Você conhece os snippets do RStudio?

Vinícius Rodrigues
bio-data-blog
Published in
3 min readJun 26, 2018

Snippets são uma forma rápida e prática de armazenar funções e códigos no RStudio. Com esse recurso você não precisar criar pacotes ou páginas de scripts, por exemplo.

Vamos ao meu caso: eu modifiquei um tema de um gráfico para o ggplot que utilizo bastante. Toda vez que eu queria utilizar este novo tema, era necesário abrir o arquivo original onde desenvolvi o tema, copiar o código e colar no arquivo desejado. Essa rotina pode ser chata tomar tempo… e é aí que entram os snippets pra facilitar a vida. Com eles é possível salvar os códigos que você usa frequentemente, sem estarem necessariamente em um pacote ou algo do tipo, e chamá-los quando quiser.

Vamos ao exemplo do tema do ggplot que eu modifiquei:

Criando o seu snippet

Para salvar este código em um snippet, abra o RStudio e clique no menu “Tools”, depois em “Global Options”, clique em “Code” no painel do lado esquerdo e, em seguida, “Edit Snippets” (veja a figura abaixo).

Localização dos snippets no RSutido.

Uma nova página irá abrir com uma série de snippets por padrão.

Uma vez na janela de snippets, é possível adicionar os comandos de acordo com a linguagem desejada. No nosso caso de exemplo, será em R.

O snippet deve iniciar com o comando snippet e o nome. O nome deve iniciar obrigatoriamente com “my_”. No nosso caso ficou: snippet my_tema (veja a figura abaixo). Após isso, basta colar o código abaixo do nome.

Exemplo da criação de um snippet.

Detalhe importante: o código deve estar obrigatoriamente com espaçamento de tabulação no inicio de cada linha! Caso contrário não irá funcionar.

Apos isso, salve e retorne para o R.

Para utilizar o seu snippet, basta começar digitar o nome do seu comando (no nosso caso “my_tema”) e o código será colocado (veja a figura abaixo). Você poderá utilizar diretamente no console, scripts, rmarkdown e etc.

Utilizando o snippet criado.
https://bio-data.github.io

Visite o site ou mande um e-mail para viniciusbrbio@gmail.com. Você também pode me encontrar no Twitter.

--

--