Carotenoides e vida saúdavel

Matheus Eduardo
BioBlog ESEM
Published in
4 min readMay 1, 2018

Escrito por: Isabella Gimenes, Matheus Eduardo, Eurico Guilherme Teles, Beatriz Silva e Otavio Henrique.

Nos dias atuais, buscamos cada vez mais alcançar uma rotina saudável e, com isso, descobrimos novas formas de melhorarmos nossa alimentação e nossa qualidade de vida. Alimentos contendo carotenoides são uma ótima aposta para quem quer cuidar da saúde de uma forma diferente e natural.

Mas, o que são os carotenoides?

Os carotenoides são compostos encontrados na natureza que são sintetizados por plantas e outros organismos fotossintetizantes, os quais possuem funções especiais como pigmentos acessórios da fotossíntese.

A fotossíntese é um processo físico-químico celular, realizado pelos seres vivos que possuem a clorofila e pigmentos acessórios. Com a luz do sol, essas substâncias são capazes de concentrar a energia luminosa e transformá-la em energia química produzindo o oxigênio e a glicose. Desse modo, é possível perceber que esse processo possui um papel importante tanto para outros seres vivos, como nós humanos, que precisamos dele para viver.

O processo fotossintético

Os pigmentos acessórios, por sua vez, são aqueles que captam a energia luminosa em faixas diferentes de luz da clorofila que absorve, especialmente, as faixas violeta e azul, esses pigmentos funcionam como “antenas”.

Há vários tipos de carotenoides, mas os principais são betacaroteno, licopeno, luteína, beta-criptoxantina e alfa-caroteno.

O betacaroteno é um pigmento antioxidante e dele pode se obter a Vitamina A responsável por cores como o laranja nas frutas e legumes, já o licopeno também é um antioxidante que é responsável pela coloração vermelha nas frutas. A luteína é um antioxidante que expressa a cor amarelo-limão em alguns vegetais e frutas, e a beta-criptoxantina, por sua vez, também é um antioxidante e sua estrutura se assemelha ao do betacaroteno. Por fim, o alfa-caroteno não é tão encontrado como os outros carotenoides, mas está presente em alimentos com coloração laranja, amarelo escuro e verde.

Legumes e vegetais com carotenoides

A importância dos carotenoides, no entanto, não está só no processo fotossintético. Eles são fundamentais para nossa saúde.

No corpo humano, esses compostos atuam como antioxidantes, tendo fortes propriedades de combate ao câncer, de acordo com o Comitê Internacional de Medicina Responsável. Alguns carotenoides são convertidos pelo organismo em vitamina A, que é essencial para o desenvolvimento da visão e do crescimento. Eles também são benéficos para o sistema imunológico e funcionam como anti-inflamatórios, seu consumo está associado ao risco reduzido de várias doenças crônicas de saúde, incluindo algumas formas de câncer, doenças cardíacas e degeneração ocular.

Um estudo feito na Colorado State University comprovou a eficiência dos carotenoides na dieta comparando um grupo com média de consumo 3,6 porções contra 12,1 porções de frutas, legumes e verduras. Dietas ricas em frutas, legumes e verduras tem ação antioxidante enquanto o grupo que não faz essa dieta não possui quase nenhum antioxidante.

Como podemos introduzir os carotenoides em nossa alimentação?

Por meio de frutas e vegetais que possuem cores vibrantes como laranja, amarelo, vermelho e também em alguns com cores escuras como brócolis, espinafre, couve entre muitos outros. Há como exemplo o extrato da polpa do caqui, que contém diversos benefícios para o ser humano. Ao acrescentar na sua lista de alimentos saudáveis do dia a dia esse extrato, você pode melhorar sua vida adicionando ao seu organismo mais vitamina C, que também contém propriedades antioxidantes, protege contra doenças cardiovasculares, regula o metabolismo, combate contra os efeitos do stress entre outras.

Frutas com carotenoides

Podemos então, chegar à conclusão de que os carotenoides são um dos elementos fundamentais para uma vida saudável. Com eles o ser humano pode apurar seu organismo, se adaptar a um estilo de vida com mais qualidade, prevenindo assim uma série de doenças. Com todas essas informações, você vai deixar o carotenoide fora da sua vida?

Bibliografia

http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/1115/n/caqui%2C_um_aliado_da_saude/Post_page/44

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/consumo_de_alfa-caroteno_esta_ligado_a_uma_vida_mais_longa.html

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20002/10828

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732007000500009

--

--