Introdução a Estrutura das Proteínas

Odilio Noronha
Bio-Hacker
Published in
3 min readAug 19, 2019

As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo. São macromoléculas feitas de cadeias de aminoácidos.

Existem 20 aminoácidos que são mais comumente usados ​​para criar proteínas, cada um desses aminoácidos compartilha uma estrutura comum: grupo ácido carboxílico, grupo amino, hidrogênio e uma cadeia lateral variável. Agora vamos ver a estrutura de proteínas abaixo.

E agora vamos ver o aminoácidos essenciais que compõem as proteínas.As cadeias laterais definem a especificidade dessa proteína.

DNA para Proteínas, o DNA é o projeto usado para criar proteínas. O DNA é transcrito por RNA polimerase, que cria uma “cópia” do DNA mensageiro (mRNA) do DNA, O mRNA é então traduzido pelo ribossomo para criar uma proteína.

Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de mRNA. A outra fita não é transcrita. Essa é uma das diferenças entre a duplicação do DNA e a produção do RNA.

As outras diferenças são:

  • os nucleotídeos utilizados possuem o açúcar ribose no lugar da desoxirribose;
  • há a participação de nucleotídeos de uracila no lugar de nucleotídeos de timina. Assim, se na fita de DNA que está sendo transcrita aparecer adenina, encaminha-se para ela um nucleotídeo complementar contendo uracila;

Imaginando um segmento hipotético de um filamento de DNA com a sequência de bases:

— DNA- ATGCCGAAATTTGCG

O segmento de RNAm formado na transcrição terá a sequência de bases:

— RNA- UACGGCUUUAAACGC

Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as quais variam entre o DNA e o RNA:

  • Base nitrogenada: Bases purinas adenina (A) e guanina (G) e as bases pirimidinas citosina ©, uracila (U) e timina (T).
  • Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do ácido fosfórico. A única porção que não varia no nucleotídeo.
  • Pentose: Um açúcar de 5 carbonos. No DNA temos a desoxirribose e no RNA temos a ribose.

no RNAm, há sequências de trinca de nucleotídeos que correspondem a um determinado aminoácido. Essas trincas ficaram conhecidas como códons. Abaixo podemos ver a tabela de correspondencias dos códons.

Exemplo prático

Quantos nucleotídeos transcritos do DNA são necessários para formar uma proteína de 100 aminoácidos?

Para tal resposta, temos que pensar que cada aminoácido é formado por um pareamento códon/anti-códon, isso significa dizer que são necessários 100 pareamentos.

Cada códon ou anti-códon é composto por 3 nucleotídeos, logo são necessários 300 nucleotídeos.

Lembrando que os códons são transcrições diretas do DNA, logo, chega-se a conclusão que são necessários 300 nucleotídeos do DNA para transcrever uma proteína de 100 aminoácidos.

Proximos Passos

A partir de agora irei introduzir elementos mais práticos, tentaremos utilizar programas para executar a tradução de dna em proteina e executar outros processos biológicos.

--

--