RPG de mesa: ajudando pessoas desde sempre

Lily Chermont
Biblioteca das Ancestrais
3 min readFeb 6, 2020

Boa tarde à todas as pessoas que estão lendo este artigo, que eu escrevo com muito carinho. Nele eu irei explicar como o RPG de mesa serve de porta de entrada para muitas coisas na sua vida, e como um “simples joguinho” consegue ter um grande impacto, te ajudando a superar momentos difíceis, fazendo novas amizades, etc.

Tendo essa ideia em mente, eu queria começar falando de um fator crucial que envolve o RPG de mesa: a socialização que ele te proporciona. Exatamente! Jogar RPG de mesa te traz um grande talento chamado “Amigos!”, e isso por si só já é uma coisa maravilhosa que o jogo pode te trazer. Porém não acaba por aí, é jogando RPG de mesa que você muitas vezes consegue superar um dos grandes problemas que atingem as pessoas nos dias de hoje, que é a timidez. Muitas vezes graças ao RPG de mesa você consegue vencer o medo de falar estando no meio de outras pessoas, e o melhor disso é que não há pressão em cima de você para que você se expresse dentro do jogo. Você está fazendo aquilo porque te diverte, e isso serve para que você leve essa experiência para todos os setores da sua vida, seja no trabalho, na escola, entre familiares ou até mesmo com seus amigos. Além do que é muito divertido você atuar dentro do seu personagem, o que rendem muitas histórias divertidas e gargalhadas.

Além disso, com o RPG de mesa você aprende que você não é capaz de resolver todos os problemas do mundo de forma solitária, o que estimula o trabalho em equipe, a empatia, e a amizade acima de tudo. Seja no fantasioso Dungeons & Dragons ou no futurista Shadowrun. trabalho em equipe e a diversão são fundamentais para que uma mesa seja boa para todos.

Além dessas situações já faladas, existem muitas pessoas que estão dentro do espectro autista que sentem extrema dificuldade para se relacionar com pessoas até mesmo dentro da própria família. No RPG de mesa essas pessoas conseguem desenvolver seus relacionamentos entre amigos de uma maneira maravilhosa, pois como já foi dito, um “joguinho bobo de faz de conta” estimula tantas possibilidades que é transformador. Eu mesma já tive a oportunidade de conhecer gente que estava nessa situação e após o contato com essa coisa fantástica que nós conhecemos como RPG, a pessoa se desenvolveu muito em tantas áreas que até então ela não havia conseguido sozinha. Essa é a maravilha do RPG, não são apenas histórias divertidas para serem lembradas, não são só as gargalhadas, não é somente uma reunião entre amigos. É o fato de um jogo que por muitas pessoas é visto com maus olhos e por muitas outras ele é feito de chacota, conseguir tocar e mudar a vida das pessoas de forma nunca antes vista, por isso que pra mim uma das maiores invenções da humanidade foi essa relíquia universal chamada RPG de mesa: Porque é graças a essa maravilha que a vida de muitas pessoas foram mudadas e de muitas outras ainda virão a ser. E é assim que eu termino esse artigo com muito carinho, nunca se esqueçam, assim como o RPG faz parte da sua vida, ele pode vir a fazer parte da vida de outra pessoa, então nunca deixe de mostrar ao mundo o quão maravilhoso é jogar RPG, porque nunca se sabe o quanto você pode mudar a vida de uma pessoa apenas por convidar ela para sua mesa.

PS: antes que você pense que você é uma pessoa azarada porque tirou 1 no dado, pense que você tirou um 20 com vantagem ao achar esse artigo, beijos!

--

--