ÁLCOOL: QUAIS SÃO SEUS EFEITOS EM NOSSO CORPO?

Frederico Bernardo Beckmann
BioBlog ESEM
Published in
4 min readNov 13, 2018

Escrito por: Frederico Bernardo Beckmann e Marco Junio Godinho

Primeiramente, para que se entenda os efeitos da ingestão excessiva de álcool, é preciso entender o seu processo de metabolização em nosso corpo. O órgão responsável por este processo é o fígado, que só consegue metabolizar cerca de uma dose de bebida alcoólica por hora, o que equivale à cerca de 360mL de cerveja ou 100mL de vinho. Ou seja, quando se bebe 5 taças de vinho, por exemplo, o álcool demora em torno de 5 horas para ser totalmente processado, e fica circulando por toda a corrente sanguínea, intoxicando o corpo e danificando os mais diversos sistemas e órgãos.

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso central é um dos primeiros pontos do corpo a ser diretamente afetado pelo álcool, dependendo do indivíduo, os sintomas podem aparecer na segunda ou até mesmo na primeira dose. Os principais sintomas neste sistema são perda de reflexo, problemas de atenção, perda do juízo crítico da realidade e perda da memória recente. Em quantidades ainda maiores pode levar até mesmo ao coma alcoólico, que se não tratado, pode levar a morte.

SISTEMA GASTROINTESTINAL

Este é, de fato, o primeiro sistema a ser afetado pelo álcool, já que, ao ser ingerida, a bebida entra em contato com ele e é absorvida. Esse contato pode causar irritação nas mucosas do estômago e do esôfago, prejudicando assim, a função absorvente desses tecidos, e como resultado disso, pode-se desenvolver esofagite, gastrite e diarreia.

Além disso o álcool pode causar inflamação no pâncreas, que é o responsável pela produção das enzimas digestivas (amilase, protease, tripsina, etc), e insulina, podendo causar uma pancreatite. Outro órgão muito afetado é o fígado, que tem sua produção de enzimas alterada, e forçando o fígado a trabalhar em sua potência máxima para metaboliza-lo. Essa situação geralmente evolui para uma hepatite alcoólica e posteriormente para uma cirrose.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Ao entrar em contato com o sistema cardiovascular, o álcool estimula a produção de dopamina, que é o hormônio neurotransmissor responsável por regular as substâncias reguladoras do sistema cardiovascular. Como consequência disso pode haver desregulação da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos vasos sanguíneos, surgindo assim a taquicardia e a hipertensão arterial.

SISTEMA RENAL

Os nossos rins são responsáveis por filtrar o etanol, e o abuso dessa substância pode levar a diminuição da capacidade de filtragem deles, que leva ao descontrole dos hormônios que regulam a pressão arterial, causando hipertensão arterial.

PULMÕES

O sangue intoxicado passa pelos pulmões para realizar a troca gasosa, e como consequência do etanol, essas trocas ficam mais lentas por conta do sangue “sujo”. Em consequência dessa troca mais lenta, a respiração também se torna lenta

SISTEMA HORMONAL

As glândulas hormonais são afetadas pelo álcool, e pessoas com problemas hormonais, como diabéticos, são os mais suscetíveis aos efeitos do álcool. O etanol altera a metabolização da glicose, atrapalhando o desempenho do fígado e do pâncreas, e levando ao coma alcoólico, que é ainda mais facilitado em caso de diabetes.

Como visto, o álcool afeta os mais diversos sistemas do corpo, e em excesso, pode causar sérios danos, afinal, ele é tóxico para nosso organismo. Entender como essa substância age em cada parte do corpo é muito importante, pois quanto mais sabemos sobre o que estamos ingerindo, mais conscientes ficamos de seus riscos, e, consequentemente, tomamos mais cuidado com sua ingestão.

Sendo assim, agora que você conhece os riscos dessa substância lembre-se: o álcool, mesmo que seja tentador e “divertido”, mata.

Referências bibliográficas:

HECKMANN, Wolfgang; SILVEIRA, Camila Magalhães. Dependência do álcool: aspectos clínicos e diagnósticos. Andrade AG, Anthony JC, Silveira CM. Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual. Barueri (SP): Minha Editora, p. 67–87, 2009.

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/acao-e-efeitos-do-alcool/

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/13014-saiba-como-cada-parte-do-seu-corpo-sofre-com-o-excesso-de-alcool

--

--