O que comer quando você tem azia crônica

Evite alimentos picantes e mantenha um pouco de encanto na sua dieta com molhos com pouca gordura e ervas frescas.

Odilio Noronha
Bio-Hacker
4 min readMay 23, 2019

--

A sensação ardente de azia é a pior maneira de se lembrar de uma ótima refeição. Mas quando o seu médico disser que você tem azia crônica causada pela doença do refluxo gastroesofágico (ver “O que é DRGE?”), Você pode se preocupar que um menu sem graça e decepcionante esteja no seu futuro. “Isso pode não ser verdade”, diz o dr. Kyle Staller, gastroenterologista do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard. “Os alimentos que provocam azia são diferentes para todos”. Ele sugere manter um diário para determinar quais alimentos causam sintomas.

Alguns alimentos e ingredientes podem intensificar a azia, como alimentos condimentados, frutas cítricas, molhos de tomate e vinagre.

Alimentos gordurosos e fritos demoram mais no estômago. Isso pode aumentar a pressão do estômago e forçar a abertura dos músculos que impedem o ácido estomacal de sair do esôfago.

Outros gatilhos comuns de azia incluem chocolate, cafeína, cebola, hortelã-pimenta, bebidas carbonatadas e álcool.

O que tem para o jantar?

Você ainda pode desfrutar de carnes magras, peixes, aves, legumes, frutas e grãos integrais. O truque é torná-los saborosos.

Se as especiarias o incomodarem, tente usar apenas pequenas quantidades e tenha em mente as misturas que contêm pimenta caiena ou pimenta em pó. Ou use ervas frescas em vez disso. “Ervas frescas são menos concentradas e podem ser menos irritantes”, diz Emily Gelsomin, uma nutricionista registrada do Massachusetts General Hospital, afiliada a Harvard. Ela recomenda o uso de salsa fresca, orégano e manjericão.

Outra dica: assar sua comida. “Isso torna os vegetais mais doces. Os açúcares naturais saem e caramelizam”, diz Gelsomin. Cenouras, batata-doce, couve-flor, brócolis, abóbora e couve-de-bruxelas funcionam bem. Grelhar, refogar ou grelhar alimentos também traz um sabor intenso.

Coma vegetais crus. “Molho de tomate pode incomodar você, mas um tomate fresco não pode”, diz Gelsomin.

Use molhos, mas corte a gordura. Misture iogurte com baixo teor de gordura com pepino e manjericão, ou refogue os cogumelos em um pouco de azeite. “Ou fazer um pesto. Misture manjericão, pinhão, queijo parmesão e um pouco de azeite ou água. Use uma colher de sopa dele em comida”, sugere Gelsomin.

Café da manhã e almoço

Evite carnes gordurosas como presunto ou bacon. “Farinha de aveia é uma ótima opção. Jogue bananas, passas e talvez um pouco de canela”, sugere Gelsomin. Outras possibilidades: iogurte com baixo teor de gordura com frutas ou nozes, qualquer tipo de ovo, torrada integral ou um lado de grãos integrais refrigerados como quinoa misturado com frutas ou coberto com um monte de iogurte.

Para o almoço, pense em saladas com proteínas, como frango ou feijão. “Mas talvez use um molho à base de iogurte, para evitar vinagre e frutas cítricas”, diz Gelsomin.

O que é DRGE?

Uma das causas mais comuns de azia é chamada de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Ocorre quando o ácido estomacal volta para o esôfago, o tubo conecta a boca e o estômago, geralmente porque os músculos em forma de anel que impedem o refluxo param de funcionar adequadamente. Além da azia, a DRGE pode causar náusea, gosto amargo na boca, dificuldade para engolir, dor de garganta, tosse e aperto no peito.

Medicamentos para tratar a DRGE reduzem o ácido estomacal. As pílulas antiácidas e os líquidos existem há mais tempo. Mais recentemente, inibidores da bomba de prótons (IBPs), como omeprazol (Prilosec) ou lansoprazol (Prevacid), e bloqueadores H2, como cimetidina (Tagamet) ou ranitidina (Zantac), tornaram-se disponíveis, muitos ao balcão. O uso prolongado de IBP está ligado ao risco de fraturas ósseas, baixa vitamina B12 e pneumonia. Alguns estudos recentes sugeriram que o uso prolongado de IBP pode aumentar o risco de demência, ataque cardíaco e doença renal crônica, embora isso não tenha sido comprovado.

Não se engane ao pensar que a medicação permite que você frequentemente coma alimentos que já causaram azia. “Se a medicação controla seus sintomas, então é provável que tenha uma comida ocasional. Mas se você fizer isso com frequência, a azia retornará”, diz o Dr. Kyle Staller, gastroenterologista do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard. Você pode não ter que tomar uma medicação para controlar os sintomas da DRGE. Comer pequenas refeições e evitar desencadeantes de alimentos pode ajudar (ver artigo acompanhante). “A perda de peso e parar de fumar ajudará a maioria”, diz o Dr. Staller.

Fonte:

Harvard Health Letter

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/what-to-eat-when-you-have-chronic-heartburn

--

--