O que é inflamação?

Odilio Noronha
Bio-Hacker
Published in
3 min readMay 23, 2019

Pergunta: Muitas vezes ouço que a inflamação é perigosa, especialmente em termos de contribuir para doenças cardíacas. Mas o que exatamente é inflamação e como sei se a tenho?

Resposta: Pense na inflamação como a resposta natural do corpo para se proteger contra danos. Existem dois tipos: agudo e crônico. Você provavelmente está mais familiarizado com o tipo agudo, que ocorre quando você bate o joelho ou corta o dedo. Seu sistema imunológico despacha um exército de glóbulos brancos para cercar e proteger a área, criando vermelhidão e inchaço visíveis. O processo funciona de forma semelhante se você tiver uma infecção como a gripe ou a pneumonia. Portanto, nesses ambientes, a inflamação é essencial — sem ela, as lesões poderiam inflamar e infecções simples poderiam ser fatais.

Mas a inflamação crônica também pode ocorrer em resposta a outras substâncias indesejadas no corpo, tais como toxinas da fumaça do cigarro ou um excesso de células adiposas (especialmente gordura na área da barriga). Dentro das artérias, a inflamação ajuda a largar a aterosclerose — o acúmulo de placas gordurosas e ricas em colesterol. Seu corpo percebe essa placa como anormal e estranha, por isso tenta tirar a placa do sangue que flui. Mas se essa parede quebrar, a placa pode se romper. O conteúdo se mistura ao sangue, formando um coágulo que bloqueia o fluxo sangüíneo. Esses coágulos são responsáveis ​​pela maioria dos ataques cardíacos e pela maioria dos derrames.

Um simples exame de sangue chamado teste hsCRP pode medir a proteína C-reativa (PCR), que é um marcador de inflamação, incluindo inflamação arterial. Quase 20 anos atrás, pesquisadores de Harvard descobriram que homens com níveis mais altos de PCR — aproximadamente 2 miligramas por litro (mg / L) ou mais — tinham três vezes mais risco de ataque cardíaco e duas vezes mais risco de derrame do que homens com pouca ou nenhuma inflamação crônica. . Eles também descobriram que pessoas com o maior grau de inflamação arterial se beneficiaram mais com a aspirina, uma droga que ajuda a prevenir coágulos de sangue e também reduz a inflamação.

Mas muitos médicos não recomendam rotineiramente o teste de hsCRP porque, na maioria das vezes, eles acreditam que os resultados não mudariam seu tratamento. Se você é jovem e saudável e tem baixo risco de doença cardíaca, não há evidências de que conhecer seu nível de PCR seja útil. Se você tem doença cardíaca, você já deve estar tomando medicamentos que diminuem o risco de ataque cardíaco, como uma estatina redutora de colesterol. Como a aspirina, as estatinas também parecem funcionar particularmente bem em pessoas com inflamação arterial. Um estudo mostrou ainda que as estatinas reduzem o risco de morte em pessoas com níveis médios de colesterol, mas níveis de PCR de 2 mg / L ou mais. Portanto, se você é de meia-idade ou além e tem sinais de problemas cardíacos, como pressão alta, colesterol alto ou histórico familiar de doença cardíaca, saber que você tem um nível elevado de PCR pode levá-lo a ações mais agressivas. proteja seu coração. Isso inclui fazer exercícios aeróbicos regulares e (se necessário) perder peso e parar de fumar.

-Deepak Bhatt, M.D., M.PH.
Editor chefe, Harvard Heart Letter

Fonte

Harvard Heart Letter

https://www.health.harvard.edu/heart-disease-overview/ask-the-doctor-what-is-inflammation

--

--