Biologia: A principal formadora da sociedade

Lívia Lima
4 min readApr 20, 2018

--

A Biologia influencia diretamente a vida pessoal e a social dos indivíduos, pois está presente em grande parte das ações do ser humano. É uma ciência de grande importância, e o entendimento de suas divisões torna-se cada vez mais necessário. Logo, através destes conhecimentos pode-se intervir em questões ambientais, sociais, históricas e biológicas conectadas com a saúde do corpo e da mente.

Esse entendimento é feito a partir do Método Científico, processo que se tem base para alcançar respostas e aplicar os conhecimentos obtidos usando a observação, investigação, problematização e hipótese, resultando em formas de melhorar as condições de vida do homem e do local onde habita.Transformando- se em um aparato imprescindível às descobertas que envolvem a ciência, que consiste na busca dos “como” e “porquês” do que se estuda. Estes são testados por meio de observações e experimentos.

A Biologia interfere claramente nas decisões, mesmo que não se perceba de imediato. Quando um indivíduo começa a fazer uma dieta equilibrada para diminuir os riscos de uma doença que impossibilite o corpo de exercer suas funções ou até mesmo ajudar o metabolismo a trabalhar mais rápido para perder uns “quilinhos”, é um exemplo claro da influência da Biologia, já que através dela que se entende o corpo e como ele “trabalha”.

Desde sentimentos, ações e até pensamentos, a Biologia tenta explicar com termos como por exemplo: hormônios da felicidade, reflexo, movimento voluntário ou involuntário. Seguindo essa linha de raciocínio, Biologia é tudo e todos.

Sem contar com a importância da educação na vida das pessoas, pois quanto maior seu conhecimento, maior sua capacidade de se relacionar com o mundo. Já que a sociedade atual é influenciada pela ciência e pela tecnologia, os conhecimentos científicos se tornam indispensáveis para que essa relação aconteça. Hoje, o campo da Biologia tem destaque entre as ciências de ponta e marca profundamente os avanços científicos desde o século XVI. Neste sentido, o Ensino de Biologia tem relevância inconteste para a vida de todo cidadão e as escolas têm a missão de levar esse conhecimento a todos.

Assim, pesquisadores como Krasilchik entendem que:

“O ensino de biologia tem, entre outras funções, a de contribuir para que: Cada indivíduo seja capaz de compreender e aprofundar explicações atualizadas de processos e de conceitos biológicos, a importâncias da ciência e da tecnologia na vida moderna, enfim o interesse pelo mundo dos seres vivos. Esses conhecimentos devem contribuir, também, para que o cidadão seja capaz de usar o que aprendeu ao tomar decisões de interesse individual e coletivo, no contexto de um quadro ético de responsabilidade e respeito que leva em conta o papel do homem na biosfera”.(KRASILCHIK, 2004)

A função da Biologia nas escolas é contribuir no habitual para ampliar o entendimento que o indivíduo tem da sua própria organização biológica, do lugar que ocupa na natureza e na sociedade, e na possibilidade de interferir na dinamicidade dos mesmos, através de uma ação mais coletiva, visando a melhoria da qualidade de vida.

O Ensino da Biologia, e, consequentemente o Ensino de Ciências, pode contribuir para a construção de um planeta sustentável e uma sociedade mais estruturada. Ou seja, o ato de educar implica uma visão de mundo e por consequência a maneira de atuar nele, assim como de interferir no modo como as pessoas interagem e se relacionam com ele. Assim, a escola deve e pode ser o lugar onde, de maneira mais sistemática e orientada, aprendamos a ler o mundo e a interagir com ele.

Conforme Caniato, um renomado astrônomo, físico e estudioso, o mundo tem o tamanho de nossa capacidade de entendê-lo. Daí a importância do Ensino da Biologia no cotidiano da escola, pois deve ser trabalhado como produção de conhecimento. “A qualidade do Mundo, isto é, a qualidade de nossa vida sobre a Terra será dada pelo Modo e Uso na conquista do conhecimento” (CANIATO, 1989, p. 66). Nos países em desenvolvimento, a Biologia tem um papel importante a cumprir, uma vez que há tudo por fazer, desde ações educativas básicas na saúde, passando por questões ambientais, até as tecnologias de ponta vivenciadas no campo da genética e da biotecnologia que caracterizam os dias atuais.

Portanto o Ensino de Ciências de Biologia tem um papel fundamental na formação do indivíduo crítico, pois transmite a ele informação que o qualifica a participar dos debates atuais, como também o prepara, ao ponto que ele possa relacionar os conteúdos apreendidos com seu cotidiano. Diante do exposto, o Ensino da Biologia deve ser visto numa perspectiva da educação transformadora, ou seja, um caminho que leva a formação para a cidadania trabalhar com situações pertencentes ao cotidiano, onde os professores de Biologia devem buscar, em alguns momentos de suas aulas, trabalharem o cotidiano apresentado com diferentes maneiras de abordá-lo.

A biologia relacionada com o corpo humano, a fauna e a flora.

Bibliografia:

http://www.faap.br/colegiosp/pdf/A%20Biologia%20e%20a%20sua%20import%C3%A2ncia.pdf

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-importancia-da-biologia/17474

http://books.scielo.org/id/htnbt/pdf/caldeira-9788579830419-06.pdf

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

CANIATO, Rodolfo. Consciência na educação. Campinas:SP: Papirus, 1989.

--

--