Refutando a Teoria da Terra Plana

Luis Fellipe Ribeiro Paes
BioBlog ESEM
Published in
3 min readApr 19, 2018

Escrito por André Vitor, Álvaro Araujo, Gabriel de Almeida, Luis Fellipe e Samuel Vinícius.

Em meio a tantas descobertas científicas modernas, surge uma teoria que contraria várias delas. Trata-se de uma teoria que discorda do senso comum de que a Terra é redonda e diz que na verdade ela é plana. Pode até parecer estranho, mas há muitos que concordam. Porém, será que essa é uma teoria viável ?

James Davis, da universidade de Columbia

Um artigo publicado pela BBC (British Broadcasting Company) traz algumas especulações do geofísico James Davis, da Universidade de Columbia, em Nova York que idealiza como nosso planeta se comportaria se ele fosse plano. James faz uma análise detalhada de alguns fenômenos geofísicos e cria 4 principais tópicos para desmentir a teoria da terra plana: “A gravidade”, “O sistema solar”, “Campo magnético”,” Atividade tectônica”.

O primeiro tópico selecionado pelo geofísico é a gravidade. James argumenta: Onde seria a borda do disco? Se descobríssemos, seria quase impossível chegarmos lá, a gravidade atuaria sobre nós, e seríamos puxados para o tal “centro”. Só haveria água no centro desse “disco”, como as pessoas que não estão localizadas no centro sobreviveriam sem água? Simplesmente impossível!

Representação da Terra Plana

O segundo tema tratado é o sistema solar. Segundo os terraplanistas, a Terra estaria no centro do universo. Como não haveria um corpo com massa maior que a dela para segurá-la, o que impediria a Terra de orbitar desgovernada pela Via Láctea? O sol estaria completamente em cima de nós como uma lâmpada, de acordo com a teoria; sabendo que o sol tem massa 332 900 vezes maior que a da Terra, por que não morremos queimados ainda?E por que existem as estações do ano, o eclipse e outros fenômenos astronômicos que dependem do formato da Terra ?

No terceiro tópico James fala sobre o campo magnético, que segundo os terraplanistas não existe. Porém, se não tivéssemos campo magnético, todo nosso ar e água existentes em rios e mares iriam para o espaço, pois não teríamos atmosfera. Essa é mais uma prova da ineficiência dessa teoria.

Por fim, o geofísico nos fala sobre como seria a atividade tectônica na terra plana. Ele diz que as atividades sísmicas só acontecem pelo formato redondo do planeta, assim como as placas tectônicas só se encaixam pelo mesmo motivo. As áreas da Terra que criam formações para cima da crosta terrestre, como a Cordilheira dos Andes e o Grand Canyon, não teriam explicação se a terra fosse plana, já que sua existência depende de um fator de contrabalanceamento do movimento das placas tectônicas, que de um lado da Terra afetam os movimentos no outro lado.

Disponível em: https://mundo.sputniknews.com/espacio/201612161065606693-meteoritos-condritas-minerales-vida/

E as placas ao redor do mundo? Se a Terra fosse plana elas deveriam cair, mas não, os terraplanistas acreditam em um “muro de gelo”, criado pela Antártida, que até hoje não foi encontrado, depois de centenas de expedições.

Portanto, a conclusão que pode ser tirada é um truísmo. A teoria da terra plana é fajuta. James argumenta: “se vivêssemos em uma Terra plana, não teríamos nenhuma dúvida disso, porque tudo seria muito diferente de como conhecemos hoje”.

--

--