxima!

--

--

Isabella Gimenez
Biblioteca das Ancestrais

GM/DM; Escritora amadora; Futura desenvolvedora; Viciada em Manhwa, mangá, manhua, novels e afins. Meu insta e twitter: @itisisatv